Jump to content
  • 0

Dividendo distrubuído é descontado do preço da ação?


Cristian Roberto Pastro

Pergunta

Boa noite sardinhas e sardinhos desse mundo afora,

 

Eu vi em alguma live ou aula que o @Raul Sena falou que o dividendo é descontado do preço da ação.

Porém isso não é uma afirmação literal, correto?

 

Suponha que essa afirmação seja por:

- Ao fato de que o dividendo é descontado do patrimônio da empresa. E a empresa tendo um patrimônio menor, o mercado precificará, muitas vezes,  a ação um pouco menor.

- Somado ao fato de que um pouco antes da data-ex, as ações poderão em muitos casos, subir um pouco de preço devido a espertinhos querendo ganhar dividendos. A ação então em geral, voltará aos patamares anteriores depois da distribuição de dividendos.

- E ainda ao terceiro fato de que se a empresa passa a pagar dividendos de forma recorrente, muita gente acaba buscando os dividendos, acaba querendo comprar a empresa, fazendo o preço por ação subir.

- E claro, uma empresa que paga dividendos já está na fase de auferir lucros. Sendo assim, algum(s) de seu(s) investimentos já deu lucro.

 

O que vocês acham.

Estou certo nessas afirmações?

 

Ou minha interpretação em relação a fala do @Raul Sena foi incorreta?

 

Muito Obrigado pessoal.

Terminei todas as aulas e estou com essa ponta solta no meu raciocínio

 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Cristian Roberto Pastro disse:

Boa noite sardinhas e sardinhos desse mundo afora,

 

Eu vi em alguma live ou aula que o @Raul Sena falou que o dividendo é descontado do preço da ação.

Porém isso não é uma afirmação literal, correto?

 

Suponha que essa afirmação seja por:

- Ao fato de que o dividendo é descontado do patrimônio da empresa. E a empresa tendo um patrimônio menor, o mercado precificará, muitas vezes,  a ação um pouco menor.

- Somado ao fato de que um pouco antes da data-ex, as ações poderão em muitos casos, subir um pouco de preço devido a espertinhos querendo ganhar dividendos. A ação então em geral, voltará aos patamares anteriores depois da distribuição de dividendos.

- E ainda ao terceiro fato de que se a empresa passa a pagar dividendos de forma recorrente, muita gente acaba buscando os dividendos, acaba querendo comprar a empresa, fazendo o preço por ação subir.

- E claro, uma empresa que paga dividendos já está na fase de auferir lucros. Sendo assim, algum(s) de seu(s) investimentos já deu lucro.

 

O que vocês acham.

Estou certo nessas afirmações?

 

Ou minha interpretação em relação a fala do @Raul Sena foi incorreta?

 

Muito Obrigado pessoal.

Terminei todas as aulas e estou com essa ponta solta no meu raciocínio

 

Vou dar um exemplo pratico para facilitar o entendimento

Vamos supor que a vale3 esta fechou hoje por 70 reais e tinha um dividendo de 2 reais por ação com data com hoje ou seja, amanha ela vai a data ex dividendos, quando ela abrir a mercado amanha, ela vai abrir a 68 reais, pode ser que ela suba e volte para os 70 reais, assim como ela pode cair. O role que fala que ela sai, é porque esse dividendo pago saiu do caixa da empresa, acho que é o Raul que fala, quando a empresa paga dividendos o dinheiro sai do seu bolso esquerdo para o seu bolso direito, no final das contas não mudou muita coisa.

Eu gosto de receber dividendos porque acho o melhor incentivo para o pequeno investidor, não tem sentimento melhor do que ver seus dividendos aumentando com os anos.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Vou dar um exemplo pratico para facilitar o entendimento

Vamos supor que a vale3 esta fechou hoje por 70 reais e tinha um dividendo de 2 reais por ação com data com hoje ou seja, amanha ela vai a data ex dividendos, quando ela abrir a mercado amanha, ela vai abrir a 68 reais, pode ser que ela suba e volte para os 70 reais, assim como ela pode cair. O role que fala que ela sai, é porque esse dividendo pago saiu do caixa da empresa, acho que é o Raul que fala, quando a empresa paga dividendos o dinheiro sai do seu bolso esquerdo para o seu bolso direito, no final das contas não mudou muita coisa.

Eu gosto de receber dividendos porque acho o melhor incentivo para o pequeno investidor, não tem sentimento melhor do que ver seus dividendos aumentando com os anos.

 

Peraí.

Então se a VALE3, por exemplo, pagará R$2,00 por ação em forma de dividendos, é uma regra do mercado que ela abrirá na data-ex dividendos a R$2,00 a menos?

Então nesse caso o valor da ação não iria ser o valor da última negociação, e sim o valor da última negociação descontado o valor dos dividendos?

Pensei que esse "desconto" fosse só euforia do mercado e qualquer acréscimo/desconto no preço fosse só burburinho do mercado.

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Peraí.

Então se a VALE3, por exemplo, pagará R$2,00 por ação em forma de dividendos, é uma regra do mercado que ela abrirá na data-ex dividendos a R$2,00 a menos?

Então nesse caso o valor da ação não iria ser o valor da última negociação, e sim o valor da última negociação descontado o valor dos dividendos?

Pensei que esse "desconto" fosse só euforia do mercado e qualquer acréscimo/desconto no preço fosse só burburinho do mercado.

 

 

No módulo certo e em algumas lives vai ouvir o exemplo da Padaria, do Raul.

O dinheiro não se cria, tem q sari de algum lado, e sai do preço da ação, que depois pode mudar mais de acordo com o que o mercado acha.

As vezes uma.distribuicaonde dividendos não é saudável para a empresa, tem empresas distribuindo dividendos mesmo estanso com prejuízo.

Pensa em uma empresa sua, de qualquer área, os dividendos e a repartição dos lucros,..ele vai afetar o caixa, mas agradar os socios faz parte da empresa, reinvestir os lucros também, precisa de um equilíbrio.

Muitas empresas em fase de crecimiento não distribuem dividendos e isso é bom, porque você compra barato e depois de anos ela vai vir distribuir dividendos, seu DY pessoal vai ser absurdo.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Ricardo disse:

As vezes uma.distribuicaonde dividendos não é saudável para a empresa, tem empresas distribuindo dividendos mesmo estanso com prejuízo

Como complemento a essa colocação do Ricardo eu aconselharia a observar o histórico de payout das empresas que costumam pagar dividendos. Payouts constante muito elevados na minha opinião é sinal de problema. A saraiva pode ser um exemplo disso.

Quanto maior o payout, menor o valor ficando retido para a empresa utilizar para seu crescimento.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Peraí.

Então se a VALE3, por exemplo, pagará R$2,00 por ação em forma de dividendos, é uma regra do mercado que ela abrirá na data-ex dividendos a R$2,00 a menos?

Então nesse caso o valor da ação não iria ser o valor da última negociação, e sim o valor da última negociação descontado o valor dos dividendos?

Pensei que esse "desconto" fosse só euforia do mercado e qualquer acréscimo/desconto no preço fosse só burburinho do mercado.

 

 

Isso, a própria B3 faz esse desconto da cotação do ativo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • -2
3 minutes ago, Cristian Roberto Pastro disse:

Boa noite sardinhas e sardinhos desse mundo afora,

 

Eu vi em alguma live ou aula que o @Raul Sena falou que o dividendo é descontado do preço da ação.

Porém isso não é uma afirmação literal, correto?

 

Suponha que essa afirmação seja por:

- Ao fato de que o dividendo é descontado do patrimônio da empresa. E a empresa tendo um patrimônio menor, o mercado precificará, muitas vezes,  a ação um pouco menor.

- Somado ao fato de que um pouco antes da data-ex, as ações poderão em muitos casos, subir um pouco de preço devido a espertinhos querendo ganhar dividendos. A ação então em geral, voltará aos patamares anteriores depois da distribuição de dividendos.

- E ainda ao terceiro fato de que se a empresa passa a pagar dividendos de forma recorrente, muita gente acaba buscando os dividendos, acaba querendo comprar a empresa, fazendo o preço por ação subir.

- E claro, uma empresa que paga dividendos já está na fase de auferir lucros. Sendo assim, algum(s) de seu(s) investimentos já deu lucro.

 

O que vocês acham.

Estou certo nessas afirmações?

 

Ou minha interpretação em relação a fala do @Raul Sena foi incorreta?

 

Muito Obrigado pessoal.

Terminei todas as aulas e estou com essa ponta solta no meu raciocínio

 

Pelo que sei, boa pagadoras de dividendo é coisa boa. Agora se tem essas alteções no preço não deve ser tão significante. Mesmo acontecendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...