Jump to content
  • 0

BRCO11 - 10% a.a para os gestores? É isso mesmo?


Tatiana Siqueira Lemos

Pergunta

Pessoal,

 

comecei a estudar os FII da minha carteira (com atraso de anos - que vergonha!) e não sei se fiz a análise correta do BRCO11. No Regulamento deles fala que a taxa de Administração é de 1%a.a, tem previsão de taxa de performance com uma fórmula super maluca que não consegui decifrar em quantos % isso ia girar, mas vendo o relatório de Dezembro de 2022, achei uma Taxa de Gestão (além da Administração e Performance), que pagou mais de 10% da receita bruta para os Gestores. Não sei se minha analise está correta, ou se entendi alguma coisa errada na aula, mas acho que o Raul disse que a média é de 0.25 a 2.5% ao ano, como Taxa de Administração - nem tem nada dessa taxa de Gestão no site do Fundexplorer ou no FII.com.br...

Não estou querendo ser injusta com o Fundo, então alguém sabe me dizer se fiz a análise correta?

 

image.png.fb943755a1cd1c359d939caa23fd6d31.png

 

Em 2021, pior ainda,  foi pago 15% de Taxa de Gestão sobre o total da receita...

 

image.png.529cb9c30dec0c1131b5da7c7c13a3e7.png

Posso concluir que esse fundo é uma roubada?

Link para compartilhar
Share on other sites

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Pessoal,

 

comecei a estudar os FII da minha carteira (com atraso de anos - que vergonha!) e não sei se fiz a análise correta do BRCO11. No Regulamento deles fala que a taxa de Administração é de 1%a.a, tem previsão de taxa de performance com uma fórmula super maluca que não consegui decifrar em quantos % isso ia girar, mas vendo o relatório de Dezembro de 2022, achei uma Taxa de Gestão (além da Administração e Performance), que pagou mais de 10% da receita bruta para os Gestores. Não sei se minha analise está correta, ou se entendi alguma coisa errada na aula, mas acho que o Raul disse que a média é de 0.25 a 2.5% ao ano, como Taxa de Administração - nem tem nada dessa taxa de Gestão no site do Fundexplorer ou no FII.com.br...

Não estou querendo ser injusta com o Fundo, então alguém sabe me dizer se fiz a análise correta?

 

image.png.fb943755a1cd1c359d939caa23fd6d31.png

 

Em 2021, pior ainda,  foi pago 15% de Taxa de Gestão sobre o total da receita...

 

image.png.529cb9c30dec0c1131b5da7c7c13a3e7.png

Posso concluir que esse fundo é uma roubada?

@Tatiana Siqueira Lemos no DRE acima a taxa de gestão está calculada sobre a receita, por isso está dando o percentual elevado. O cálculo do valor em Reais é feito com 1% sobre o valor de mercado do fundo.

Com relação a taxa de performance não achei a fórmula maluca. O que achei é que ela é de 20% do que exceder ao benchmark, sendo pago semestralmente. O benchmark é de 6%aa.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/02/2023 at 20:46, Flavio Prado disse:

@Tatiana Siqueira Lemos no DRE acima a taxa de gestão está calculada sobre a receita, por isso está dando o percentual elevado. O cálculo do valor em Reais é feito com 1% sobre o valor de mercado do fundo.

Com relação a taxa de performance não achei a fórmula maluca. O que achei é que ela é de 20% do que exceder ao benchmark, sendo pago semestralmente. O benchmark é de 6%aa.

Espero ter ajudado.

Valeu @Flavio Prado! Agora entendi a performance... então esse Fundo nem é ruim...rss...

A fórmula maluca está no regulamento do Fundo, é

(∑ {[(𝐷𝑖𝑠𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖çã𝑜 𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎𝑚) − (𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝐴𝑡𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠(𝑚−1) × 𝐵𝑒𝑛𝑐ℎ𝑚𝑎𝑟𝑘 ÷ 12)] × 20%} + 𝑇𝑃𝑁(𝑠−1))

Mas se no fim dá 6% do que exceder o Benchmark, então está tudo certo : )

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Valeu @Flavio Prado! Agora entendi a performance... então esse Fundo nem é ruim...rss...

A fórmula maluca está no regulamento do Fundo, é

(∑ {[(𝐷𝑖𝑠𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖çã𝑜 𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎𝑚) − (𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝐴𝑡𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠(𝑚−1) × 𝐵𝑒𝑛𝑐ℎ𝑚𝑎𝑟𝑘 ÷ 12)] × 20%} + 𝑇𝑃𝑁(𝑠−1))

 

Mas se no fim dá 6% do que exceder o Benchmark, então está tudo certo : )

@Tatiana Siqueira Lemos que bela fórmula rsrsrsrsrs

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/02/2023 at 08:52, Marcelo Ribeiro disse:

Queria trazer uma pimenta para essa questão de olhar somente para as taxas…

Se um fii entrega 18% a.a. Já descontado uma taxa de 2+20% etc etc

e outro entrega 7% a.a. Com taxa de 0,5%
 

Sera que devemos mesmo ignorar o bom trabalho do primeiro fii ? E escolher o segundo ?

Eu particularmente acho que não.

Em caso de fundos que cobram taxas mais elevadas que outros do mesmo segmento, eu costumo analisar se o resultado desse FII compensa as taxas mais elevadas, comparando o resultado histórico entre eles.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Comecei a analisar esse fundo há alguns dias, e também me deparei com a taxa de performance que gerou dúvidas:

"20% da distribuição bruta que exceder 6,00% sobre o valor das emissões atualizados por IPCA".

Essa taxa de performance é aceitável?

Sempre fico na dúvida sobre o que é uma taxa de performance aceitável. Essa frase buga um pouco o meu cérebro, se alguém puder me ajudar a destrinchá-la, agradeço. (Não entendi se ela continua a mesma de quando foi aberto esse tópico, como falei, a interpretação dessa frase me confunde demais).

 

@Flavio Prado se puder ajudar

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia. REferente as taxas:

Artigo 10.2. A remuneração do Administrador corresponderá a um percentual correspondente a 0,03% (três centésimos por cento) ao ano incidente sobre o montante do Patrimônio Líquido até R$1.000.000.000,00 (um bilhão de reais) e 0,018% (dezoito milésimos por cento) ao ano incidente sobre o montante do Patrimônio Líquido que exceder R$1.000.000.000,00 (um bilhão de reais).

Artigo 10.4.1. Pelos serviços prestados ao FII Bresco Logística, o Gestor deverá receber uma remuneração mensal equivalente a 1,0% (um por cento) ao ano, deduzida da Taxa de Administração, sobre (i) o valor de mercado, caso as Cotas do FII Bresco Logística integrem o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), conforme definido na regulamentação aplicável aos fundos de investimento imobiliário, ou (ii) sobre o valor do Patrimônio Líquido do FII Bresco Logística, caso não aplicável o critério previsto no item “i” deste Artigo; considerando-se, para tanto, em qualquer dos casos acima, um ano de 252 (duzentos e cinquenta e dois) Dias Úteis, devendo ser convertida em uma taxa mensal à razão de 1/12 (um doze avos), sendo as prestações devidas apuradas com base no Patrimônio Líquido ou valor de mercado do FII Bresco Logística do penúltimo Dia Útil e pagas no último Dia Útil do mês a que se refere a prestação dos serviços.

Em relação a taxa de performance tbem não entendi. Vou acompanhar o topico

A Taxa de Performance será apurada semestralmente e será paga ao Gestor, desde que ela seja superior a zero (TP>0), até o último dia útil do mês de encerramento do semestre, nos meses de junho e de dezembro, bem como por ocasião da liquidação do FII Bresco Logística, conforme fórmula abaixo:

𝑇𝑎𝑥𝑎 𝑑𝑒 𝑃𝑒𝑟𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠 = ∑{[(𝐷𝑖𝑠𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖çã𝑜 𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎𝑚) − (𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝐴𝑡𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠(𝑚−1) × 𝐵𝑒𝑛𝑐ℎ𝑚𝑎𝑟𝑘 ÷ 12)] × 20%} 6 𝑚=1 + 𝑇𝑃𝑁(𝑠−1)

m: mês de competência da apuração, sendo 1 o primeiro mês do semestre e 6 o último mês do semestre.

Distribuição Bruta m: distribuição bruta calculada no período de competência da apuração antes da dedução da Taxa de Performance.

Valor Atualizado das Emissões (m-1): soma do valor das emissões realizadas pelo fundo até o início do mês de competência da apuração, adicionando-se ao valor da Terceira Emissão o valor total das cotas existentes antes desta emissão com base em sua precificação, atualizados pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, desde a data de cada emissão até o início do mês de apuração.

Benchmark: 6,0%.

TPN (s-1): eventual saldo negativo da Taxa de Performance apurada no semestre anterior

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

𝑇𝑎𝑥𝑎 𝑑𝑒 𝑃𝑒𝑟𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠 = ∑{[(𝐷𝑖𝑠𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖çã𝑜 𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎𝑚) − (𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝐴𝑡𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠(𝑚−1) × 𝐵𝑒𝑛𝑐ℎ𝑚𝑎𝑟𝑘 ÷ 12)] × 20%} 6 𝑚=1 + 𝑇𝑃𝑁(𝑠−1)

kkkkkkk vou acompanhar também.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/06/2023 at 23:13, Dimitri Dittrich disse:

Comecei a analisar esse fundo há alguns dias, e também me deparei com a taxa de performance que gerou dúvidas:

"20% da distribuição bruta que exceder 6,00% sobre o valor das emissões atualizados por IPCA".

Essa taxa de performance é aceitável?

Sempre fico na dúvida sobre o que é uma taxa de performance aceitável. Essa frase buga um pouco o meu cérebro, se alguém puder me ajudar a destrinchá-la, agradeço. (Não entendi se ela continua a mesma de quando foi aberto esse tópico, como falei, a interpretação dessa frase me confunde demais).

 

@Flavio Prado se puder ajudar

 

 

@Matheus Malheiros Pinto me ajuda nessa dúvida pls? :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde! alguém chegou a conclusão se o BRCO11, esta com a taxa de administração e perfomance alta?  Eu já tinha ele na carteira antes de começar o curso. Está valorizado pra mim. Mas to pensando em me desfazer. Só que stas formulas estão dificeis de calcular.  Meus criterios de eliminação incluem taxa de administração e perfomance altas. Alguém desvenda este mistério?

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

Boa tarde! alguém chegou a conclusão se o BRCO11, esta com a taxa de administração e perfomance alta?  Eu já tinha ele na carteira antes de começar o curso. Está valorizado pra mim. Mas to pensando em me desfazer. Só que stas formulas estão dificeis de calcular.  Meus criterios de eliminação incluem taxa de administração e perfomance altas. Alguém desvenda este mistério?

@Francelio Bezerra Severino pelo que vi nos posts o FII não tem 10%aa de taxa de gestão é de 1%aa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

Boa tarde! alguém chegou a conclusão se o BRCO11, esta com a taxa de administração e perfomance alta?  Eu já tinha ele na carteira antes de começar o cvrso. Está valorizado pra mim. Mas to pensando em me desfazer. Só que stas formulas estão dificeis de calcular.  Meus criterios de eliminação incluem taxa de administração e perfomance altas. Alguém desvenda este mistério?

Mesmo com a "fórmula difícil", ele não pagou performance em 2021 e 2022 (nas tabelas mostradas) o que significa que não bateu os 6%.

Editado por Ricardo
  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...