Jump to content
  • 0

BBSE3


Marcio B

Pergunta

Fala pessoal!
Estou fazendo uma análise da BBSE3 e  seus dados e seu P/VP está em 6,09

Sendo que nos últimos períodos está baixo considerado períodos anteriores

     

Atual 2022 2021 2020 2019 2018
6,09    8,88  5, 79 9,2  7 9,6 8 8,08

Estaria um bom momento de fazer uma entrada, não tenho ela ainda.
Empresa sempre foi boa pagadora e está com bons números. 

 

 

Editado por Marcio Andre Blomker Boes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
57 minutes ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala pessoal!
Estou fazendo uma análise da BBAE3 e  seus dados e seu P/VP está em 6,09

Sendo que nos últimos períodos está baixo considerado períodos anteriores

     

Atual 2022 2021 2020 2019 2018
6,09    8,88  5, 79 9,2  7 9,6 8 8,08

Estaria um bom momento de fazer uma entrada, não tenho ela ainda.
Empresa sempre foi boa pagadora e está com bons números. 

 

 

Nunca olhe somente o P/VP.

Fazendo uma comparação por alguns os indicadores que mostra na aula, veja abaixo para ter mais base para decisão. Note que há algum problema pois não está mostrando a margem liquida então não se baseie pelo ranking.

Analise o conjunto da obra :D (considerando que ja passou no seu filtro anterior via Scuttlebutt)

 

image.png.81398b4dcbb0cfe0409ed1a57e06160f.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Como critério de escolha, há um limite do P/PVP? Pois estou querendo estipular no máximo 1,5. E analisando algumas empresas que são boas o P/VP normalmente está bem acima disso.

Boa tarde. No meu ponto de vista se vc decidiu escolher uma empresa que tem um p/vp de 1,5, significa que vc, atraves da sua analise, acredita que vale a pena pagar até 50% a mais pelo patrimonio da empresa devido as suas expectativas que vc tem em relação a ela. Para cada empresa vc avaliara da mesma forma, ou seja, o quanto a mais, baseado na minha analise, eu estou disposto a pagar no patrimonio da mesma, levando em conta as minhas expectativas futuras.

Determinar um valor x e levar em conta este criterio para todas as empresas na minha opinião não funciona.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Como critério de escolha, há um limite do P/PVP? Pois estou querendo estipular no máximo 1,5. E analisando algumas empresas que são boas o P/VP normalmente está bem acima disso.

Acredito 1.5 ser muito limitante, o Raul indica P/VP abaixo de 5 mas não como fator de exclusão, apenas para fator de risco no diagrama para dar a nota que indicara o peso na sua carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Como critério de escolha, há um limite do P/PVP? Pois estou querendo estipular no máximo 1,5. E analisando algumas empresas que são boas o P/VP normalmente está bem acima disso.

Usar PVP como fator de exclusão pode ser ruim... por exemplo, não vai investir em empresas de tecnologia (ou mesmo avaliar)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Usar PVP como fator de exclusão pode ser ruim... por exemplo, não vai investir em empresas de tecnologia (ou mesmo avaliar)

Isso que estou analisando, pois empresas boas se for ver este critério, estão até 10 vezes o valor, lógico que é preciso avaliar os outros indicadores também. Mas fico pensando se essas empresas um dia voltam ao patamar de 1 por exemplo. 

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Isso que estou analisando, pois empresas boas se for ver este critério, estão até 10 vezes o valor, lógico que é preciso avaliar os outros indicadores também. Mas fico pensando se essas empresas um dia voltam ao patamar de 1 por exemplo. 

Eu não iria torcer para uma das minhas empresas ter uma desvalorização de 90% 😅

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Isso que estou analisando, pois empresas boas se for ver este critério, estão até 10 vezes o valor, lógico que é preciso avaliar os outros indicadores também. Mas fico pensando se essas empresas um dia voltam ao patamar de 1 por exemplo. 

Isso somente faz um pouco de sentido quando falamos de FII de Tijolos... pois alem do patrimônio não tem muito a oferecer... quando falamos em empresas, o patrimônio "tangível" em muitos casos vale muito menos que o "intangível" por isso fica complicado olhar por este prisma...

Se quiser bugar a mente de vez, da uma olhada em BBAS3 ... esta na alta histórica com PVP de 0,90 rsrsrs

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Como critério de escolha, há um limite do P/PVP? Pois estou querendo estipular no máximo 1,5. E analisando algumas empresas que são boas o P/VP normalmente está bem acima disso.

Você pode usar o P/PVP para comparar empresas do mesmo setor, não para excluir empresas no geral, pois desse jeito você pode excluir setores inteiros.

Cada tipo de setor tem um P/PVP, pois tem setores que precisam de mais patrimônio para produzir.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acho válido também avaliar eventuais discrepâncias neste indicador.

Vez ou outra podemos encontrar o mesmo em desacordo pois estamos falando do preço em que está sendo operado o papel e não necessariamente o que ele vale de fato, podendo este preço por vezes estar muito mais alto ou mais baixo do que seria o valor real por assim dizer.

Vale sempre dar uma avaliada em outros indicadores e relatórios da empresa (lucros, dívidas, projetos, etc) e tentar chegar ao veredito de valer a pena a empresa em si e não seu preço na ocasião.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acredito que um bom caminho inicialmente seria iniciar a sua analise pelo motivo que vc a compraria: por valorização do ativo ou pagamentos de dividendos ou até mesmo ambos.

Se for por dividendos, acredito que seu raciocínio está correto.

Se for por valorização, temos opções melhores hehehe.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...