Jump to content
  • 0

CRA Marfrig oferta pública


Andre Gomes

Pergunta

Alguns de vcs (ou vários) devem ter recebido oferta de CRA MArfrig, lançada nesse semestre e em período de reserva.  

Pelo que entendi do prospecto, a 1a série tem um retorno previsto de CDI+1,65% ou 12,35% a.a, o que for maior. Vencimento em 2027.  (Taxa de referência B3 para 4 anos seria de 10,30 no momento)

No início de julho a oferta recebeu rating de brAAA.   A Marfrig é uma empresa com presença em vários países, uma das maiores do mundo no setor, "maior produtora de hambugers do mundo".... (rating bb)  mas há pouco tempo incorporou a BRF, que tem uma dívida gigante. Além disso, as vendas no mercado internacional não vão muito bem, e o preço da carne nos EUA está alto, segundo notícias que vi, por causa do baixo estoque de gado para abate, seca que reduziu a produção de pasto. O número de cabeças de gado o menor da história, reduzindo a oferta e aumentando os preços. Ou seja, custos de produção estão muito altos e pressionados. Isso deve aumentar a venda de carne bovina do Brasil, segundo analistas...

A oferta de CRA visa justamente a capitalização para compra de gado bovino.

Seria essa a análise?   O que vcs acrescentariam?   Agradeço pelos comentários!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Andre Gomes disse:

Alguns de vcs (ou vários) devem ter recebido oferta de CRA MArfrig, lançada nesse semestre e em período de reserva.  

Pelo que entendi do prospecto, a 1a série tem um retorno previsto de CDI+1,65% ou 12,35% a.a, o que for maior. Vencimento em 2027.  (Taxa de referência B3 para 4 anos seria de 10,30 no momento)

No início de julho a oferta recebeu rating de brAAA.   A Marfrig é uma empresa com presença em vários países, uma das maiores do mundo no setor, "maior produtora de hambugers do mundo".... (rating bb)  mas há pouco tempo incorporou a BRF, que tem uma dívida gigante. Além disso, as vendas no mercado internacional não vão muito bem, e o preço da carne nos EUA está alto, segundo notícias que vi, por causa do baixo estoque de gado para abate, seca que reduziu a produção de pasto. O número de cabeças de gado o menor da história, reduzindo a oferta e aumentando os preços. Ou seja, custos de produção estão muito altos e pressionados. Isso deve aumentar a venda de carne bovina do Brasil, segundo analistas...

A oferta de CRA visa justamente a capitalização para compra de gado bovino.

Seria essa a análise?   O que vcs acrescentariam?   Agradeço pelos comentários!!

Boa tarde, Andre!

Como o Adriano colocou, fazer uma análise da empresa seria o ideal. Eu fiz alguns estudos sobre a empresa há um tempo pois tenho ela na carteira antes da AUVP.

Dentro dos meus critérios a empresa recebeu nota negativa. Na minha opinião é uma empresa deveras arriscada.

 

Eu também complementaria a resposta do @Adriano Luiz Odahara Umemura indicando você observar outras oportunidades observando o risco/retorno. Pode ser que você se depare com outras oportunidade que oferecem um mesmo retorno (ou maior) com risco menor.

Vale a pena conferir bastante as oportunidades!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde @Andre Gomes. Como é uma empresa de capital aberto, voce pode colher dados dos indicadores e no RI da empresa, para realizar uma avaliação de  como anda a saude da mesma e perspectivas futuras. LUcro, dividas, evolução do CAGR podem ser levados em conta para esta analise.

Obrigado Adriano.

Claro analisar a empresa. É que não detalhei, mas a empresa apresenta uma margem líquida apertada, 2,4% (0,29 de média) e apesar de demonstrar lucro até o ano passado, apresenta prejuízo em anos anteriroes e nos últimos 12 meses. Apesar disso, apresenta um crescimento de receita consistente e um ROE de 75%, que parece bom, se nao tivesse uma dívida enorme, divida liquida/ebtida 3,9 e divida bruta/patrimonio 13....

O patrimônio tb cresceu nos últmos anos.  Então dá pra ver que a operação está cara, houve investimento em patrimônio e ainda assim a empresa fez um payuot de 32% e tem DY de 25% (acho que contaminado pela queda da cotação noúltimo ano). Apesar dessa avaliação ser da empresa para a aquisição de um CRA, esses dados me dão uma ideia de distribuição de dividendo exagerada em relação à divida da empresa e a tentativa de diversificar com a a aquisição da BRF.  Dizem isso, se bem adimistrado, levaria a um crscimento da empresa nos próximos anos.   Mas como disse o @Edison Luis Paulini, a valiação seria negativa para a quisição de ações da empresa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Andre Gomes disse:

Obrigado Adriano.

Claro analisar a empresa. É que não detalhei, mas a empresa apresenta uma margem líquida apertada, 2,4% (0,29 de média) e apesar de demonstrar lucro até o ano passado, apresenta prejuízo em anos anteriroes e nos últimos 12 meses. Apesar disso, apresenta um crescimento de receita consistente e um ROE de 75%, que parece bom, se nao tivesse uma dívida enorme, divida liquida/ebtida 3,9 e divida bruta/patrimonio 13....

O patrimônio tb cresceu nos últmos anos.  Então dá pra ver que a operação está cara, houve investimento em patrimônio e ainda assim a empresa fez um payuot de 32% e tem DY de 25% (acho que contaminado pela queda da cotação noúltimo ano). Apesar dessa avaliação ser da empresa para a aquisição de um CRA, esses dados me dão uma ideia de distribuição de dividendo exagerada em relação à divida da empresa e a tentativa de diversificar com a a aquisição da BRF.  Dizem isso, se bem adimistrado, levaria a um crscimento da empresa nos próximos anos.   Mas como disse o @Edison Luis Paulini, a valiação seria negativa para a quisição de ações da empresa.

Assim como tem lucro não recorrente,  existe prejuízo não recorrente. Tem que ver o que aconteceu que gerou os prejuízos este ano. Como o embargo por pelo menos 1 mês da China à carne brasileira pelo boato da vaca louca no Brasil. Assim como agora a gripe do frango louco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Regina Cristina Valladares Camina disse:

A comunidade me surpreende pra melhor!

Entrei justamente para saber deste titulo. Com as informações de vocês, vou na prática  aprendendo a fazer a analise. 

O assessor tentou "vender o peixe", como a oitava maravilha do mundo.. muito obrigada!       

Oi Regina,

Meu objetivo maior nem era fechar questão sobre o investimento, mas saber se a análise está no caminho certo. Se a avaliação feita dessa forma está ok e como posso melhorar.

Se tiver mais a acrescentar ou criticar, por favor, acrescente!!

Abs!!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...