Jump to content

  • 0

CDB Banco Master x SELIC 2029


Luis Henrique Aires Souto

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Luis Henrique Aires Souto disse:

Boa noite galera,

Preciso de uma luz, o que faria mais sentido um CDB banco master com rentabilidade de 13,09% a.a com vencimento para 2029 ou tesouro SELIC 2029 + 0,16% a.a?

Faz sentido considerar que a expectativa da taxa SELIC é cair nos próximos anos?

Depende, são coisas diferentes, esta comparando um Pre fixado com um pós fixado. Se você acha a taxa de 13,09% interessante faz sentido sim pegar esse titulo. Agora já a selic ela vai pagar a selic, hoje ela esta pagando 13,75%, se a selic vier a cair, você vai passar a receber menos, ai você que tem que julgar qual a melhor estratégia. As vezes a melhor estratégia é ter um pouco dos dois.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite @Luis Henrique Aires Souto. O primeiro fator a ser avaliado seria o objetivo deste investimento. Para reserva de emergencia, caso o CDB não seja o de liquidez diaria, o melhor seria o tesouro selic, que possui rentabilidade e liquidez diaria, e praticamente não sofre de marcação a mercado.

Caso o investimento seja para a sua carteira, baseado na aula de contrafluxo, com a tendencia e queda da taxa de juros os titulos prefixados ou indexados ao ipca seriam os mais indicados ja que travam a sua rentabilidade em valores possivelmente maiores aos oferecidos futuramente. Contudo, ao investir em um CDB que não tenha liquidez diaria, vc teria que esperar ate o vencimento para resgatar o dinheiro sem a possibilidade de perder parte da rentabilidade ou mesmo do valor investido nesse processo. Isso porque a venda antecipada de um CDB é feito no mercado secundario, dependendo de ter uma contraparte para realizar a compra do seu titulo, e incidindo as taxas da corretora para ser realizado a operação.

O investimento é para uma meta futura, ou seja, aguardar o vencimento para utilizar o dinheiro

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Depende, são coisas diferentes, esta comparando um Pre fixado com um pós fixado. Se você acha a taxa de 13,09% interessante faz sentido sim pegar esse titulo. Agora já a selic ela vai pagar a selic, hoje ela esta pagando 13,75%, se a selic vier a cair, você vai passar a receber menos, ai você que tem que julgar qual a melhor estratégia. As vezes a melhor estratégia é ter um pouco dos dois.

Estou pensando justamente caso ela venha a cair, então pensei travar no 13,09%, pois é um investimento para uma meta futura, em que pretendo resgatar e utilizar o dinheiro!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Luis Henrique Aires Souto disse:

O investimento é para uma meta futura, ou seja, aguardar o vencimento para utilizar o dinheiro

Se for para ser usado em uma meta com prazo definido eu optaria por investir em titulos indexados ao ipca para proteger o seu capital da inflação com vencimento proximo a data a ser usado o capital.

Outro fator a ser avaliado, se for para periodos curtos 1 ano ou menos de 2 anos eu daria prefrencia para LCIs ou LCAs que são isentas de IR

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Se for para ser usado em uma meta com prazo definido eu optaria por investir em titulos indexados ao ipca para proteger o seu capital da inflação com vencimento proximo a data a ser usado o capital.

Outro fator a ser avaliado, se for para periodos curtos 1 ano ou menos de 2 anos eu daria prefrencia para LCIs ou LCAs que são isentas de IR

Entendi, a ideia é de no mínimo 5 anos. Vou procurar títulos indexados ao ipca também, obrigado!!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Luis Henrique Aires Souto disse:

Estou pensando justamente caso ela venha a cair, então pensei travar no 13,09%, pois é um investimento para uma meta futura, em que pretendo resgatar e utilizar o dinheiro!

Como o @Adriano Luiz Odahara Umemura comentou, se tem um prazo definido, faz sentido sim pegar algo travado durante esse período, principalmente se você achar essa taxa interessante, mas como ele disse, pode ser que você ache um IPCA que esteja pagando um valor legal nesse mesmo período, que nesse caso você garante um valor real, já que ele vai pagar um valor pre fixado + o IPCA. E como eu disse antes, pode ser até que faça sentido ter os dois, um pre fixado e um IPCA + 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Luis Henrique Aires Souto disse:

Entendi, a ideia é de no mínimo 5 anos. Vou procurar títulos indexados ao ipca também, obrigado!!!!

5 anos é muito tempo, pode acontecer muita coisa, as vezes garantir uma parte atrelada ao IPCA seja uma boa, pode ser que esse 13% hoje, seja pouco daqui 3/4 anos. Assim como pode ser muito, não temos como adivinhar como vai estar o Brasil e o mundo em tanto tempo, por isso pode ser que ter um pouco dos dois faça bastante sentido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

5 anos é muito tempo, pode acontecer muita coisa, as vezes garantir uma parte atrelada ao IPCA seja uma boa, pode ser que esse 13% hoje, seja pouco daqui 3/4 anos. Assim como pode ser muito, não temos como adivinhar como vai estar o Brasil e o mundo em tanto tempo, por isso pode ser que ter um pouco dos dois faça bastante sentido.

Boa, realmente diversificar pra mim faz mais sentido mesmo, me ajudou bastante, obrigado!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
57 minutes ago, Lucas Brazil disse:

Oi pessoal, bom dia. 

Estou de olho neste mesmo CDB pré-fixado do banco Master para 2029. 

Eu já verifiquei a qualidade do banco e ele tem lucro recorrente nos últimos anos. 

Ainda assim, gostaria da opinião de vocês. Vocês consideram esse banco seguro para deixar uns 20mil ali por 5 anos? image.png.93306cd33e20b6d5c7d7d8a1f6c87f44.png

 

 

Qual a taxa do prefixado, Lucas?

De toda forma, eu particularmente acho um banco legal.

Tenho uns valores legais investidos por lá ainda dentro da cobertura do FGC o que é mais uma garantia.

Quando olhei o banco na época seus indicadores eram bons.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Lucas Brazil disse:

Oi pessoal, bom dia. 

Estou de olho neste mesmo CDB pré-fixado do banco Master para 2029. 

Eu já verifiquei a qualidade do banco e ele tem lucro recorrente nos últimos anos. 

Ainda assim, gostaria da opinião de vocês. Vocês consideram esse banco seguro para deixar uns 20mil ali por 5 anos? image.png.93306cd33e20b6d5c7d7d8a1f6c87f44.png

 

 

Tudo que foi dito anteriormente se encaixa em sua necessidade: É para reserva de emergência ou para investimento a ser retirado posteriormente? Na última hipótese, qual o período para manter imobilizado?

Interessante observar que hoje a Taxa Selic é praticamente 2% mais baixa do que na época em que este tópico foi criado, o que mostra que a taxa pré-fixada mostrou vantagem para quem investiu naquele período comparado ao que temos hoje:

On 17/07/2023 at 22:58, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

5 anos é muito tempo, pode acontecer muita coisa, as vezes garantir uma parte atrelada ao IPCA seja uma boa, pode ser que esse 13% hoje, seja pouco daqui 3/4 anos. Assim como pode ser muito, não temos como adivinhar como vai estar o Brasil e o mundo em tanto tempo, por isso pode ser que ter um pouco dos dois faça bastante sentido.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Tudo que foi dito anteriormente se encaixa em sua necessidade: É para reserva de emergência ou para investimento a ser retirado posteriormente? Na última hipótese, qual o período para manter imobilizado?

Interessante observar que hoje a Taxa Selic é praticamente 2% mais baixa do que na época em que este tópico foi criado, o que mostra que a taxa pré-fixada mostrou vantagem para quem investiu naquele período comparado ao que temos hoje:

 

Quem pegou IPCA+10% pegou, quem não pegou, igual eu, só chora mesmo :'/

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2024 at 10:33, Edison Luis Paulini disse:

Qual a taxa do prefixado, Lucas?

De toda forma, eu particularmente acho um banco legal.

Tenho uns valores legais investidos por lá ainda dentro da cobertura do FGC o que é mais uma garantia.

Quando olhei o banco na época seus indicadores eram bons.

13,1% pré fixado 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...