Jump to content
  • 0

Porque Ações rendem mais que FII


Felipe Resende Gomes

Pergunta

Comecei a investir a mais ou menos 10 meses e terminei o curso da UVP.

Já faz alguns meses que comprei BBAS3 e tenho a mesma quantidade investida em MXRF11. Depois do pagamento de dividendos do BBAS3 esse mês eu não consigo entender como ações realmente tem rendimento maior. Os dois tem DY proximo, mas o MXRF me paga 20 reais todo mês enquanto que o BBAS3 me paga bem mais porem só algumas vezes no ano.

Eu terminei o curso e faz todo sentido o que foi dito, mas a pratica parece um pouco diferente. A ideia de ganhar mais com ações é pela valorização da cota ou pelos dividendos? Porque pelo que me parece quantidades iguais investidas em ações e FII sempre vão render mais em FII. Então não faz sentido uma carteira de aposentadoria que aposta tudo em ações como já vi muita gente dizer. 

Eu olhei o histórico de diversas ações e FII e vi que algo muito comum foi que a cotação da ação subiu muito com o tempo e outras ações praticamente nada, mas os dividendos continuam menores se comparados a FII. Se esse é o caso não me parece fazer sentido investir em empresas que pagam bons dividendos. Eles são inferiores a FIIs no fim das contas então pelo o que eu entendi, agente investe em ações para o patrimônio crescer e depois de uns 20 ou 30 anos agente vende ações para algo mais rentável ou então recebe dividendos dela, mas sabendo que é inferior aos de FII. 

Resumindo ação seria um multiplicador de patrimônio e não algo para viver de dividendos, faz sentido?

Estou perguntando porque eu não se esse comportamento é algo periódico ou se realmente eu entendi errado. Se alguém puder expressar com exemplos como ações pagam mais dividendos que FIIs eu ficaria agradecido pois estou dificuldade em montar minha estratégia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 16/06/2023 at 16:45, Felipe Resende Gomes disse:

Comecei a investir a mais ou menos 10 meses e terminei o curso da UVP.

Já faz alguns meses que comprei BBAS3 e tenho a mesma quantidade investida em MXRF11. Depois do pagamento de dividendos do BBAS3 esse mês eu não consigo entender como ações realmente tem rendimento maior. Os dois tem DY proximo, mas o MXRF me paga 20 reais todo mês enquanto que o BBAS3 me paga bem mais porem só algumas vezes no ano.

Eu terminei o curso e faz todo sentido o que foi dito, mas a pratica parece um pouco diferente. A ideia de ganhar mais com ações é pela valorização da cota ou pelos dividendos? Porque pelo que me parece quantidades iguais investidas em ações e FII sempre vão render mais em FII. Então não faz sentido uma carteira de aposentadoria que aposta tudo em ações como já vi muita gente dizer. 

Eu olhei o histórico de diversas ações e FII e vi que algo muito comum foi que a cotação da ação subiu muito com o tempo e outras ações praticamente nada, mas os dividendos continuam menores se comparados a FII. Se esse é o caso não me parece fazer sentido investir em empresas que pagam bons dividendos. Eles são inferiores a FIIs no fim das contas então pelo o que eu entendi, agente investe em ações para o patrimônio crescer e depois de uns 20 ou 30 anos agente vende ações para algo mais rentável ou então recebe dividendos dela, mas sabendo que é inferior aos de FII. 

Resumindo ação seria um multiplicador de patrimônio e não algo para viver de dividendos, faz sentido?

Estou perguntando porque eu não se esse comportamento é algo periódico ou se realmente eu entendi errado. Se alguém puder expressar com exemplos como ações pagam mais dividendos que FIIs eu ficaria agradecido pois estou dificuldade em montar minha estratégia.

Fala Felipe, só tome cuidado com algumas conclusões que podem ter pegadinhas...

Por exemplo, o DY que vemos e é divulgado, é sempre sobre o valor da ação / cota ...

Um FII dificilmente vai valorizar acima da inflação por exemplo, ele consegue meio que acompanhar e se proteger... já uma ação ela pode se valorizar muito acima da inflação... então vamos a um exemplo com números

Imagina que um FII pagou 10% 10% 10% em 3 anos seguidos

e uma ação pagou 10% 10% 10% em 3 anos seguidos também...

POREM !

o FII corrigiu 6% ao ano... e a ação corrigiu 15% ao ano

R$ 10.000,00 no FII   -  R$ 10.000,00 em ações

R$ 1.000,00 - DY ano 1  - R$ 1.000,00 

R$ 10.600,00 (+6%)  - R$ 11.500,00 (+15%)

R$ 1.060,00 - DY ano 2 - R$ 1.150,00

R$ 11.236,00 (+6%) - R$ 13.225,00

R$ 1.123,60 - DY ano 3 - R$ 1.322,50

Alguma coisa neste sentido... em resumo, um FII dificilmente vai andar muito acima da inflação, e ações de boas empresas vão ( principalmente no logo prazo )

Em resumo, é importante ter os 2 tipos de classes na carteira ( na verdade todos outros tbm... exterior, RF etc )

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Vou dar a minha opinião sobre o assunto. A primeira justificativa para se investir em ativos diferentes, ações, fiis, renda fixa, exterior é a diversificação e controle de risco.

O segundo fator, ações vão valorizar e lucrar mais do que fiis. O Raul faz uma comparação com o mundo real. Quem são os locatários dos imóveis dos fiis? São empresas não são? Então não faz sentido o aluguel destes imóveis serem superiores ao lucro das empresas. Além do fato de que a valorização dos imóveis geralmente vai acompanhar a inflação, e como os fiis tem que distribuir 95% dos lucros eles tem pouca margem de crescimento. Já as empresas podem reinvestir o lucro e crescerem de forma bem superior aos fundos

E por fim em relação aos dividendos. Existe o DY que é calculado sobre o preço da ação. Mas para o investidor de longo prazo ele tem que se atentar ao YOC, que seria o cálculo dos dividendos baseado no quanto que ele investiu. Ou seja, uma ação pode ter um DY de 8% mas na realidade, o YOC pode ser de 20, 30, 50% dependendo de quanto tempo o investidor está aportando e do preço médio que ele conseguiu no ativo. Como a valorização das ações geralmente é maior do que dos fiis, consequentemente o YOC torna-se maior tbem.

Outro fator a ser avaliado no peso da sua carteira em relação a estes ativos é o tempo que falta para vc usufruir dos rendimentos. Ações vão precisar de mais tempo para está “possível” valorização. Para uma pessoa que está faltando pouco para se “aposentar” ela pode dar mais peso numa carteira de fiis do que de ações.

Nao sei se consegui me expressar de forma clara, mas espero ter ajudado.

TOP Adriano ! eu não tinha lido sua resposta senão nem teria colocado a minha kkkk perfeito !

A minha caiu na malha fina !

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Achei o tema deste post interessante, mas realmente quando a janela de tempo é curta , causa uma dúvida cruel a comparação entre FII e ações !

em uma das lives ao vivo o Raul mostrou uma janela de 10 anos em que o índice ifix bateu o Ibov (mesmo sabendo que são índices com seus pesos diferentes , mas são os benchmark de cada classe)

No entanto, fica claro  que empresas com seus produtos e ou serviços , e ganham uma receita e tem uma margem líquida em cima destas operações a qual está inserida , ponto! Basta analisar se é um segmento rentável , se a empresa possui fundamentos etc ! Até aqui ok!

Mas o lance do YOC que vejo sempre nos posts e o pessoal fala muito do YOC do Barsi por exemplo, me pergunto se ele não pode no longo prazo ser levemente enganoso ou apenas um carinho em nosso ego …

claro teremos uma média de preço nossa (que resultará em nosso YOC) porém em nenhum lugar vejo um cálculo retratando a correção inflacionária deste preço que paguei !

Meu ponto de vista é: se estou calculando meus DY atuais e comparando com um YOC de um ativo que parei de aportar há 6 anos atrás por exemplo (exemplo exagerando no prazo), não seria este YOC só uma métrica de ego com um pouquinho de valor irreal (já que por exemplo 1000 de 6 anos atrás tinha um poder de compra maior)

Este questionamento fica martelando na minha cabeça depois que os livros do graham e fisher onde em vários momentos eles comparam  preço e lucro sobre o VP contábil da empresa! 

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Achei o tema deste post interessante, mas realmente quando a janela de tempo é curta , causa uma dúvida cruel a comparação entre FII e ações !

em uma das lives ao vivo o Raul mostrou uma janela de 10 anos em que o índice ifix bateu o Ibov (mesmo sabendo que são índices com seus pesos diferentes , mas são os benchmark de cada classe)

No entanto, fica claro  que empresas com seus produtos e ou serviços , e ganham uma receita e tem uma margem líquida em cima destas operações a qual está inserida , ponto! Basta analisar se é um segmento rentável , se a empresa possui fundamentos etc ! Até aqui ok!

Mas o lance do YOC que vejo sempre nos posts e o pessoal fala muito do YOC do Barsi por exemplo, me pergunto se ele não pode no longo prazo ser levemente enganoso ou apenas um carinho em nosso ego …

claro teremos uma média de preço nossa (que resultará em nosso YOC) porém em nenhum lugar vejo um cálculo retratando a correção inflacionária deste preço que paguei !

Meu ponto de vista é: se estou calculando meus DY atuais e comparando com um YOC de um ativo que parei de aportar há 6 anos atrás por exemplo (exemplo exagerando no prazo), não seria este YOC só uma métrica de ego com um pouquinho de valor irreal (já que por exemplo 1000 de 6 anos atrás tinha um poder de compra maior)

Este questionamento fica martelando na minha cabeça depois que os livros do graham e fisher onde em vários momentos eles comparam  preço e lucro sobre o VP contábil da empresa! 

Henrique,

Por um tempo pensei bastante nisso também... mas o YOC ( yield on cost, ou dividendo calculado sobre o preço que você pagou) na verdade é uma métrica real ... pois o rendimento esta vindo em cima daquela grana que você aportou... porque você acha inconsistente ?

Eu acho que seria inconsistente o YOC se o novo pagamento de dividendo fosse sobre o VALOR PAGO... ai faria sentido isso que você esta dizendo... mas o dividendo é pago sobre o NUMERO DE AÇÕES ou COTAS que você tem...

Vamos supor que eu e você tenhamos 1000 ações de TAESA cada um... eu paguei R$30,00 por ação e você pagou R$40,00

Ai eles vão pagar dividendos de R$ 5,00 por ação, eu e você vamos ter o mesmo rendimento ?

Nós dois vamos receber R$ 5000,00 .... mas eu investi 30k e você 40k (desculpe não resisti colocar eu pagando menos nas ações kkkk)

E vamos supor neste momento que a ação esteja cotada em R$ 50,00

Dividendo pago cotação atual = 10,00%

Dividendo do meu ponto de vista = 5/30 = 16,66%

Dividendo sobre o seu ponto de vista = 5/40 = 12,5%

Seria isso correto ? ou não estou percebendo algum detalhe ?

 

 

 

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entao @Marcelo Ribeiro eu entendo que está métrica é a mais utilizada … mas por exemplo outro dia vi um recorte em que o Barsi comentava que pagou centavos no Banco do Brasil há décadas atrás (até aqui ok) yoc dele seria violento neh ? Aí na sequência ele dia que hoje o múltiplos do banco atuais estavam melhores do que quando ele pagou centavos (isso na época do vídeo)

Entendo que não seria fácil expressar esta correção de valor para aplicar o YOC real, na minha maneira de pensar (e digo minha pq vejo que criei um viés sobre o yoc), ao que me parece você pega um preço de 10 anos atrás (apenas ) e calcula com um Dividendo atual!

não estou nem falando de apostes mês  a mês e fazendo preço médio histórico , estou refletindo se para um preço de 10 anos atrás (exemplo 1 real) , seria justo eu comprar um DY atual (exemplo 0,6), como 60% sendo que este 1 real de 10 anos atrás já não è mais 1 real

(pode ser e até acredito que seja apenas um devaneio meu tah, na verdade eu sei que o Yoc vai ser a melhor métrica , mas eu me questiono se ela traz 100% da realidade num cenário escroto como citei acima )

mas são devaneios @Marcelo Ribeiro eu escrevi isso ontem após tomar uns vinhos igualmente acabei de matar outra garrafa … mas é doido ficar lendo , pensando e ficar refletindo sobre estas coisas … 

no fim pode ser que criei um viés sobre isso mesmo 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Entao @Marcelo Ribeiro eu entendo que está métrica é a mais utilizada … mas por exemplo outro dia vi um recorte em que o Barsi comentava que pagou centavos no Banco do Brasil há décadas atrás (até aqui ok) yoc dele seria violento neh ? Aí na sequência ele dia que hoje o múltiplos do banco atuais estavam melhores do que quando ele pagou centavos (isso na época do vídeo)

Entendo que não seria fácil expressar esta correção de valor para aplicar o YOC real, na minha maneira de pensar (e digo minha pq vejo que criei um viés sobre o yoc), ao que me parece você pega um preço de 10 anos atrás (apenas ) e calcula com um Dividendo atual!

não estou nem falando de apostes mês  a mês e fazendo preço médio histórico , estou refletindo se para um preço de 10 anos atrás (exemplo 1 real) , seria justo eu comprar um DY atual (exemplo 0,6), como 60% sendo que este 1 real de 10 anos atrás já não è mais 1 real

(pode ser e até acredito que seja apenas um devaneio meu tah, na verdade eu sei que o Yoc vai ser a melhor métrica , mas eu me questiono se ela traz 100% da realidade num cenário escroto como citei acima )

mas são devaneios @Marcelo Ribeiro eu escrevi isso ontem após tomar uns vinhos igualmente acabei de matar outra garrafa … mas é doido ficar lendo , pensando e ficar refletindo sobre estas coisas … 

no fim pode ser que criei um viés sobre isso mesmo 

Pergunta sobre isso na Live amanhã… seria bem legal ouvir uma explicação do Raul…

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Henrique Magalhãesnão acho que o seu raciocínio esteja incorreto. Ainda mais se considerarmos longo prazo aqui no Brasil onde historicamente a inflação age de maneira forte.

No próprio exemplo que o Marcelo fez anteriormente, ele ficou com um YOC mais interessante por ter comprado ações mais baratas, porém se ele tivesse comprado as ações antes de você, e os R$ 30 reais dele corrigido pela inflação fosse pra R$ 45, no meu ponto de vista, o seu YOC estaria mais interessante mesmo sendo menor. Pois você na realidade pagou mais barato na ação mesmo o preço estando mais caro.

Esses indicadores nunca mostram as coisas de forma simples. Como mencionamos bastante nas lives "O diabo mora nos detalhes"...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

@Henrique Magalhãesnão acho que o seu raciocínio esteja incorreto. Ainda mais se considerarmos longo prazo aqui no Brasil onde historicamente a inflação age de maneira forte.

No próprio exemplo que o Marcelo fez anteriormente, ele ficou com um YOC mais interessante por ter comprado ações mais baratas, porém se ele tivesse comprado as ações antes de você, e os R$ 30 reais dele corrigido pela inflação fosse pra R$ 45, no meu ponto de vista, o seu YOC estaria mais interessante mesmo sendo menor. Pois você na realidade pagou mais barato na ação mesmo o preço estando mais caro.

Esses indicadores nunca mostram as coisas de forma simples. Como mencionamos bastante nas lives "O diabo mora nos detalhes"...

Vamos mudar a perspectiva...

Porque num CDB de 5 anos atrás você usa o valor que pagou pra calcular o rendimento ?

seria o YOC também não seria ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Vamos mudar a perspectiva...

Porque num CDB de 5 anos atrás você usa o valor que pagou pra calcular o rendimento ?

seria o YOC também não seria ?

 

Neste caso acho mais fácil pq você faz a conta do período comparando o rendimento total e aí você tem em paralelo inflação e taxa de juros (é mais plausível pra comparar )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Felipe Resende Gomes

Antes da AUVP eu tinha muito FII e poucas ações.  Passado um ano eu observei que percentualmente, o rendinento que eu recebi das ações estava muito próximo dos FIIs.  A janela de tempo era muito pequena para considerar isso de forma significativa. 

Agora já tem 2 anos (que continua sendo uma janela muito pequena) e eu comprei muitas ações nesse segundo ano de aportes consistentes (e estudados).  Aprendi a olhar o yield das ações em janelas de 12 meses (um exercício fiscal) pois em janelas melhores o resultado fica destorcido.

Dito isso, tenho FIIs que me pagam muito bem, mas os rendimentos são voláteis, mesmo pagando todos os meses, enquanto outros pagam yield menor, mas mais consistente.  No lado das ações, várias me pagaram yield superior a 10-12% ao ano, algumas, tipo a CMIN3 que comprei quando estava muito barata, me pagou mais de 25% nos últimos 12 meses; isso sem falar na PETR4.

A conclusão que eu cheguei é que os FIIs dão alegria todos os meses.  As ações causam frustração ou alegria, conforme o sobe/desce das ações, mas no final das contas, nos meses que pagam proventos, engordam muito os proventos.

Eu já tenho 64 anos de idade e meu foco é aumentar a renda passiva.  O mix e diversificação é que realmente paga, olhando uma janela de tempo maior.

O @Henrique Magalhães já comentou algumas vezes que gosta desse gráfico abaixo e eu também gosto.  Gosto de duas coisas em especial:  proventos crescentes e vindo de muitas fontes diferentes.  A medida que aporto mais nos meus ativos escolhidos, observo "fatias" mais gordinhas pingando na minha conta sempre.  Importante sempre reinvestir, enquanto não estou precisando deles para "pagar as contas".

Essa é minha humilde opinião e estratégia.  Funciona para mim, mas para quem busca crescimento, pode ser diferente.  Importante é determinar sua estratégia, sua diversificação e perseguir os seus objetivos com consistência!

image.png.151c1f87e6a19e76ffb16e72d17403be.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@William Redig este gráfico brilha os olhos , demonstra muito trabalho, e é aquele puro suco do prazer … sua estratégia é muito interessante e reforça que cada classe de ativo tem seu papel dentro de cada estratégia! Em alguns anos (8~10) pretendo que a parte de FII + ações perenes (apenas as perenes) de minha carteira, paguem meu custo fixo , e o restante ainda possa continuar crescendo mais lentamente … 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@William Redig este gráfico brilha os olhos , demonstra muito trabalho, e é aquele puro suco do prazer … sua estratégia é muito interessante e reforça que cada classe de ativo tem seu papel dentro de cada estratégia! Em alguns anos (8~10) pretendo que a parte de FII + ações perenes (apenas as perenes) de minha carteira, paguem meu custo fixo , e o restante ainda possa continuar crescendo mais lentamente … 

Obrigado Henrique.  E pensar que tudo começou em maio/2021 com esses 4 proventos:  Não sou de ficar me lamentando, mas eu era muito mais burro do que sou hoje.  Quanto tempo eu demorei para acordar.....  Tem horas que um limão vira um delicioso pavê.  Se não fosse eu querer aproveitar bem o tempo ocioso, durante a pandemia, talvez ainda não tivesse acordado para as finanças e possivelmente eu nem estaria aqui....

image.png.9fc1dbbb902c8622531c6660fdd9f560.png

 

Olha o contraste dos primeiros rendimentos, a falta de consistência nos proventos.  Comecei AUVP em agosto/22. Ainda não tem um ano e parece uma eternindade.

image.png.06380d2dc3e7f23806889873a47f98c6.png

Editado por William Redig
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/06/2023 at 15:41, Marcelo Ribeiro disse:

Pergunta sobre isso na Live amanhã… seria bem legal ouvir uma explicação do Raul…

@Marcelo Ribeiro já que voce perguntou no chat em meu nome porém lendo novamente a forma como vc perguntou o texto ficou com pequeno vies, e neste ponto concordo com a resposta do Raul e acaba indo de encontro com a comparação que vc mencionou de um titulo cdb...

Se considerarmos aportes mensais e reinvestimento dos dividendos, este PM vai sempre servir melhor como parâmetro (resposta do Raul ontem, e concordo desde que sejam aportes regulares + reinvestimentos) No fim também é uma metrica mais aceita e entendo que não adianta reinventar a roda...

O questionamento que eu estava tentando elaborar aqui no post, e como toda ideia maluca - e com um pouco de viés - leva tempo para amadurecer, acho que seria precoce sair perguntando na live sem queimar tutano por conta propria, senão ficaremos sempre viciados e tentados a achar que so a resposta de 1 pessoa é a correta ...

Apenas reiterando que minha suposição (e viagem na batatdinha)  é extremamente fora do contexto e bem especifica:

Pegar o valor de um ativo adquirido há 10 anos atras (considerando hoje somente valor pago la atras), sem reaportes, sem mexer no PM (ou seja, PM hoje igual ao de 10 anos atras) .... e ai vc dizer olha meu YOC atual (hoje) é X baseado no preço de 10 anos atrás... No fundo é mais uma curiosidade pois na pratica nossos ativos sempre terao reaportes onde o PM vai ser a metrica mais realista para um YOC, e ai ficando mais possivel por exemplo comparar com rentabilidades similares.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro já que voce perguntou no chat em meu nome porém lendo novamente a forma como vc perguntou o texto ficou com pequeno vies, e neste ponto concordo com a resposta do Raul e acaba indo de encontro com a comparação que vc mencionou de um titulo cdb...

Se considerarmos aportes mensais e reinvestimento dos dividendos, este PM vai sempre servir melhor como parâmetro (resposta do Raul ontem, e concordo desde que sejam aportes regulares + reinvestimentos) No fim também é uma metrica mais aceita e entendo que não adianta reinventar a roda...

O questionamento que eu estava tentando elaborar aqui no post, e como toda ideia maluca - e com um pouco de viés - leva tempo para amadurecer, acho que seria precoce sair perguntando na live sem queimar tutano por conta propria, senão ficaremos sempre viciados e tentados a achar que so a resposta de 1 pessoa é a correta ...

Apenas reiterando que minha suposição (e viagem na batatdinha)  é extremamente fora do contexto e bem especifica:

Pegar o valor de um ativo adquirido há 10 anos atras (considerando hoje somente valor pago la atras), sem reaportes, sem mexer no PM (ou seja, PM hoje igual ao de 10 anos atras) .... e ai vc dizer olha meu YOC atual (hoje) é X baseado no preço de 10 anos atrás... No fundo é mais uma curiosidade pois na pratica nossos ativos sempre terao reaportes onde o PM vai ser a metrica mais realista para um YOC, e ai ficando mais possivel por exemplo comparar com rentabilidades similares.

Perguntei no seu nome pra zuar, não fica bravo, baguncinha never ends...

O que penso é o seguinte...

Comprou TAESA há 10 anos... pagou R$ 10,00 conto...

Amanhã você recebe R$ 100,00 de dividendo pelas ações, como você calcula o ganho ? é essa minha duda...

Pelo que entendo você não quer pegar os 100/10 = 10x correto ? mas como seria no caso ?

Você iria corrigir pela inflação nos 10 anos essas ações de 10,00 e ai calcular o DY ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/06/2023 at 20:25, Marcelo Ribeiro disse:

Perguntei no seu nome pra zuar, não fica bravo, baguncinha never ends..

sobre bagunçinha tudo bem, desde que seja aqui direcionada post x resposta, mas no chat da aula ao vivo acho meio invasivo e chato (não acho legal, mas é meu posicionamento). Eu vejo a aula ai vivo de outra forma (mas volto a dizer. é meu posicionamento), aqui acho mais tranquilo pq é mais direcionado.

 

On 20/06/2023 at 20:25, Marcelo Ribeiro disse:

Pelo que entendo você não quer pegar os 100/10 = 10x correto ? mas como seria no caso ?

temos que ter cuidado com "afirmar" tipo "voce não quer pegar"

O que joguei aqui foi uma ideia pra discussão mesmo, não quero e nem pretendo reinventar a roda, até por que sou bem burro pra isso, então "sim eu tenho um questionamento sobre o tema" e não "não quero calcular", são coisas distintas...

Eu vou pensar mais sobre o assunto no final de semana e fazer algumas simulações no excel da forma que enxergo, e se este exercício gerar algo que valha a pena comentar ai eu trago aqui. E inclusive concordo com a resposta do Raul, visto que no contexto Buy and Hold, vamos ter um PM composto de vários aportes...e pode ser que esta minha duvida nao faça diferença alguma neste calculo, é apenas uma duvida que tive (mas volto a dizer estou amadurecendo para ver se faz sentido) ..

Mas é isso, se eu chegar a algum luz deste duvida eu posto aqui

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/06/2023 at 16:45, Felipe Resende Gomes disse:

Comecei a investir a mais ou menos 10 meses e terminei o curso da UVP.

Já faz alguns meses que comprei BBAS3 e tenho a mesma quantidade investida em MXRF11. Depois do pagamento de dividendos do BBAS3 esse mês eu não consigo entender como ações realmente tem rendimento maior. Os dois tem DY proximo, mas o MXRF me paga 20 reais todo mês enquanto que o BBAS3 me paga bem mais porem só algumas vezes no ano.

Eu terminei o curso e faz todo sentido o que foi dito, mas a pratica parece um pouco diferente. A ideia de ganhar mais com ações é pela valorização da cota ou pelos dividendos? Porque pelo que me parece quantidades iguais investidas em ações e FII sempre vão render mais em FII. Então não faz sentido uma carteira de aposentadoria que aposta tudo em ações como já vi muita gente dizer. 

Eu olhei o histórico de diversas ações e FII e vi que algo muito comum foi que a cotação da ação subiu muito com o tempo e outras ações praticamente nada, mas os dividendos continuam menores se comparados a FII. Se esse é o caso não me parece fazer sentido investir em empresas que pagam bons dividendos. Eles são inferiores a FIIs no fim das contas então pelo o que eu entendi, agente investe em ações para o patrimônio crescer e depois de uns 20 ou 30 anos agente vende ações para algo mais rentável ou então recebe dividendos dela, mas sabendo que é inferior aos de FII. 

Resumindo ação seria um multiplicador de patrimônio e não algo para viver de dividendos, faz sentido?

Estou perguntando porque eu não se esse comportamento é algo periódico ou se realmente eu entendi errado. Se alguém puder expressar com exemplos como ações pagam mais dividendos que FIIs eu ficaria agradecido pois estou dificuldade em montar minha estratégia.

@Felipe Resende Gomes uma outra coisa também que tem que ser avaliado na sua comparação. O MXRF11 é um fii de papel. Ele paga dividendos maiores em períodos de juros altos mas a valorização da sua cota é menor.

Se fizer uma comparação com um fii de tijolo, no longo prazo a diferença será maior.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

sobre bagunçinha tudo bem, desde que seja aqui direcionada post x resposta, mas no chat da aula ao vivo acho meio invasivo e chato (não acho legal, mas é meu posicionamento). Eu vejo a aula ai vivo de outra forma (mas volto a dizer. é meu posicionamento), aqui acho mais tranquilo pq é mais direcionado.

 

temos que ter cuidado com "afirmar" tipo "voce não quer pegar"

O que joguei aqui foi uma ideia pra discussão mesmo, não quero e nem pretendo reinventar a roda, até por que sou bem burro pra isso, então "sim eu tenho um questionamento sobre o tema" e não "não quero calcular", são coisas distintas...

Eu vou pensar mais sobre o assunto no final de semana e fazer algumas simulações no excel da forma que enxergo, e se este exercício gerar algo que valha a pena comentar ai eu trago aqui. E inclusive concordo com a resposta do Raul, visto que no contexto Buy and Hold, vamos ter um PM composto de vários aportes...e pode ser que esta minha duvida nao faça diferença alguma neste calculo, é apenas uma duvida que tive (mas volto a dizer estou amadurecendo para ver se faz sentido) ..

Mas é isso, se eu chegar a algum luz deste duvida eu posto aqui

Fica tranquilo e me desculpe vou evitar brincadeiras.

sobre “não quer calcular” eh uma forma de dizer, nessa parte do português fica mais difícil controlar, eh forma de expressar…

E acho que tanto faz, talvez nem valha ficar esquentando com isso, porque depende de muitas premissas…

Por exemplo, a wege caiu, se você comprar ela agora a 37,00 e ela disparar e você numa mais comprar, pois o diagrama não indicaria… depois de anos… ela pagar dividendo, o PM vai ser 37,00

Mas novamente, não importa muito, deixa o barco correr…

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...