Jump to content
  • 0

ONDE ESTÁ A PEGADINHA?


Jhonatan Aparecido Magri

Pergunta

Bom dia, boa tarde, boa noite meus colegas investidores.

Recebi a seguinte "oportunidade" do meu assessor daquela corretora que tem no início do seu nome o X da Xuxa:

"CRI Logística (AAA) Prefixado 7 anos – 12%a.a. (Isento de I.R.) – DIF30 +1,9% (A taxa pode sair de ~11,5% até ~12,%)

OBS: Por ser crédito privado, o intuito não seria necessariamente levar até o fim do prazo, podemos resgatar antecipadamente, e com o fechamento do juros futuro, teríamos um ágio maior ainda.

Como você sabe, o Banco Central vem reduzindo a taxa de juros nas reuniões do COPOM, projetando chegar a 8,5% em 2 anos. Sendo assim, os títulos prefixados já reduziram drasticamente suas taxas de remuneração!

Nosso time de Renda Fixa acredita ser uma excelente oportunidade de alocação, não simplesmente pelo cenário de queda de juros e termos aumentado a recomendação de prefixado nas carteiras dos nossos clientes, mas também devido a taxa que ela está remunerando ser uma das ultimas na plataforma."

Confesso a vocês, estou MUITO desacreditado das recomendações vindas de lá, pois somente este ano que me dediquei mais aos estudos sobre investimento pude perceber que me foram empurrados produtos péssimos, como COEs, alguns fundos de investimento, entre outras coisas.

Com isso, pergunto: Onde será que está a pegadinha dessa vez?

Analisando rapidamente a proposta, parece ser boa, 12% a.a. sem IR. Mas eu estou muito cético com essas coisas, principalmente após as aulas do Raul, onde pude extrair que sempre tem alguma coisa no meio, nem tudo são flores como pintam.

Abraços.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
20 minutes ago, Waleska Barros disse:

Adriano, já vi esse esse esquema de  DIFXX mas nunca entendi direito o que seria.  Taxa DI é próxima da SELIC, certo? É como se fosse SELIC + 1,9 % anual? ou seria a SELIC na data do vencimento + 1,9% anual? 

Oi @Waleska Barros boa tarde. Os juros futuros são a estimativa da taxa de juros para determinado período, ou seja, trata-se de uma projeção que serve como previsão da taxa de juros no futuro. Nesse sentido, a taxa de juros futuros têm o intuito de antever a taxa de juros do futuro. 😂

Essa previsão é criada pelos agentes econômicos tendo como base os fatores que mais impactam a Taxa Selic. Alguns fatores são a inflação, crises políticas e investidores externos. Também é considerado a oferta e demanda nos investimentos, crises econômicas internas e a dívida pública.

A política fiscal e monetária, câmbio, balança comercial e o Produto Interno Bruto (PIB), também são considerados. Enfim, tendo como base esses dados é feita a projeção de como a taxa de juros estará no cenário futuro, que pode ser daqui a alguns meses ou anos.

No caso em questão, o ideal seria ter o prospecto para confirmar, mas utilizando-se das informações fornecidas, uma das emissões pode-se utilizar do DI futuro para determinação da taxa. Na data da emissão verifica-se o valor do DI1F31 que seria o DI futuro para 2031 e acrescenta-se a taxa de 1,9% tornando-se uma taxa prefixada. Hoje o DI1F31 está no valor de 11,04%. Caso a emissão fosse hoje o valor da taxa seria de 12,94%

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Jhonatan Aparecido Magri uma outra forma de investir em CRIs seria pelo fundos imobiliários de papel. Os fiis de papel possuem inúmeros CRIs em seus portfólios, o que diminui o risco, já que se um deles der default o percentual de perda seria bem menor. Além do que você teria uma liquidez maior na minha opinião. Hoje existem diversos fiis de papel pagando dividendos entre 12-13%.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala @Jhonatan Aparecido Magri, de inicio reforço o que o @Adriano Luiz Odahara Umemura comentou, se colocar o prospecto a gente consegue detalhar tudo.

Sobre recomendação, eles tem que ganhar dinheiro, então eles vão recomendar quem tiver pagando a maior taxa pra eles, as informações da oportunidade devem ser verdadeiras, mas não quer dizer que sejam as melhores que estão oferendo pro seu perfil. Renda fixa é bom avaliar em outras corretoras também, porque como elas fazem o meio do caminho, elas podem reduzir o que recebem pra poder captar clientes, por exemplo os alunos da AUVP tem uma taxa private na Isa, então vão ter retorno melhor na renda fixa do que em outras corretoras.

Sobre a taxa, faz sentido esses 12%a.a. mas como é CRI você tem que avaliar a companhia. Por exemplo, abrindo a isa aqui agora tem alguns CRI pagando IPCA + 8%a.a. (imagem abaixo) como a média histórica do IPCA é de 6%, vai ficar com uma taxa maior que esse que você recebeu como oferta, eles também são isentos de imposto de renda, mas de todos apresentados só conheço a construtora Tenda, mesmo assim, tem que ver o prospecto, entender o risco, porque o CRI não tem fundo garantidor, se quebrar no caminho você fica sem dinheiro, por isso pagam alto. Inclusive na imagem tem uma cor ao lado, isso é um sinal resumo da pre analise e na imagem só a Tenda é "amarela" = cuidado, todas as outras são "vermelha" = grande risco.

 

image.png.6fe55ae801b6dab57bdf20b8de23f8f5.png

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Na data da emissão verifica-se o valor do DI1F31 que seria o DI futuro para 2031 e acrescenta-se a taxa de 1,9% tornando-se uma taxa prefixada.

Então o valor é calculado no momento da emissão do título e mantem o mesmo percentual a.a. pelos 7 anos, como um prefixado normal? Seria só para emissão primária?

Obrigada pela explicação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Waleska Barros disse:

Então o valor é calculado no momento da emissão do título e mantem o mesmo percentual a.a. pelos 7 anos, como um prefixado normal? Seria só para emissão primária?

Obrigada pela explicação.

Se for nos moldes que eu acredito que seja sim. No prospecto descreve certinho

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Jhonatan Aparecido Magri disse:

Bom dia, boa tarde, boa noite meus colegas investidores.

Recebi a seguinte "oportunidade" do meu assessor daquela corretora que tem no início do seu nome o X da Xuxa:

"CRI Logística (AAA) Prefixado 7 anos – 12%a.a. (Isento de I.R.) – DIF30 +1,9% (A taxa pode sair de ~11,5% até ~12,%)

OBS: Por ser crédito privado, o intuito não seria necessariamente levar até o fim do prazo, podemos resgatar antecipadamente, e com o fechamento do juros futuro, teríamos um ágio maior ainda.

Como você sabe, o Banco Central vem reduzindo a taxa de juros nas reuniões do COPOM, projetando chegar a 8,5% em 2 anos. Sendo assim, os títulos prefixados já reduziram drasticamente suas taxas de remuneração!

Nosso time de Renda Fixa acredita ser uma excelente oportunidade de alocação, não simplesmente pelo cenário de queda de juros e termos aumentado a recomendação de prefixado nas carteiras dos nossos clientes, mas também devido a taxa que ela está remunerando ser uma das ultimas na plataforma."

Confesso a vocês, estou MUITO desacreditado das recomendações vindas de lá, pois somente este ano que me dediquei mais aos estudos sobre investimento pude perceber que me foram empurrados produtos péssimos, como COEs, alguns fundos de investimento, entre outras coisas.

Com isso, pergunto: Onde será que está a pegadinha dessa vez?

Analisando rapidamente a proposta, parece ser boa, 12% a.a. sem IR. Mas eu estou muito cético com essas coisas, principalmente após as aulas do Raul, onde pude extrair que sempre tem alguma coisa no meio, nem tudo são flores como pintam.

Abraços.

 

Se vc já tem investido.maia de 1M, ou seja não tem mais como estar coberto pelo FGC, pode começar a olhar para o lado dos CRIs e Caras, antes não é recomendado.

Dito isso, tem que ver as outras opções de CRIs disponíveis no mercado, se a proposta e realmente melhor que as outras opções 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...