Jump to content
  • 0

Tesouro Selic vale a pena deixar ?


Rafael Martins

Pergunta

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a melhor estratégia para seguir com meus investimentos.

Hoje eu possuo mais de 50mil investido no título do Tesouro Selic 2025 e 8mil investido no Tesouro Selic 2026, minha dúvida é:

Se com a iminente baixa dos juros futuramente só ladeira abaixo, vale levar esses títulos até o vencimento ou seria melhor resgatar agora e como a taxa Selic ainda está alta, aproveitar o restinho de bons CDB’s ou LCI’s que aparecem com rendimento até maior que esses títulos ?

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
36 minutes ago, Rafael Martins disse:

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a melhor estratégia para seguir com meus investimentos.

Hoje eu possuo mais de 50mil investido no título do Tesouro Selic 2025 e 8mil investido no Tesouro Selic 2026, minha dúvida é:

Se com a iminente baixa dos juros futuramente só ladeira abaixo, vale levar esses títulos até o vencimento ou seria melhor resgatar agora e como a taxa Selic ainda está alta, aproveitar o restinho de bons CDB’s ou LCI’s que aparecem com rendimento até maior que esses títulos ?

Bom dia, Rafael!

 

Você já terminou o cvrso e fez o seu PIAR para dividir como será sua carteira e os percentuais que terá em cada classe de ativos?

O tesouros Selic não sofre marcação a mercado então fazer a venda deles antecipadamente em tese você não estaria correndo o risco de perder muito rendimento. Apenas deve-se atentar em quando você comprou os títulos para observar os descontos do IOF e do IR.

 

Se ainda não terminou todas as aulas, eu seguraria os títulos até o finalizar tudo para assim começar a avaliar ações, FIIs, ações no exterior e ETFs para montar um carteira legal que seja de sua confiança (e fruto de seus estudos e dedicação) e aí sim fazer aportes e tomar as decisões de forma mais concisa.

 

Espero que lhe ajude a refletir!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Rafael Martins. Somente complementando a resposta do @Edison Luis Paulini. Voce podera deixar aplicado no tesouro selic caso tenha os seguinte objetivos:

- esta terminando os estudos e analisando em quais ativos ira aportar
- uma parte da reserva de emergencia
- objetivos a qual voce não sabe o montante e a data para realizar o resgate

Caso esse valor aportado faça parte da sua carteira de investimentos na classe de renda fixa, com a expectativa de queda da taxa de juros e levando em conta o que foi aprendido na aula de contrafluxo, faria sentido alocar em ativos prefixados ou indexados ao ipca, levando em conta o risco, liquidez para resgate antecipado e marcação a mercado.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rafael Martins disse:

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a melhor estratégia para seguir com meus investimentos.

Hoje eu possuo mais de 50mil investido no título do Tesouro Selic 2025 e 8mil investido no Tesouro Selic 2026, minha dúvida é:

Se com a iminente baixa dos juros futuramente só ladeira abaixo, vale levar esses títulos até o vencimento ou seria melhor resgatar agora e como a taxa Selic ainda está alta, aproveitar o restinho de bons CDB’s ou LCI’s que aparecem com rendimento até maior que esses títulos ?

@Rafael Martins complementando Edisonos colegas, qualquer movimentação antes de finalizar as aulas pode gerar péssimos investimentos.

Olhando agora, o melhor momento passou, pois o Mercado já está precificando a queda dos juros, porém ainda tem opções, mas precisa saber o que está fazendo. Por outro lado, o dia de amanhã é incerto e quem garante que vai cair rápido ou mesmo que vai cair como o Mercado acho, ou pode vir algo novo e subir. Não tem como saber o futuro, precisamos analisar o agora, mas sabendo o que estamos fazendo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pessoal as respostas me ajudaram a decidir, eu já estou no módulo 6 do curso @Edison Luis Paulini, já finalizei o módulo de renda fixa e foi justamente por ver que existem ainda outros investimentos em renda fixa com rendimentos melhores ou iguais o que estou recebendo agora no Tesouro Selic e que não diminuiria que tive esse insight!

Sim @Adriano Luiz Odahara Umemura esse é o valor que eu tenho separado para renda fixa, minha reserva de emergência já está separada em uma conta onde tenho mais facilidade de tirar caso surja uma emergência, seguindo o que aprendi na aula, até no tesouro não seria um local muito bom para a reserva de emergência.

Realmente @Flavio Pradoo futuro é incerto, podem até começar a baixar agora é surgir algo e a taxa acabar subindo novamente, mas mesmo com o mercado já precificando os juros, ainda conseguimos encontrar alguns títulos de CDB e LCI com taxas muito boas, que acabaria rendendo o mesmo ou até pouca coisa mais do que a Selic como está agora, na AUVP investimentos encontrei alguns.

Muito obrigado pessoal !

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...