Jump to content
  • 0

Como comparar Taxa de Investimentos


Cesar Micael Sarafim

Pergunta

Pessoal,

Espero que todos estejam bem.
Eu tenho uma dúvida que com certeza já foi gerada aqui, mas eu não encontrei a thread.

Como comparar títulos que são ofertados com taxas e prazos diferentes , exemplo:
LCI - XPTO - Prazo 91 dias - Taxa 88,50% do CDI
LCA - XPTO2 - Prazo 182 dias - Taxa 93,00% do CDI
CDB - XPTO3 - Prazo 35 dias - Taxa 102,25% do CDI
CRI - XPTO4 - Prazo 0,75 anos - Taxa IPCA + 8%

Aonde investir ? O que considerar além do prazo ? Sei que alguns títulos tem IR....

Não sou bom em matemática financeira, (peço desculpas se a dúvida for muito óbvia).
Alguém tem uma planilha para facilitar a nossa vida com esta comparação ?

Obrigado

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura
Suas respostas como sempre são muito completas;

A questão final que fica, digamos que após as análises encontrei 3 papéis seguros para investir, como trazer matematicamente o melhor titulo a investir ?
 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, cesar micael sarafim disse:

A questão final que fica, digamos que após as análises encontrei 3 papéis seguros para investir, como trazer matematicamente o melhor titulo a investir ?

Em termos de rentabilidade pura, seria calculando a rentabilidade liquida, descontando o IR.

Contudo, como disse acima existem outras variaveis a serem analisadas.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, cesar micael sarafim disse:

Pessoal,

Espero que todos estejam bem.
Eu tenho uma dúvida que com certeza já foi gerada aqui, mas eu não encontrei a thread.

Como comparar títulos que são ofertados com taxas e prazos diferentes , exemplo:
LCI - XPTO - Prazo 91 dias - Taxa 88,50% do CDI
LCA - XPTO2 - Prazo 182 dias - Taxa 93,00% do CDI
CDB - XPTO3 - Prazo 35 dias - Taxa 102,25% do CDI
CRI - XPTO4 - Prazo 0,75 anos - Taxa IPCA + 8%

Aonde investir ? O que considerar além do prazo ? Sei que alguns títulos tem IR....

Não sou bom em matemática financeira, (peço desculpas se a dúvida for muito óbvia).
Alguém tem uma planilha para facilitar a nossa vida com esta comparação ?

Obrigado

na plataforma, os rendimentos estão anualizados, e os isentos exibem uma taxa como se tivessem que pagar IR para fins de comparação. (na plataforma antiga tem umas observações no final da pagina explicando isso)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, cesar micael sarafim disse:

Pessoal,

Espero que todos estejam bem.
Eu tenho uma dúvida que com certeza já foi gerada aqui, mas eu não encontrei a thread.

Como comparar títulos que são ofertados com taxas e prazos diferentes , exemplo:
LCI - XPTO - Prazo 91 dias - Taxa 88,50% do CDI
LCA - XPTO2 - Prazo 182 dias - Taxa 93,00% do CDI
CDB - XPTO3 - Prazo 35 dias - Taxa 102,25% do CDI
CRI - XPTO4 - Prazo 0,75 anos - Taxa IPCA + 8%

Aonde investir ? O que considerar além do prazo ? Sei que alguns títulos tem IR....

Não sou bom em matemática financeira, (peço desculpas se a dúvida for muito óbvia).
Alguém tem uma planilha para facilitar a nossa vida com esta comparação ?

Obrigado

Ainda não tenho QI para opnar nesse post 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/09/2023 at 13:15, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @cesar micael sarafim. Inicialmente temos que levar em consideração algumas informações alem da rentabilidade dos titulos.

LCIs, LCAs e CDBs são titulos bancarios. Seria interessante avaliar a saude financeira do emissor atraves de dados como indice de Basileia, indice de imobilização e se a instituiçnao esta tendo lucro nos ultimos anos. Estes titulos são cobertos pelo FGC, sendo assim voce pode ter uma exposição de R$250mil por instituição financeira e R$1 milhão por CPF. Em termos de liquidez, LCIs, LCAs e CDBs só possibilitam o resgate antecipado via mercado secundario, ou seja, precisam de uma contraparte que efetue a recompra.

Ja os CRIs são emprestimos que voce faz para empresas ligadas ao setor imobiliario. Sendo assim não há cobertura do FGC e é necessario uma avaliação da saude da empresa. Devido a isso, empresas que não possuem capital aberto na bolsa possuem um risco maior ja que muitas informações podem não ser acessiveis para o investidor.

Em relação aos titulos que voce citou, temos que levar em consideração tambem durante a analise, o momento de mercado e o contrafluxo. Estamos em um cenario de queda da taxa de juros, sendo assim, os titulos indexados ao CDI irão perder rentabilidade caso a queda se concretize. Pelo contrafluxo seria interessante procurar titulos prefixados ou indexados ao IPCA.

Analisando a rentabilidade, LCIs, LCAs e CRIs são isentas de IR, sendo então mais indicadas para objetivos de curto prazo. Voce pode comparar a rentabilidade de uma LCI com um CDB fazendo uma simulação adicionando o IR

Por exemplo, uma LCI com vencimento para 182 dias e taxa de 93% do CDI. O CDI esta hoje com o valor de 13,15%, sendo então a taxa desta LCI hoje de 12,23%. 
Um CDB com prazo de 182 dias pagara uma aliquota de 20% de IR. Sendo assim, para ser equivalente a LCI, o CDB devera oferecer uma taxa de 15,28%.

Resumindo, para a escolha do titulo voce teria que avaliar o risco, liquidez, contrafluxo, taxa e qual seria o objetivo deste investimento.

Fala, Adriano!

Valeu pela aula, ia criar um tópico justamente com essa dúvida e resolvi procurar antes heheheh

Mas me ajuda aqui, que matemática não é muito o meu forte...

Nessa parte final vc me apertou "Um CDB com prazo de 182 dias pagara uma aliquota de 20% de IR. Sendo assim, para ser equivalente a LCI, o CDB devera oferecer uma taxa de 15,28%."

Como vc chegou nessa taxa de 15,28%? Esses 20% de ir entram como na conta?

Desculpe a pergunta leiga e besta.

 

E obrigado, como sempre, pelos esclarecimentos!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Pedro Simões Andrade disse:

Fala, Adriano!

Valeu pela aula, ia criar um tópico justamente com essa dúvida e resolvi procurar antes heheheh

Mas me ajuda aqui, que matemática não é muito o meu forte...

Nessa parte final vc me apertou "Um CDB com prazo de 182 dias pagara uma aliquota de 20% de IR. Sendo assim, para ser equivalente a LCI, o CDB devera oferecer uma taxa de 15,28%."

Como vc chegou nessa taxa de 15,28%? Esses 20% de ir entram como na conta?

Desculpe a pergunta leiga e besta.

 

E obrigado, como sempre, pelos esclarecimentos!

@Pedro Simões Andrade a conta é simples:

CDI vezes o percentual do título

Cálculo: hoje a Selic é 13,25% portanto o CDi será 13,15% (sempre 0,10 a menos), então será 13,15% vezes 93% = 12,23%

Taxa da LCI dividida por (100% menos IR)

Cálculo: LCI de 182 dias teria 20% de IR, portanto você pega 12,23% e divide por (100%-20%) = 12,23% dividido por 80% = 15,28%

 

Tabela regressiva do IR:

Até 180 dias: 22,50%

De 181 a 360 dias: 20,00%

De 361 a 720 dias: 17,50%

Acima de 721 dias: 15,00%

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Pedro Simões Andrade a conta é simples:

CDI vezes o percentual do título

Cálculo: hoje a Selic é 13,25% portanto o CDi será 13,15% (sempre 0,10 a menos), então será 13,15% vezes 93% = 12,23%

Taxa da LCI dividida por (100% menos IR)

Cálculo: LCI de 182 dias teria 20% de IR, portanto você pega 12,23% e divide por (100%-20%) = 12,23% dividido por 80% = 15,28%

 

Tabela regressiva do IR:

Até 180 dias: 22,50%

De 181 a 360 dias: 20,00%

De 361 a 720 dias: 17,50%

Acima de 721 dias: 15,00%

Espero ter ajudado.

Valeu demais, Flavio! Ajudou muito.

Tinha me perdido na parte de LCI/(100-IR)

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
invest
×
×
  • Criar novo...