Jump to content
  • 0

Aporofobia: você sabe o que é?


Agnaldo Araujo De Sousa

Pergunta

Aporofobia: aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres. 

Tava vendo o @Raul Sena falando de aporofobia nos stories e confesso que nunca tinha ouvido falar desse termo. 

Após a explicação dele e refletindo sobre minha vida, percebi que também já foi acometido de aporofobia. 

Para citar um exemplo, quando era adolescente, minha mãe me colocava para carregar ela de bicicleta. Odiava, tinha vergonha da minha situação. Não queria, mas ia. 

Ela faleceu há 6 anos e vejo que era pura besteira minha.

Editado por Agnaldo Araujo De Sousa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Aporofobia: aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres. 

Tava vendo o @Raul Sena falando de aporofobia nos stories e confesso que nunca tinha ouvido falar desse termo. 

Após a explicação dele e refletindo sobre minha vida, percebi que também já foi acometido de aporofobia. 

Para citar um exemplo, quando era adolescente, minha mãe me colocava para carregar ela de bicicleta. Odiava, tinha vergonha da minha situação. Não queria, mas ia. 

Ela faleceu há 6 anos e vejo que era pura besteira minha.

Acho que todo mundo passa por uma fase dessas na adolescência... Como diz um grande amigo meu: "A juventude e a estupidez geralmente andam de mãos dadas..."

Durante muitos anos da minha vida eu morei em um bairro periférico da cidade onde eu passei maior parte da minha infância e adolescência... Vi muita coisa nesse tempo... Não éramos ricos, mas tínhamos uma condição melhor que a maioria das pessoas do bairro (Mesmo que em alguns dias minha mãe tivesse que deixar de almoçar pra poder sobrar comida pra minha irmã e pra mim)... Eu tinha vergonha de ser pobre (ainda não sou rico), mas hj consigo enxergar o que não conseguia na época que é a vontade de não passar por aquelas coisas de novo, não por vergonha, mas por entender todo o sacrifício que minha mãe fez pra que a gente tivesse o que comer e para nos dar condições de não viver aquela situação para sempre...

A pobreza ensina bastante coisa... infelizmente nem todos tem a mãe que eu tive pra dar condições de sair dela...

Meus sentimentos a você pelo falecimento da sua mãe... 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Victor De Lima Galvão disse:

Acho que todo mundo passa por uma fase dessas na adolescência... Como diz um grande amigo meu: "A juventude e a estupidez geralmente andam de mãos dadas..."

Durante muitos anos da minha vida eu morei em um bairro periférico da cidade onde eu passei maior parte da minha infância e adolescência... Vi muita coisa nesse tempo... Não éramos ricos, mas tínhamos uma condição melhor que a maioria das pessoas do bairro (Mesmo que em alguns dias minha mãe tivesse que deixar de almoçar pra poder sobrar comida pra minha irmã e pra mim)... Eu tinha vergonha de ser pobre (ainda não sou rico), mas hj consigo enxergar o que não conseguia na época que é a vontade de não passar por aquelas coisas de novo, não por vergonha, mas por entender todo o sacrifício que minha mãe fez pra que a gente tivesse o que comer e para nos dar condições de não viver aquela situação para sempre...

A pobreza ensina bastante coisa... infelizmente nem todos tem a mãe que eu tive pra dar condições de sair dela...

Meus sentimentos a você pelo falecimento da sua mãe... 

Obrigado @Victor De Lima Galvão. A vida é assim: um eterno aprendizado. 

Outro detalhe importante para quem veio 'de baixo' é que, quando a situação financeira melhorar, a pessoa não deve esquecer de onde saiu, das dificuldades que enfrentou e de quem ajudou no processo. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Barbara disse:

EU ODEIO POBRE!

Como posso odiar algo que eu sou?

Simples, eu tomo atitudes idiotas relacionadas a dinheiro e fico puto comigo mesmo kkkkkkkkkk

Como diria o Caco: "tenho horror a pobre"; e estou ciente de que sou um deles, apesar de saber que tenho uma vida muito boa em relação a grande parte da população, então lembro disso e agradeço.

Reli o que escrevi acima e acho que tenho dislexia. 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Barbara disse:

ADOOOOOOROOOOOOO! EU ODEIO POBRE! 😂

Olha, sempre tive vergonha da minha condição. Sempre estudei com bolsa, até a facul e o cvrsinho pra concvrso. A gente só podia comer ovo. Meu tênis custava $20. E minha mãe sempre falou q nós éramos privilegiados pq pelo menos tínhamos o q comer e um teto sobre a cabeça!

Hoje posso ter uma vida melhor e advinha? Continuo em SG e comendo quentinha de pedreiro todo dia. A gente equilibra né? Um dia toma espumante e viaja pelo mundo, outro dia tem vista pra comunidade e come ovo (pelo menos é o gourmet). Hoje por incrível q pareça tô feliz com a minha vida. O q mais me irrita são as pessoas pobres de espírito e sem ambição. Aquelas q são infelizes com a vida e não fazem nada pra mudar, só reclamam.

Conviver com gente que reclama muito realmente é terrível @Barbara. Tenho tentado reclamar menos, aceitei o desafio, mas não consegui ficar uma semana sem reclamar (daqui aculá sai uma reclamadazinha). 

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu nunca tive ódio, aversão a pobre, eu não gosto dizer que sou ou fui pobre (isso é uma coisa de mindset, bem fresca mas funciona) mas, eu nunca fui muito provido de dinheiro, meu pai foi toda a vida concursado, porém com o salário mais básico do executivo passou a ganhar bem depois de aposentado (em meados de 2009), portanto minha infância foi simples mas nunca me faltou nada, sempre tivemos comida na mesa (não eram picanha e cervejinha) mas também não era SÓ arroz e feijão. Minha mãe, empregada doméstica era capaz de gastar cada centavo que ganhava comigo, me dando livros e cvrsos que eu queria fazer. Portanto, meus pais sempre me deram as melhores condições. Estudei em escolas públicas e faculdade eu fiz privada com bolsa. Hoje sou formado em Direito e sou concursado, estudo ainda para ganhar mais, mas já consigo viver sozinho com o que eu ganho e ainda investir. Então, até o momento eu tenho vencido na vida. Agora é tentar vencer um pouco mais 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se for ver 99% dos que estao aqui na AUVP são pobres, ou pobre pobre, ou pobre medio ou pobre premium... eu levo isso na zoeira mesmo, vim pra Bauru em 2008 (com 30 anos) com a mão na frente e outra atrás,e um carro financiado que usei pra trabalhar.... mas nunca me faltou nada, e isso me faz sentido rico (pobre premium)... aprendendo a investir e se manter pobre premium estamos no lucro

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

Se for ver 99% dos que estao aqui na AUVP são pobres, ou pobre pobre, ou pobre medio ou pobre premium... eu levo isso na zoeira mesmo, vim pra Bauru em 2008 (com 30 anos) com a mão na frente e outra atrás,e um carro financiado que usei pra trabalhar.... mas nunca me faltou nada, e isso me faz sentido rico (pobre premium)... aprendendo a investir e se manter pobre premium estamos no lucro

Acho que eu era pobre medio, hoje me considero um pobre medio virando um pobre premium, em busca de ser um pobre com independência financeira

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acho que eu era pobre medio, hoje me considero um pobre medio virando um pobre premium, em busca de ser um pobre com independência financeira

Independência financeira?

Se vc quis dizer que a renda dos seus investimentos te possibilitariam parar de trabalhar e manter o seu padrão de vida, eu já considero rico.

É essa minha meta quando eu digo que desejo trabalhar exclusivamente por esporte. E olha que sei que não vou trabalhar pouco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Rai Nunes disse:

Independência financeira?

Se vc quis dizer que a renda dos seus investimentos te possibilitariam parar de trabalhar e manter o seu padrão de vida, eu já considero rico.

É essa minha meta quando eu digo que desejo trabalhar exclusivamente por esporte. E olha que sei que não vou trabalhar pouco.

Para eu considerar rico, eu tenho que falar assim: Onde vou passar o final de semana? Acho que em Nova York, ai compro passagem de executiva e fico uns 5 dias nos EUA e volto para o BR kkkkkk

Até lá vou ser um pobre que trabalha por opção, não obrigação, que inclusive esse é o meu objetivo mais distante, hoje estou buscando 100 reais de dividendos por dia, e acho que não vai vir esse ano ainda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Até lá vou ser um pobre que trabalha por opção, não obrigação, que inclusive esse é o meu objetivo mais distante, hoje estou buscando 100 reais de dividendos por dia, e acho que não vai vir esse ano ainda.

100zão por dia dá uma boa grana. Deve dar uma satisfação muito boa. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

100zão por dia dá uma boa grana. Deve dar uma satisfação muito boa. 

Ano passado faltou menos de 10 reias para bater a meta. Esse 5 primeiros meses esta faltando uns 15 reais, no resto dos 7 meses pode até ser que venha os 100 reais por dia, mas não sei se ainda vem um extra para compensar o que faltou no começo do ano. O que eu fico feliz, é que nos 5 primeiros meses de 2023 recebi mais dividendos do que os 5 primeiros meses de 2022.

Editado por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Ano passado voltou menos de 10 reias para bater a meta. Esse 5 primeiros meses esta faltando uns 15 reais, no resto dos 7 meses pode até ser que venha os 100 reais por dia, mas não sei se ainda vem um extra para compensar o que faltou no começo do ano. O que eu fico feliz, é que nos 5 primeiros meses de 2023 recebi mais dividendos do que os 5 primeiros meses de 2022.

Está perto, então @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa. Só questão de tempo até você chegar lá. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...