Jump to content
  • 0

Aula 12 Modulo 3


Leonardo Da Silva Gazolla

Pergunta

Boa noite. 

Assisti a aula e fiquei com dúvida no exemplo utilizado pelo Raul. Por que a plataforma considera e apresenta taxa de rendimento de 18.64%, sendo que tem como base CDI+2% (13,65%)?

Entendi que 18.64% seria a taxa que um CDB deveria pagar para ser maior que o CRI em questão, pois (18,64% - 22,50% IR = 13,65%).  Porém não faz sentido para mim, pois o valor da cota é R$1.022,00 e o valor final do investimento é R$1.244,72, totalizando um rendimento de 18.64%, sendo que na descrição do produto dizia que ele era um CDI+2 (13,65%). 

Minha dúvida é, qual das duas taxas eu devo considerar ao usar a plataforma. Devo observar o que diz nas primeiras colunas, ou apenas o valor anual, da última coluna? 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Leonardo Da Silva Gazolla disse:

Boa noite. 

Assisti a aula e fiquei com dúvida no exemplo utilizado pelo Raul. Por que a plataforma considera e apresenta taxa de rendimento de 18.64%, sendo que tem como base CDI+2% (13,65%)?

Entendi que 18.64% seria a taxa que um CDB deveria pagar para ser maior que o CRI em questão, pois (18,64% - 22,50% IR = 13,65%).  Porém não faz sentido para mim, pois o valor da cota é R$1.022,00 e o valor final do investimento é R$1.244,72, totalizando um rendimento de 18.64%, sendo que na descrição do produto dizia que ele era um CDI+2 (13,65%). 

Minha dúvida é, qual das duas taxas eu devo considerar ao usar a plataforma. Devo observar o que diz nas primeiras colunas, ou apenas o valor anual, da última coluna? 

Esta um pouco confusa a pergunta, vou lá ver a aula por curiosidade... mas você fala de plataforma junto, é na aula também ? ou olhando na Isa no caso ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou tentar simplificar.

Esqueçamos nomes dos investimentos

 

Imagine dois investimentos, um investimento X q rende 9% e não paga imposto e outro Y que rende 10% mas paga imposto.

 

Como poderia comparar eles?

 

Se comparar apenas o rendimento, pareceria q o Y rende mais que o X

 

Teria q descontar o imposto de Y,  suponhamos o imposto de 20%, Y rende 8% após impostos.

 

Também posso "aumentar esse imposto" ao rendimento de X, o que daria 11.25 de rendimentos. O que equivale a dizer que renderia 11.25 se co.oarada com outra que paga imposto.

 

A comparação agora fica assim;

- X rende 11,25%

- Y rende 10,00%

 

Isso é só para fines de poder comparar duas categorias de investimentos, não muda nada o rendimento de cada um nem os impostos que paga ou não cada um deles

Espero ter ajudado 😃

Tá certo excelentíssimo @Raul Sena?

* No celular fica mais difícil formatar para organizar as informações, amanhã vou editar no Pc para ficar melhor 

 

 

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leonardo Da Silva Gazolla disse:

Boa noite. 

Assisti a aula e fiquei com dúvida no exemplo utilizado pelo Raul. Por que a plataforma considera e apresenta taxa de rendimento de 18.64%, sendo que tem como base CDI+2% (13,65%)?

Entendi que 18.64% seria a taxa que um CDB deveria pagar para ser maior que o CRI em questão, pois (18,64% - 22,50% IR = 13,65%).  Porém não faz sentido para mim, pois o valor da cota é R$1.022,00 e o valor final do investimento é R$1.244,72, totalizando um rendimento de 18.64%, sendo que na descrição do produto dizia que ele era um CDI+2 (13,65%). 

Minha dúvida é, qual das duas taxas eu devo considerar ao usar a plataforma. Devo observar o que diz nas primeiras colunas, ou apenas o valor anual, da última coluna? 

Leonardo, eu acho que o problema é que o calculo de pos-fixados não é tão simples, inclusive quando se tem pagamentos mensais ou semestrais etc... 

Então a forma que você chegou nestes 18,64% de rendimento possivelmente pode estar errada

Olha o que tem na legenda da ISA (aqueles números 2 e 5)

image.png.390caf938ae6186df1d5c4dee0787048.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Leonardo Da Silva Gazolla disse:

Boa noite. 

Assisti a aula e fiquei com dúvida no exemplo utilizado pelo Raul. Por que a plataforma considera e apresenta taxa de rendimento de 18.64%, sendo que tem como base CDI+2% (13,65%)?

Entendi que 18.64% seria a taxa que um CDB deveria pagar para ser maior que o CRI em questão, pois (18,64% - 22,50% IR = 13,65%).  Porém não faz sentido para mim, pois o valor da cota é R$1.022,00 e o valor final do investimento é R$1.244,72, totalizando um rendimento de 18.64%, sendo que na descrição do produto dizia que ele era um CDI+2 (13,65%). 

Minha dúvida é, qual das duas taxas eu devo considerar ao usar a plataforma. Devo observar o que diz nas primeiras colunas, ou apenas o valor anual, da última coluna? 

@Leonardo Da Silva Gazolla na iSaEx temos a coluna com a rentabilidade estimada anualizada considerando que qualquer tipo de título tenha a respectiva incidência do IR, ou seja, é uma maneira rápida de podermos comparar a rentabilidade entre títulos diferentes, com um CDB (que tem IR) com uma LCI (que não tem IR).

Além disso, como disse o @Marcelo Ribeiro, quando falamos de títulos pós-fixados, as Corretoras calculam a rentabilidade usando as expectativas futuras do índice, portanto vale lembrar que no vencimento não teremos exatamente a rentabilidade apresentada no dia da compra, pois o índice não será exatamente a expectativa que o Mercado tinha, será maior ou menor.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...