Jump to content
  • 0

Para que serve o diagrama do cerrado?


Adriano Umemura

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Confesso que gostaria muito de poder usar, mas toda vez que simulo os aportes os resultados são estranhos aí fico sem saber se é estratégia do diagrama ou bug do sistema e acabo deixando pra lá.

E outra coisa que incomoda (mas isso eh pessoal mesmo) é que as cotações são atualizadas somente 1 vez ao dia, influência na distribuição do aporte (pra longo prazo isso não importa) por isso falei que era pessoal meu mesmo rsrs.

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Uso o diagrama desde quando entrei no curso e nunca passei por algum bug, pelo menos que eu tenho notado não.

A única coisa que eu costumo acompanhar é a porcentagens das metas pra ver se ele tem balanceado mesmo. Mesmo quando sugere aportes que podem parecer estranhos, no final tá sempre no rumo certo.

Ele serve pra brindar a gente de nós mesmos. Então nem fico procurando problema. O problema sou eu. 🙃

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Confesso que gostaria muito de poder usar, mas toda vez que simulo os aportes os resultados são estranhos aí fico sem saber se é estratégia do diagrama ou bug do sistema e acabo deixando pra lá.

E outra coisa que incomoda (mas isso eh pessoal mesmo) é que as cotações são atualizadas somente 1 vez ao dia, influência na distribuição do aporte (pra longo prazo isso não importa) por isso falei que era pessoal meu mesmo rsrs.

Se a sua carteira não esta balanceada perto da sua meta vai ficar estranho mesmo, um dica seria mudar a meta antes de aportar. Exemplo. minha meta é algo próximo de 30/30/30/10, mas esta totalmente concentrada em FIIs e ações, ou seja, diagrama manda aportar apenas lá fora e em renda fixa. Se eu quiser aportar em acoes BR ou FIIs, mas eu zerar a meta lá fora e em renda fixa que ele vai mandar eu alocar nos "ativos certos".

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Confesso que gostaria muito de poder usar, mas toda vez que simulo os aportes os resultados são estranhos aí fico sem saber se é estratégia do diagrama ou bug do sistema e acabo deixando pra lá.

E outra coisa que incomoda (mas isso eh pessoal mesmo) é que as cotações são atualizadas somente 1 vez ao dia, influência na distribuição do aporte (pra longo prazo isso não importa) por isso falei que era pessoal meu mesmo rsrs.

Até mês passado eu usava e sempre dava certo, mas esse mês fui usar no primeiro dia útil e realmente está cheio de bugs, falei com o suporte e a Isabela confirmou que está com erro no cálculo, ai diariamente eu vou lá e não foi atualizado ainda. Mas fora esse mês sempre funcionou direito. Mas vou fazer a minha planilha ou programa pra não ficar dependendo externamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Confesso que gostaria muito de poder usar, mas toda vez que simulo os aportes os resultados são estranhos aí fico sem saber se é estratégia do diagrama ou bug do sistema e acabo deixando pra lá.

E outra coisa que incomoda (mas isso eh pessoal mesmo) é que as cotações são atualizadas somente 1 vez ao dia, influência na distribuição do aporte (pra longo prazo isso não importa) por isso falei que era pessoal meu mesmo rsrs.

Mexe bem no excel? Eu uso minha planilha pra controlar (trabalho com excel entao é preferencia minha) e adaptei o diagrama nela pra rebalamcear, mas não tá tão intuitivo pra adicionar os ativos então precisa entender um pouco de Excel se quiser uma copia dela.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

Tb achei alguns bugs (o diagrama distribuia mais de 100% do aporte, ou não fazia a distribuição correta), porém pelo que falei com o suporte eles estão para liberar uma nova versão

 

Isso é normal. Eu rebalanceio por planilha e provavelmente.os cálculos são os mesmos. É questão de arredondamentos. Não tem como bater 100%

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Se a sua carteira não esta balanceada perto da sua meta vai ficar estranho mesmo, um dica seria mudar a meta antes de aportar. Exemplo. minha meta é algo próximo de 30/30/30/10, mas esta totalmente concentrada em FIIs e ações, ou seja, diagrama manda aportar apenas lá fora e em renda fixa. Se eu quiser aportar em acoes BR ou FIIs, mas eu zerar a meta lá fora e em renda fixa que ele vai mandar eu alocar nos "ativos certos".

Interessante técnica mas me parece uma auto enganação, ou estou errado? Afinal tu burlaria o sistema para investir onde tu quer. Sei la, eu to nessa fase de balanceamento e tô comprando 1 ou 2 ações com o "troco" da quebra de valores do Diagrama.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Matheus Paulo Presa disse:

Interessante técnica mas me parece uma auto enganação, ou estou errado? Afinal tu burlaria o sistema para investir onde tu quer. Sei la, eu to nessa fase de balanceamento e tô comprando 1 ou 2 ações com o "troco" da quebra de valores do Diagrama.

Então, ai depende, se você quer ter as 4 classes de ativos, mas não quer aportar em um especifico, fazendo isso você mantem sua carteira diversificada, só vai concentrar nesses ativos que você esta aportando. É o mesmo caso dele mandar você aportar x no ativo A, y no ativo b e você colocar z no ativo C kkkkkk. Unica diferença que você vê as opções na classe de ativo desejada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acho que o que mais me incomoda é a questão de não ser muito claro a forma que o sistema calcula…

Pois do ponto de vista matemático é simples demais, você tem os percentuais nas classes, tem as notas de balanceamento , já era não tem mistério no cálculo 

Mas as vezes o pessoal fala que o “algoritmo” leva outras coisas em conta… aí eh duro kkk fica parecendo aqueles hacks de Instagram que você fica sem saber porque seu post aparece ou não pra mais gente.

Em resumo o que acontece é que quando está muito desbalanceado ele manda grana pra classes que já estão muito próximas de chegar e nas que estão muito longe manda a mesma coisa ou até menos

Talvez conforme o Danilo disse, quando estiver tudo balanceado funcione legal, só pra ir mantendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Acho que o que mais me incomoda é a questão de não ser muito claro a forma que o sistema calcula…

Pois do ponto de vista matemático é simples demais, você tem os percentuais nas classes, tem as notas de balanceamento , já era não tem mistério no cálculo 

Mas as vezes o pessoal fala que o “algoritmo” leva outras coisas em conta… aí eh duro kkk fica parecendo aqueles hacks de Instagram que você fica sem saber porque seu post aparece ou não pra mais gente.

Em resumo o que acontece é que quando está muito desbalanceado ele manda grana pra classes que já estão muito próximas de chegar e nas que estão muito longe manda a mesma coisa ou até menos

Talvez conforme o Danilo disse, quando estiver tudo balanceado funcione legal, só pra ir mantendo.

Aqui ele estava funcionando 100% pouco antes da Baguncinha, depois ele começou a sugerir aportes estranhos, falei com o suporte e eles informaram que estão fazendo algumas atualizações nas ferramentas e está passando por instabilidades no sistema, mas vai normalizar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como é um sistema que gerencia risco, em relação ao equilibrio de percentual, pode ser que uma das regras seja um aporte gradual para diminuir a volatilidade. Por exemplo, se vc tem uma diferença muito grande, 90% ativo A e 10% ativo B e a relação seria de 50%-50%, se houver aportes de 100% no ativo B ate equlibrar vc aumenta a volatilidade do mesmo de forma maior do que se fizesse um equilibrio gradual de 60%ativo B 40% ativo A ate atingir esse equilibrio

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Matheus Paulo Presa disse:

Aqui ele estava funcionando 100% pouco antes da Baguncinha, depois ele começou a sugerir aportes estranhos, falei com o suporte e eles informaram que estão fazendo algumas atualizações nas ferramentas e está passando por instabilidades no sistema, mas vai normalizar.

Comecei a perceber essa diferença mais ou menos no mesmo período que você, Matheus.

Como já avisaram que estão fazendo uma manutenção, espero que volte a ser estável como antes.

Gostaria de seguir usando e confiando para equilibrar minha carteira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Como é um sistema que gerencia risco, em relação ao equilibrio de percentual, pode ser que uma das regras seja um aporte gradual para diminuir a volatilidade. Por exemplo, se vc tem uma diferença muito grande, 90% ativo A e 10% ativo B e a relação seria de 50%-50%, se houver aportes de 100% no ativo B ate equlibrar vc aumenta a volatilidade do mesmo de forma maior do que se fizesse um equilibrio gradual de 60%ativo B 40% ativo A ate atingir esse equilibrio

Entendi, eu pensei sobre isso uma vez, o problema se for assim é que se você faz um aporte mensal somente, e for bem menor que seu patrimônio, e dependendo das variações de mercado, vai demorar demais pra chegar na meta

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Como é um sistema que gerencia risco, em relação ao equilibrio de percentual, pode ser que uma das regras seja um aporte gradual para diminuir a volatilidade. Por exemplo, se vc tem uma diferença muito grande, 90% ativo A e 10% ativo B e a relação seria de 50%-50%, se houver aportes de 100% no ativo B ate equlibrar vc aumenta a volatilidade do mesmo de forma maior do que se fizesse um equilibrio gradual de 60%ativo B 40% ativo A ate atingir esse equilibrio

Imagina que está 50k fora… uma classe… e faz aportes de 5k

Ja levaria praticamente 1 ano pra equilibrar… imagina se alocar somente 50% … praticamente dobra o tempo

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...