Jump to content
  • 0

Ainda vale a pena a marcação a mercado no Tesouro 2045?


David Castello Branco Assunção

Pergunta

Pessoal, vocês ainda acham há uma boa oportunidade de comprar o Tesouro IPCA+ 2045 com objetivo de fazer marcação a mercado ou a melhor janela já se passou? D

igo isso pois quem comprou há alguns meses atrás o IPCA 45 a 6,55 se deu bem, mas não vejo um cenário tão bom de hoje pra frente... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
21 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Na minha opinião as taxas de juros ainda nem vieram a cair, e como o titulo tem um prazo longo ate o vencimento, eu acredito ter margem para a marcação a mercado.

Contudo, sob o meu ponto de vista vc não escolhe o titulo somente para realzar a marcação. Vc escolhe ele baseado na sua estrategia para o percentual destino a renda fixa. A marcação a mercado seria um dos fatores a ser avaliado na escolha do ativo.

Obrigado Adriano! É porque fiquei pensando que, com a expectativa do mercado da queda da Selic, isso já interfere no valor dos títulos públicos. Digo, acho que nunca mais veremos algo como IPCA 45 a 6,55... Fico pensando que a janela de oportunidades já não é tão clara assim. Mas faz todo o sentido, ainda não temos de fato a queda de juros. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Obrigado Adriano! É porque fiquei pensando que, com a expectativa do mercado da queda da Selic, isso já interfere no valor dos títulos públicos. Digo, acho que nunca mais veremos algo como IPCA 45 a 6,55... Fico pensando que a janela de oportunidades já não é tão clara assim. Mas faz todo o sentido, ainda não temos de fato a queda de juros. 

O mercado com certeza já espera uma queda, fator que somado com a diminuição das incertezas contribuiu para a queda das taxas dos títulos públicos.

É muito cedo para dizer que nunca mais veremos essas taxas, mas falando de Brasil não duvido de nada. Mesmo que não ocorra novamente, IPCA+5,66% ainda está excelente!

TD.png.805fc5312d701bfbaf2d3b1a9fa3fb48.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/06/2023 at 11:07, David Castello Branco Assunção disse:

Pessoal, vocês ainda acham há uma boa oportunidade de comprar o Tesouro IPCA+ 2045 com objetivo de fazer marcação a mercado ou a melhor janela já se passou? D

igo isso pois quem comprou há alguns meses atrás o IPCA 45 a 6,55 se deu bem, mas não vejo um cenário tão bom de hoje pra frente... 

Cara, a janela ainda tá aberta, pode ver nos dados do @Adriano Luiz Odahara Umemura e @Matheus Malheiros Pinto🐣

Tá começando e querer fechar, mas ainda tá aberta 

 

E tem 22 anos para tudo mudar, então acho q no segundo semestre de 2032 vai ser a hora boa de sair

 

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/06/2023 at 11:07, David Castello Branco Assunção disse:

Pessoal, vocês ainda acham há uma boa oportunidade de comprar o Tesouro IPCA+ 2045 com objetivo de fazer marcação a mercado ou a melhor janela já se passou? D

igo isso pois quem comprou há alguns meses atrás o IPCA 45 a 6,55 se deu bem, mas não vejo um cenário tão bom de hoje pra frente... 

Boa tarde pessoal. Estava pensando em abrir um post específico sobre o assunto, mas acho que este aqui já é bem a dúvida que tinha mesmo, então vou comentar aqui.

Em fevereiro/2023, sem saber nada de investimentos ou de marcação a mercado, fiz uma feliz aplicação em tesouro renda a+ 2045, ingenuamente pensando em ficar até o final, com o apelo da renda suplementar que este título apresentou. Na época a taxa estava em IPCA + 6,43 mais ou menos. Uns 15 dias depois que fiz o aporte recebi o vencimento de alguns pré-fixados que tinha feito no ano anterior e acabei não fazendo novos aportes por conta de minha assessora da corretora, acabei colocando em aplicações que me renderam 1% ao mês, perdendo a marcação a mercado que foi de mais de 20% nestes 4 meses!!!.

Agora que sei sobre a marcação a mercado e após analisar os outros títulos, e acreditando que entre 1-2 anos os títulos devam cair para em torno de IPCA + 4% ou menos penso se não seria melhor vender o Renda A+ 2045 que comprei e juntar com os outros valores em renda fixa e aportar tudo em Renda A+ 2065 (este título valorizou 58% no período!!!). Ach9o que ainda tem margem para 100% de valorização no período para este título!

O que acham??

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Igor Garcia Barreto disse:

Boa tarde pessoal. Estava pensando em abrir um post específico sobre o assunto, mas acho que este aqui já é bem a dúvida que tinha mesmo, então vou comentar aqui.

Em fevereiro/2023, sem saber nada de investimentos ou de marcação a mercado, fiz uma feliz aplicação em tesouro renda a+ 2045, ingenuamente pensando em ficar até o final, com o apelo da renda suplementar que este título apresentou. Na época a taxa estava em IPCA + 6,43 mais ou menos. Uns 15 dias depois que fiz o aporte recebi o vencimento de alguns pré-fixados que tinha feito no ano anterior e acabei não fazendo novos aportes por conta de minha assessora da corretora, acabei colocando em aplicações que me renderam 1% ao mês, perdendo a marcação a mercado que foi de mais de 20% nestes 4 meses!!!.

Agora que sei sobre a marcação a mercado e após analisar os outros títulos, e acreditando que entre 1-2 anos os títulos devam cair para em torno de IPCA + 4% ou menos penso se não seria melhor vender o Renda A+ 2045 que comprei e juntar com os outros valores em renda fixa e aportar tudo em Renda A+ 2065 (este título valorizou 58% no período!!!). Ach9o que ainda tem margem para 100% de valorização no período para este título!

O que acham??

Boa tarde. O valor que vc citou de valorização de 20% e de 58% foram a rentabilidade anualizada? Se sim, qual foi a acumulada?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, David Castello Branco Assunção disse:

Obrigado Adriano! É porque fiquei pensando que, com a expectativa do mercado da queda da Selic, isso já interfere no valor dos títulos públicos. Digo, acho que nunca mais veremos algo como IPCA 45 a 6,55... Fico pensando que a janela de oportunidades já não é tão clara assim. Mas faz todo o sentido, ainda não temos de fato a queda de juros. 

Isso. Se os jurus já caíram com a simples expectativa do mercado de que eles irão cair, quando de fato eles caírem, concretizando as expectativas, penso que as taxas cairão mais ainda!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. O valor que vc citou de valorização de 20% e de 58% foram a rentabilidade anualizada? Se sim, qual foi a acumulada?

Cito a rentabilidade acumulada de fevereiro/2023 se vendesse este título hoje (4 meses e 12 dias)

Comprei o renda + 2045 a 597,08 em 07/02/23. Hoje ele está a 777,35. (32% de alta). Mas os impostos ainda estão altos, corroendo parte da rentabilidade. Se, na época, sabendo sobre marcação a mercado, tivesse comprado o renda+2065, esse rendimento teria side de quase 50% (pelos 20 anos a mais para fazer a marcação!). Quando falo dos 58% é se tivesse comprado o título com a taxa pico em relação a hoje. Claro que tem os impostos e taxa da B3 que, neste caso, é de 0,5 ao invés de 0,2 dos IPCA normais, mas a possibilidade de marcar por mais tempo acho que compensa as despesas maiores!.

Acho que essa pergunta minha pega o gancho do @David Castello Branco Assunção, fazendo ele também repensar se este título que ele selecionou é o melhor mesmo, pensando na marcação, sempre tendo em mente que, assim como a expectativa de ganhos maiores, caso algo ruim no cenário nacional aconteça e os jurus subirem, a queda nos títulos serão maiores!!.

 

Segue abaixo o print dos valores do renda+:

 

preços renda+ 2045.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Igor Garcia Barreto disse:

Cito a rentabilidade acumulada de fevereiro/2023 se vendesse este título hoje (4 meses e 12 dias)

Comprei o renda + 2045 a 597,08 em 07/02/23. Hoje ele está a 777,35. (32% de alta). Mas os impostos ainda estão altos, corroendo parte da rentabilidade. Se, na época, sabendo sobre marcação a mercado, tivesse comprado o renda+2065, esse rendimento teria side de quase 50% (pelos 20 anos a mais para fazer a marcação!). Quando falo dos 58% é se tivesse comprado o título com a taxa pico em relação a hoje. Claro que tem os impostos e taxa da B3 que, neste caso, é de 0,5 ao invés de 0,2 dos IPCA normais, mas a possibilidade de marcar por mais tempo acho que compensa as despesas maiores!.

Acho que essa pergunta minha pega o gancho do @David Castello Branco Assunção, fazendo ele também repensar se este título que ele selecionou é o melhor mesmo, pensando na marcação, sempre tendo em mente que, assim como a expectativa de ganhos maiores, caso algo ruim no cenário nacional aconteça e os jurus subirem, a queda nos títulos serão maiores!!.

 

Segue abaixo o print dos valores do renda+:

 

preços renda+ 2045.jpg

Obrigado @Igor Garcia Barreto. Pergunto pq tenho curiosidade de saber o comportamento do renda+ na marcação a mercado. Se puder postar aqui as informações do site do tesouro com rendimento acumulado e anualizado agradeço.

Via de regra eu costumo esperar dar no minimo os 2 anos para realizar a marcação devido a aliquota do IR

 

Captura de Tela 2023-05-09 às 21.44.36.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Obrigado @Igor Garcia Barreto. Pergunto pq tenho curiosidade de saber o comportamento do renda+ na marcação a mercado. Se puder postar aqui as informações do site do tesouro com rendimento acumulado e anualizado agradeço.

Via de regra eu costumo esperar dar no minimo os 2 anos para realizar a marcação devido a aliquota do IR

 

Captura de Tela 2023-05-09 às 21.44.36.png

 

Não tinha entendido que vc queria as informações direto da conta, vou postar abaixo. Parece que o sistema não anualizou as informações sobre este título. Parece que fixou na taxa que comprei à época, mas a acumulada é mais real.

 

 

 

renda+2045.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, David Castello Branco Assunção disse:

É porque fiquei pensando que, com a expectativa do mercado da queda da Selic, isso já interfere no valor dos títulos públicos

Sim, concordo com vc. Mas daí vc está querendo comprar só para acertar o c* da mosca, ao invés de comprar seguindo uma estratégia de investimentos, onde eventualmente vc pode realizar a marcação a mercado (como indicaram nossos colegas acima).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Igor Garcia Barreto disse:

Cito a rentabilidade acumulada de fevereiro/2023 se vendesse este título hoje (4 meses e 12 dias)

Comprei o renda + 2045 a 597,08 em 07/02/23. Hoje ele está a 777,35. (32% de alta). Mas os impostos ainda estão altos, corroendo parte da rentabilidade. Se, na época, sabendo sobre marcação a mercado, tivesse comprado o renda+2065, esse rendimento teria side de quase 50% (pelos 20 anos a mais para fazer a marcação!). Quando falo dos 58% é se tivesse comprado o título com a taxa pico em relação a hoje. Claro que tem os impostos e taxa da B3 que, neste caso, é de 0,5 ao invés de 0,2 dos IPCA normais, mas a possibilidade de marcar por mais tempo acho que compensa as despesas maiores!.

Acho que essa pergunta minha pega o gancho do @David Castello Branco Assunção, fazendo ele também repensar se este título que ele selecionou é o melhor mesmo, pensando na marcação, sempre tendo em mente que, assim como a expectativa de ganhos maiores, caso algo ruim no cenário nacional aconteça e os jurus subirem, a queda nos títulos serão maiores!!.

 

Segue abaixo o print dos valores do renda+:

 

preços renda+ 2045.jpg

Só para completar minha dúvida. 

Segundo Graham: "uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado."

Se eu comprar um título longo demais para minha idade, pensando em uma rentabilidade extraordinária com a marcação sabendo que não tenho condição de mantê-lo até o final. Usando a marcação não tenho como garantir a segurança do principal!! Consequentemente, eu fazendo isso, eu estaria especulando! Apesar que acho bastante improvável mesmo que no futuro próximo estas taxas não caiam!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

 

Não tinha entendido que vc queria as informações direto da conta, vou postar abaixo. Parece que o sistema não anualizou as informações sobre este título. Parece que fixou na taxa que comprei à época, mas a acumulada é mais real.

 

 

 

renda+2045.jpg

Uma excelente rentabilidade. Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Só para completar minha dúvida. 

Segundo Graham: "uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado."

Se eu comprar um título longo demais para minha idade, pensando em uma rentabilidade extraordinária com a marcação sabendo que não tenho condição de mantê-lo até o final. Usando a marcação não tenho como garantir a segurança do principal!! Consequentemente, eu fazendo isso, eu estaria especulando! Apesar que acho bastante improvável mesmo que no futuro próximo estas taxas não caiam!

 

Penso que se vc não tem condições de mantê-la até o final, já não compre. Ou se for longo demais para sua idade eu também não compraria.

Melhor trabalhar com algo mais realista e "palpável" do que ficar fazendo algo que vc pode nunca ver se concretizar, ou precisar retirar antes e perder dinheiro.

Idade avançada eu já iria dando uma olhada em FIIs, produtos de renda fixa com liquidez diária, resgates próximos e etc.

Mas acho que o @Flavio Prado vai poder te trazer uma visão mais acertada disso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Boa tarde pessoal. Estava pensando em abrir um post específico sobre o assunto, mas acho que este aqui já é bem a dúvida que tinha mesmo, então vou comentar aqui.

Em fevereiro/2023, sem saber nada de investimentos ou de marcação a mercado, fiz uma feliz aplicação em tesouro renda a+ 2045, ingenuamente pensando em ficar até o final, com o apelo da renda suplementar que este título apresentou. Na época a taxa estava em IPCA + 6,43 mais ou menos. Uns 15 dias depois que fiz o aporte recebi o vencimento de alguns pré-fixados que tinha feito no ano anterior e acabei não fazendo novos aportes por conta de minha assessora da corretora, acabei colocando em aplicações que me renderam 1% ao mês, perdendo a marcação a mercado que foi de mais de 20% nestes 4 meses!!!.

Agora que sei sobre a marcação a mercado e após analisar os outros títulos, e acreditando que entre 1-2 anos os títulos devam cair para em torno de IPCA + 4% ou menos penso se não seria melhor vender o Renda A+ 2045 que comprei e juntar com os outros valores em renda fixa e aportar tudo em Renda A+ 2065 (este título valorizou 58% no período!!!). Ach9o que ainda tem margem para 100% de valorização no período para este título!

O que acham??

@Igor Garcia Barreto complementando as respostas dos colegas, vi que o investimento foi feito no Tesouro Renda+ que tem uma dinâmica um pouco diferente dos demais Tesouros (Selic, Pre e IPCA+), pois é um produto feito especificamente para complementar a aposentadoria. Se a sua intenção era fazer a marcação a mercado o melhor seria investir no Tesouro Pre ou Tesouro IPCA+.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Igor Garcia Barreto complementando as respostas dos colegas, vi que o investimento foi feito no Tesouro Renda+ que tem uma dinâmica um pouco diferente dos demais Tesouros (Selic, Pre e IPCA+), pois é um produto feito especificamente para complementar a aposentadoria. Se a sua intenção era fazer a marcação a mercado o melhor seria investir no Tesouro Pre ou Tesouro IPCA+.

Bom dia @Flavio Prado. Aproveitando então o post, quais seriam as principais diferenças do renda+ em relação a marcação a mercado?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Só para completar minha dúvida. 

Segundo Graham: "uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado."

Se eu comprar um título longo demais para minha idade, pensando em uma rentabilidade extraordinária com a marcação sabendo que não tenho condição de mantê-lo até o final. Usando a marcação não tenho como garantir a segurança do principal!! Consequentemente, eu fazendo isso, eu estaria especulando! Apesar que acho bastante improvável mesmo que no futuro próximo estas taxas não caiam!

 

@Igor Garcia Barreto exato, comprar um título que o vencimento vai além da nossa possibilidade de usufruir, só seria investimento se a ideia é que o valor tenha o objetivo de usufruto de outra pessoa e não você. Eu, particularmente, não invisto em título com vencimento acima de 2038, pois estou com 54 anos e não quero travar vencimentos acima de 70 anos de idade. Mas isto sou eu, outro investidor pode pensar de outra maneira.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @Flavio Prado. Aproveitando então o post, quais seriam as principais diferenças do renda+ em relação a marcação a mercado?

Bom dia @Adriano Luiz Odahara Umemura eu não cheguei a olhar a fundo o produto, mas as informações que vi é que no momento em que você investe em um vencimento do Tesouro Renda+ a taxa prefixada contratada fica fixa para os próximos aportes e vai assim até o último aporte. E nos outros títulos do Tesouro cada aporte no mesmo vencimento tem taxas contratadas diferentes, pois variam diariamente. No entanto o @Igor Garcia Barreto fez dois aportes no mesmo vencimento, porém com taxas diferentes, então pode ser que para investir no mesmo Tesouro Renda+ do primeiro aporte é preciso fazer algo diferente. Acho que vou comprar 0,10 de um Tesouro Renda+ para ver a dinâmica do título na prática. 

Outro ponto é a taxa da B3, no Tesouro Renda+ não tem a cobrança, porém se resgatar antes será cobrado (acho que é um percentual diferente). Pelo print enviado pelo @Igor Garcia Barretopodemos ver que a taxa a mercado é igual a taxa contratada e a B3 está zerada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...