Jump to content
  • 0

Analise DRE UNIP3


Adriano Umemura

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@Matheus Malheiros Pinto se me permite mais 2 questionamentos.

1 - Na sua explicação no post anterior, vc colocou a seguinte afirmação: EBIT (se não subtair depreciação e amortização você encontra o EBITDA, que indica a capacidade de geração de caixa da empresa). Poderia me explicar a respeito de como se avalia esta capacidade de geraçnao de caixa?

2 - Vc possui Unipar na carteira ou ja estudou a empresa? Caso sim, quais seriam os fatores a se prestar mais atenção nos balanços trimestrais?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

1) O EBITDA representa o potencial de gerar caixa por representar apenas o resultado operacional da empresa e retirar Depreciação/Amortização, pois são despesas não caixa - entram como um redutor no regime de competência mas não há nenhuma saída real de caixa da empresa.

2) De antemão destaco a dívida líquida negativa da empresa. Seu maior ponto de atenção é que trabalha como "price taker", apenas segue os preços internacionais e deve buscar maior eficiência na produção, ou seja, um menor CPV (Custo dos produtos vendidos) resultando em uma maior margem bruta.

Muito obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Alexandre Nakagawa disse:

Aproveitando o topico.

 

Oque seria RECEITAS FINANCEIRAS? nesse exemplo do post? e oque seriam as despesas? Porque existe essa diferenca grande entre controladora e o consolidado?

no consolidado é lucro/positivo mas no da controladora é prejuizo/negativo.

Boa tarde @Alexandre Nakagawa.

Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira - despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

O Resultado Financeiro Líquido da Controladora foi negativo em R$ 44,4 milhões no 1T23, 16,0% inferior ao 4T22 e 41,0% inferior ao 1T22, decorrente, principalmente, de redução nas variações cambiais.

O Resultado Financeiro Líquido Consolidado foi positivo em R$ 24,5 milhões no 1T23, inferior em 6,3% em relação ao 4T22 decorrente, principalmente, dos efeitos da aplicação do IAS 29 para economias hiperinflacionárias (Argentina) na controlada Unipar Indupa SAIC e dos ganhos e perdas cambiais com ativos e passivos financeiros, principalmente na controlada indireta Unipar Indupa do Brasil.

A Companhia entende que suas operações são lastreadas em moeda estrangeira, preponderantemente no dólar norte americano, em função de aproximadamente 85% de sua receita operacional estar referenciada à cotação dos preços no mercado internacional, assim como 34% do CPV no 1T23. Eventuais oscilações rápidas e significativas da taxa de câmbio sobre o passivo em moeda estrangeira tendem a ser compensadas, com o resultado das operações.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...