Jump to content

  • 0

Divida com agiota


Convidado Anônimo

Pergunta

Sabe aquele papo quando a pessoa tem um problema mas não quer falar que é com ela?  ai começa a frase mais ou menos assim..."tem um amigo meu"....Só que nesse caso realmente não sou eu. 

Eu tenho um primo, considero ele como irmão pois a gente foi criado juntos. Devido a trabalho a gente já não tem mais tanto contato, mas considero ele pra caramba. Hoje ele me ligou falando que ta com uma divida de R$42.000,00 com um agiota, juros de 10% a.m. Literalmente aquela noticia que é um "soco na cara".

A situação dele é a seguinte, trabalha numa empresa e ganha aproximadamente R$ 2.500,00. Não tem carro, ainda não é casado, e mora com a mãe dele que é aposentada INSS salario mínimo. Ele não vai conseguir pagar essa divida nunca, e ficar devendo para agiota.....já viu né.

Eu sei que a única solução é pagar logo essa divida, eu tenho dinheiro para isso mas não queria ficar descapitalizado, pois tenho esse valor mas não tenho muito mais do que isso.

Será que compensaria pegar um empréstimo num banco em meu nome e ele ir me pagando?

Pô se alguém puder dar uma ideia aí....

Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 19/08/2023 at 12:22, Convidado Anônimo disse:

R$42.000,00 com um agiota, juros de 10% a.m

só de juros essa divida da 4200 por mês, o seu primo recebe 2500 por mês, ou ele foge, oque pode até sobrar pra alguem da familia, pq agiota é tudo bandido e não quer sair perdendo, ou vc ajuda ele a pagar mesmo, tenta renegociar essa divida, sei la, 30-35K a vista, o cara provavelmente vai preferir isso a matar alguem, pq matar não da dinheiro

Pelo que eu entendi ele não tem nenhum bem para se desfazer, ele realmente não tem como sair dessa sozinho, mas tenha noção de que isso de fato é doação, dificilmente vc vai ter esse dinheiro de volta

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/08/2023 at 12:22, Convidado Anônimo disse:

Será que compensaria pegar um empréstimo num banco em meu nome e ele ir me pagando?

Os juros do empréstimo quase sempre será maior que o rendimento do que você tiver. Matematicamente compensa pagar a dívida à vista sem empréstimo. Porém isso poderia gerar um problema maior pra você: ficar sem o dinheiro e sem o primo.

Não sei como é seu primo, mas normalmente quando a pessoa faz uma dívida grande e alguém resolve o problema pra ele sem exigir muito esforço, é muito provavel que a dívida seja refeita.  Se problema for resolvido mas o comportamento que gerou o problema não for, novo problema e ainda maior será criado no futuro. 

Caso isso aconteça, você deixa de receber o que "emprestou" a ele e ele continua "enrolado". 


Se você o ajudar a encontrar um lugar com juros baixos para empréstimo consignado em nome dele talvez seja uma opção viável.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom, vamos lá, talvez não seja a resposta que gostaria de ler, mas é a resposta que terás que ler:

Plano: A Fuga do Agiota.

1° Vamos fazer uma contabilidade do patrimônio do "seu primo"  junto com o da mãe do "seu primo" (a mais afetada nessa história)
2° Vamos ver qual estado e cidade "seu primo" está e para qual estado e cidade "seu primo" irá (afinal parte do plano é se mudar do onde estás)
3° Vamos ter que fazer parecer uma viagem que "seu primo" vai voltar logo, porém terás que apagar a pegada digital de redes sociais para voltar a uma vida tranquila. 

Lembre-se, agiotagem é CRIME e "seu primo" fez parte disso por um breve tempo... 

"Seu primo" terá que pedir demissão via e-mail 3 dias depois da viagem, mesmo sem justa causa, não irá receber alguns benefícios, mas isso pouco importa... como a mãe do "seu primo" é aposentada, de fome não vai morrer, então encontrar uma cidade pequena no interior de Minas Gerais será o melhor, assim ele poderá viver de queijo minas e pão por umas 3semanas até conseguir um novo trabalho em um mercadinho local. 

Pronto, sumiu da vista do vosso perseguidor agiota, sumiu por um breve tempo, até no emprego não sabem o que aconteceu e não mora mais próximo ao ocorrido. 
....

....

Em resumo, Amigos Amigos, Negócios à parte. Não coloque seu patrimônio em jogo por causa de uma pessoa que está na família ou algo do tipo... 42mil bem utilizado pode ser o ponto de inicio para VOCÊ mudar sua vida em pouco tempo... 
"Seu primo" (e espero que seja ele mesmo) tomou uma atitude na vida de pegar esse dinheiro não se sabe o pq e nem pra que... O máximo que vai acontecer é ele ter umas pernas quebradas e ter essa dívida para o resto da vida... Segue teu rumo amigo, não se coloque na frente desse taco de baseball que irá entrar em contato com a perna do "seu primo"!

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/08/2023 at 09:57, Arthur Baquit Reis disse:

Esse meu amigo se arrepende até hoje e, por mais que eu não ache, ele julga que tem participação no falecimento desse amigo dele.

Caramba, não tinha lido sua mensagem.  Que história triste..

On 21/08/2023 at 09:57, Arthur Baquit Reis disse:

Gostaria também de salientar que agiotagem não é o mesmo que pagar dívida de cartão de crédito.

É .. você tem razão.. não é mesma coisa que ficar devendo banco.. Acho que as ideias aqui foram sempre pensando em dívida como dívida somente e não levando em consideração quem vai cobrá-la.

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...