Jump to content
  • 0

Bloqueio em FIIs, Cryptos e Exterior


Rodolfo Camara Rodrigues

Pergunta

Caros colegas, tenho grande dificuldade em investir nestes. Nao consigo vislumbrar. np mercado financeiro, nada mais rentável a longo prazo do que boas acoes ... sou novato no curso e sei que estes temas sao largamente abordados aqui. Receio sair do curso sem ter me convencido da diversificação nestes. 

90% em acoes

10% em renda fixa

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Rodolfo Camara Rodrigues disse:

Caros colegas, tenho grande dificuldade em investir nestes. Nao consigo vislumbrar. np mercado financeiro, nada mais rentável a longo prazo do que boas acoes ... sou novato no curso e sei que estes temas sao largamente abordados aqui. Receio sair do curso sem ter me convencido da diversificação nestes. 

90% em acoes

10% em renda fixa

Boa noite, Rodolfo!

Não acha perigoso estar com todo o seu patrimônio em apenas uma classe de ativos? Qualquer regulamentação desforável às ações vai te afetar diretamente - o iminente imposto sobre dividendos é uma delas. Ou pior ainda, ter todo o seu patrimônio em um país cujo histórico é no mínimo questionável. Mesmo com o "sucesso" do plano real, já perdemos quase 90% do poder de compra da nossa moeda desde sua criação em 94 com o dólar quintuplicando de valor nesse mesmo período.DOLAR.png.e3bb29ff42cc1afa6d99c69e66c0ab98.png

As maiores empresas do mundo ficam no exterior e investir em moeda forte é segurança para o seu patrimônio. Mesmo o Dólar ainda não passa de uma moeda fiduciária, e já tivemos várias no mundo que foram consideradas a moeda Global, como o Florim Neerlandês que perdeu lugar para a Libra Esterlina, que por sua vez perdeu para o Dólar. Nenhuma delas possui um lastro real, todas controladas pelo governo e inflacionárias. Aí aparece o Bitcoin e demais criptos como alternativa, descentralizadas e deflacionárias, o gráfico fala por si mesmo.

BTC.png.9ce81d6a8e9321064224ce18789dc396.png

Bitcoin é como um ouro virtual: ninguém o controla e sua oferta é limitada. Você ainda pode sentir falta de ter um lastro físico, e entram os FIIs para fechar essa carteira. Investir em imóveis sempre foi muito rentável, mas pode ser mais ainda se os imóveis forem competitivos com uma boa gestão fazendo todo o trabalho complicado. Você só recebe os proventos para gerar renda mensal, faz todo sentido em uma carteira visando sua aposentadoria.

Apesar do potencial de multiplicar seu capital em ações, é muito perigoso concentrar todos os seus investimentos nesses ativos - Inclusive, a maioria das empresas sequer chega no longo prazo - se você pretende fazer isso, ou é um gênio do mercado, um ponto fora da curva, ou ainda não entendeu o quão importante é evitar a ruína. Não é apenas sobre rentabilidade, mas precisa considerar os riscos que corre. Pode não acontecer nada, mas se acontecer (e provavelmente vai, é só uma questão de tempo até a bolsa desabar novamente, imagine ver seu patrimônio derreter 50% ou mais em questão de meses) será um grande problema. Como já dizia o velhinho Buffett: "Somente quando a maré abaixa que você descobre quem estava nadando pelado."

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ola meu amigo, excelente posicionamento, busco entender melhor como investir diversificando os ativos geradores de renda.

Compreendo perfeitamente alguns ° riscos° nas acoe. Porem tenho ao meu ver que as empresas movem um Pais, e sao os primeiros agentes a se adaptarem as mudanças e intransigências dos governantes, portanto a conclusão é que: sempre o valor de mercado das empresas devem se corrigir com o tempo. Investindo em empresas solidas de sectores necessários. A exemplo da Argentina, se observar as empresas se ajustaram e se corrigiram mesmo passando por uma grande crise, quem investiu nas empresas solidas naquele mercado, teve seu património protegido e corrigido.

Quanto a tributação dos dividendos, se caso acontecer, novamente as empresas irao se ajustar, por inúmeros motivos que poderíamos discorrer em uma outra oportunidade. Fato que mesmo tributando vejo a longo prazo um investimento mais solido em acoes. Apesar de nao acreditar nesta tributação, haja vista quem decide e quem recebe estes dividendos.

Investimentos no exterior , o pequeno conhecimento que tenho me diz que, apesar da desvalorização continua de nossa moeda em relação ao dólar, vejo certa dificuldade de rentabilidade a longo prazo pelos seguintes motivos:

A tributação dos ganhos no exterior, caso eu venha a falecer é cerca de 40% , para que minha família possa repatriar o investimento, a nao ser que eu abra uma "OffShort", o que precisa de alto investimento.

Outros tributos, como a dos DY já sao muito mais altas que no Brasil.

Nao tenho intencao em me mudar do Brasil, ao menos por enquanto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde. Seu caso eu acredito ser bem específico. É jovem, possui uma renda ativa na minha concepção significativa, um patrimônio relevante, e acima de tudo parece estar ciente da situação risco x retorno.

Se possível, na próxima live de segunda, exponha sua situação para o Raul para acrescentarmos a experiência dele no seu contexto em questão. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Rodolfo Camara Rodrigues primeiramente parabéns , você parece realmente ter estudado o que tem em sua carteira e sua visão e posicionamento tem um viés mas que se justifica … como o amigo @Adriano Luiz Odahara Umemura citou , tente entrar na live ao vivo e expor sua ideia é alinhar com as sugestões e direcionamentos que o Raul possa dar ! Isso pode enriquecer a aula demais !

lembrando apenas que é realmente um caso específico , já que a maioria precisa e deve ficar em evitar a ruína e não se arriscar apenas em uma única classe de ativos … mesmo sendo empresas (e pior que depois de fazer a AUVP eu tenho um sentimento similar em partes com o seu , ainda não me convenci totalmente de investir no exterior - não vejo um desastre tão grande aqui a ponto de eu ter q sair do país - algo que nem penso e nem quero , apesar de entender que isso se torna importante em questão de preservar investimentos e patrimônio )

e por fim entendo que este aprendizado aqui da AUVP em 8 módulos (8 semanas de live ) vai se amadurecendo por meses e anos conforme vamos buscando mais informações … então aparece segunda e solta está braba!

e parabéns cara , você é novo e vai voar baixo! 
 

@Matheus Malheiros Pinto sensacional a frase do buffet kkkkk vou anotar aqui … 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/06/2023 at 18:44, Rodolfo Camara Rodrigues disse:

Ola meu amigo, excelente posicionamento, busco entender melhor como investir diversificando os ativos geradores de renda.

Compreendo perfeitamente alguns ° riscos° nas acoe. Porem tenho ao meu ver que as empresas movem um Pais, e sao os primeiros agentes a se adaptarem as mudanças e intransigências dos governantes, portanto a conclusão é que: sempre o valor de mercado das empresas devem se corrigir com o tempo. Investindo em empresas solidas de sectores necessários. A exemplo da Argentina, se observar as empresas se ajustaram e se corrigiram mesmo passando por uma grande crise, quem investiu nas empresas solidas naquele mercado, teve seu património protegido e corrigido.

Quanto a tributação dos dividendos, se caso acontecer, novamente as empresas irao se ajustar, por inúmeros motivos que poderíamos discorrer em uma outra oportunidade. Fato que mesmo tributando vejo a longo prazo um investimento mais solido em acoes. Apesar de nao acreditar nesta tributação, haja vista quem decide e quem recebe estes dividendos.

Investimentos no exterior , o pequeno conhecimento que tenho me diz que, apesar da desvalorização continua de nossa moeda em relação ao dólar, vejo certa dificuldade de rentabilidade a longo prazo pelos seguintes motivos:

A tributação dos ganhos no exterior, caso eu venha a falecer é cerca de 40% , para que minha família possa repatriar o investimento, a nao ser que eu abra uma "OffShort", o que precisa de alto investimento.

Outros tributos, como a dos DY já sao muito mais altas que no Brasil.

Nao tenho intencao em me mudar do Brasil, ao menos por enquanto.

Entendo perfeitamente sua posição, eu mesmo pensava assim antes. A questão é que você precisa ser muito bom para focar apenas em ações brasileiras - como disse antes, poucas chegam no longo prazo.

Abaixo seguem as maiores posições do índice Ibovespa na década de 70, nenhuma grande empresa da atual carteira.

1970 Docas OP Alpargatas OP Belgo Mineira OP Moinho Santista OP Banespa ON
Soma 23,6% 6,2 5,5 4,8 3,6 3,5

Em 85 a Paranapanema chegou a incríveis 23% do índice, um monstro de empresa, mas hoje está em recuperação judicial. Na época ninguém imaginava que esse seria seu futuro.

Em relação à possível tributação dos dividendos e extinção de JSCP, as empresas possivelmente optarão por recompras e bonificações, mas de qualquer forma será mais dinheiro para o governo e menos para nós.

O imposto sobre a herança nos EUA não vai fazer diferença para você rsrs, mas se está preocupado com a questão sucessória, tenho duas considerações. A tributação não é 40%, mas sim uma tabela progressiva que chega até 40% se ultrapassada a isenção de U$60 mil para não residentes, e mesmo assim pode ser "driblada" abrindo uma conta conjunta.

tax.png.c424438428e92b7dad5882dbaf4b6beb.png

Realmente existe um imposto de 30% sobre os dividendos para não residentes, mas as distribuições são mais baixas lá por conta da menor taxa de juros, Valuation mais esticado das empresas (a média histórica do Ibovespa é um PL próximo de 12, enquanto no S&P 500 fica em torno de 18) , resultado da solidez econômica e fiscal, ou simplesmente preferem reinvestir em crescimento, como a Meta (antigo Facebook). Se esse imposto ainda te incomoda, já fiz um tópico ensinando a burlar essa tributação por meio de ETFs domiciliados na Irlanda.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...