Jump to content
  • 0

Aposentadoria tesouro x diversificar?


Alessandro Daniel Ferreira

Pergunta

Bom dia!

Surgiu uma dúvida, aliás são várias rs, tenho 47 anos e pretendo aposentar com 55 no máximo, tenho uns 100k distribuídos em carteiras da bolsa, e mais 400k parados, seria bom diversificar após o término do curso, ou jogar com o regulamento e colocar em um tesouro direto, já que consigo aportar entre 2k a 4k por mês até os meus 55 anos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Waleska Barros disse:

Mas quando se tem um montante grande parado, poderia ir pro tesouro SELIC e de alí vai se tirando os montantes mensais, né?

Sim, isso mesmo.

 

7 minutes ago, Waleska Barros disse:

400k em 1 mes (pra não pagar IOF) renderia bruto 4169,16. Mesmo tirando os 22,5% de imposto, ainda compensa né?

Pagar IOF de alguma coisa que rendeu (vc só paga em cima do rendimento) é melhor do que não pagar IOF de algo que não rende.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/08/2023 at 09:48, Alessandro Daniel Ferreira disse:

Bom dia!

Surgiu uma dúvida, aliás são várias rs, tenho 47 anos e pretendo aposentar com 55 no máximo, tenho uns 100k distribuídos em carteiras da bolsa, e mais 400k parados, seria bom diversificar após o término do curso, ou jogar com o regulamento e colocar em um tesouro direto, já que consigo aportar entre 2k a 4k por mês até os meus 55 anos.

Alessandro,

Como você ainda não concluiu os módulos, inicialmente eu deixaria tudo aportado no Tesouro Selic, já que ainda está com um ótimo rendimento. Com a conclusão, você terá uma visão mais aguçada do seu perfil, principalmente após fazer o PIAR e poderá estudar/analisar com mais profundidade as classes de ativos que comporão a sua carteira. Neste momento eu não teria pressa, faria tudo com bastante calma, já que você está com um capital bastante considerável, qualquer decisão pode comprometer o seu capital.

Mesmo com as classes e ativos definidos, eu faria uma diluição destes aportes. Vou citar o meu exemplo: não tinha nada aportado em ativos internacionais, decidi direcionar 15% do meu capital em 5 ETFs. Esses 15% representam 18 meses dos meus aportes mensais. Para fazer uma diluição na formação desta classe eu decidi direcionar 1,5x do aporte mensal nos ETFs escolhidos (e continuo com a aporte mensal nas demais classes de ativos regulares), desta forma, demorarei 12 meses até distribuir todo o montante que será aportado, assim eu consigo linearizar e ter um preço médio mais condizente com as oscilações do mercado do que fazer todo o aporte do valor de uma única vez ou então dividir apenas em 2~3 aportes. Prefiro "demorar" para atingir a % definida do que correr o risco de ficar refém de uma oscilação brusca do mercado bem no momento subsequente ao meu aporte.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/08/2023 at 13:51, Henrique Magalhães disse:

Uma curiosidade ? O que você chama de dinheiro parado ? Ele está em um colchão ? Ou conta corrente ? 
Mas ressaltando o que os colegas já mencionaram , siga até o final das aulas : módulos , faça o PIAR, definas quais ativos são mais alinhados com sua estratégia (se aposentar em até 8 anos ) , e veja se o montante atual + seus aportes mensais neste período , vão te deixar em um patamar de renda passiva que te atenda …. A meta você parece já saber (em 8 anos ) mas precisa saber valor , e conhecer os ativos para alinhar a uma estratégia !

vou citar um exemplo qualquer 

suponha que você queira fazer/ter uma carteira 30% renda fixa , 30% ações perenes pagadoras de dividendos , e 40% FII, e com esta carteira (estratégia) você consiga uma renda passiva que além de pagar seus custos mensais ainda sobre 20% para reinvestir (seria uma ideia de estratégia escolher ativos que te tragam isso lá na frente, nós 8 anos )

a estratégia acaba sendo pensada e formulada de forma individual , e com as aulas da AUVP você vai começar a sentir segurança em desenhar seu próprio caminho / estratégia , já que os objetivos são especificamente seus …

desejo bons estudos e que consiga chegar logo em sua meta

Quase isso o "parado" rs. Obrigado💪

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/08/2023 at 11:16, Waleska Barros disse:

Essa questão de confiança é bem importante. Como não tenho segurança nenhuma em renda variável, deixei boa parte em SELIC e estou aportanto em IPCA+. Depois do curso espero conseguir colocar algo em ações com paz no coraçao kkk.

Pensei em dispor uns 100k no tesouro IPCA +, com pequenos aportes de 500k a 1000k, que pode fortalecer a minha aposentadoria daqui 8 anos. Mas como estou sem tempo de estudar está complicado, ainda sigo no módulo 3.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Alessandro Daniel Ferreira disse:

Quase isso o "parado" rs. Obrigado💪

Se o parado é parado mesmo, tipo conta. Aí vale colocar no Tesouro Selic rapidinho kkkk Em 1 mês zera o IOF, aí dá pra ir tirando e realocando

 

7 horas atrás, Alessandro Daniel Ferreira disse:

Pensei em dispor uns 100k no tesouro IPCA +

O IPCA+ protege da inflação. Levando em consideração que a parte prefixada deve cair conforme a SELIC vai baixando, vale a pena considerar o IPCA+ mesmo... 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...