Jump to content
  • 0

Este é o melhor momento para investir em Renda Variável?


Alvaro Buzique Junior

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Álvaro!

No longo prazo sim, ainda será um bom momento.

Inclusive como temos a ferramenta do diagrama do cerrado, nossos aportes poderão estar mais equilibrados dentro da renda variável que tem como consequência uma possível valorização e junto disso podemos ir contra a manada pegando boas oportunidades de renda fixa travando taxas que serão muito benéficas no futuro pois estão deixando de olhar para essa classe e o resultado sera boas ofertas para tentar atrair investidores.

Boa noite, Edison!

Valeu pela resposta! Realmente a intenção é evitar o efeito manada. Para futuro (não muito distante) creio que começaremos a ver boas opções na renda fixa novamente (130, 140% CDI).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Alvaro Buzique Junior disse:

Boa noite, Edison!

Valeu pela resposta! Realmente a intenção é evitar o efeito manada. Para futuro (não muito distante) creio que começaremos a ver boas opções na renda fixa novamente (130, 140% CDI).

Se o cenário que estamos de queda Selic se manter a tendência é vermos sim essas ofertas de CDI.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Alvaro Buzique Junior disse:

creio que começaremos a ver boas opções na renda fixa novamente (130, 140% CDI).

Que assim seja, caro amigo. 😅

Quanto mais pessoas forem para a renda variável em função da queda da taxa selic, melhores serão as opções na renda fixa, pra nós, investidores de longo prazo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu estou aproveitando para comprar empresas perenes e aportar nas empresas que pagaram dividendos no mes anterior do aporte mensal. Nos fundos imobiliários fazendo sistema juros compostos. E reaportando a mais. E uma parte aportando de acordo com o diagrama. Já que estou em fase de crescer o patrimônio. E esperando as melhores taxas que vão aparecer na renda fixa para balancear minha carteira. 

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2024 at 19:48, Alvaro Buzique Junior disse:

Com a queda da taxa Selic e possível migração de investidores para a bolsa, a renda variável ainda é uma boa opção neste momento? 

@Alvaro Buzique Junior complementando os colegas, imagina que a cada 5 anos investindo faremos no mínimo 60 aportes neste período, isto se você esperar o valor mensal de aporte para somar aos dividendos recebidos para fazer o aporte mensal. Eu, por exemplo, tenho o aporte principal no início do mês, e ao longo do mês faço mais 1 ou 2 aportes com os dividendos recebidos, então estarei fazendo entre 60 e 180 aportes em 5 anos. Teremos momentos de alta e momentos de baixa, e conforme vamos aumentando o tempo de investimentos para 10, 15, 20 ou mais anos, estas variações de altas e baixas acabam ficando irrelevantes.

Claro que haverão meses que 100% do aporte será em renda variável, outros vezes será em renda fixa, outras vezes será somente no exterior (caso você tenha investimentos fora). O Diagrama do Cerrado fará todo o serviço sujo em calcular e mostrar onde devemos aportar, aproveitando os melhores momentos de cada classe de ativo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Alvaro Buzique Junior complementando os colegas, imagina que a cada 5 anos investindo faremos no mínimo 60 aportes neste período, isto se você esperar o valor mensal de aporte para somar aos dividendos recebidos para fazer o aporte mensal. Eu, por exemplo, tenho o aporte principal no início do mês, e ao longo do mês faço mais 1 ou 2 aportes com os dividendos recebidos, então estarei fazendo entre 60 e 180 aportes em 5 anos. Teremos momentos de alta e momentos de baixa, e conforme vamos aumentando o tempo de investimentos para 10, 15, 20 ou mais anos, estas variações de altas e baixas acabam ficando irrelevantes.

Claro que haverão meses que 100% do aporte será em renda variável, outros vezes será em renda fixa, outras vezes será somente no exterior (caso você tenha investimentos fora). O Diagrama do Cerrado fará todo o serviço sujo em calcular e mostrar onde devemos aportar, aproveitando os melhores momentos de cada classe de ativo.

Ótima dica Flávio! Realmente o tempo nos ajuda a equilibrar preço das ações e aproveitar todos os momentos! Obrigado por compartilhar!  

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Alvaro Buzique Junior disse:

Verdade Cézar.. normalmente a gente tem esses pensamentos (ao invés de fazer de fato)..

Eu fico analisando as decisões que tomei, tudo o que eu achava caro e deveria esperar o melhor momento, eu tomei taca. Weg, Itaú, b3, bbse, Neo, equatorial………… 

Se eu tivesse mantido o aporte mesmo quando subiu, eu teria uma carteira bem mais lucrativa.

Por isso que pra mim o melhor momento foi ontem. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Cézar Busato disse:

Eu fico analisando as decisões que tomei, tudo o que eu achava caro e deveria esperar o melhor momento, eu tomei taca. Weg, Itaú, b3, bbse, Neo, equatorial………… 

Se eu tivesse mantido o aporte mesmo quando subiu, eu teria uma carteira bem mais lucrativa.

Por isso que pra mim o melhor momento foi ontem. 

Pois é Cezar..Creio que o equilíbrio nos aportes também nos ajudam muito. Cara, ajuda demais seu relato, pois em muitos momentos ficamos aguardando o melhor momento (e em algumas situações não saímos dessa "espera"). 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/02/2024 at 09:23, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Alvaro Buzique Junior. Somente complementando a resposta do @Edison Luis Paulini. Com a queda da selic os investidores passam a procurar ativos com melhor rentabilidade, podendo ocorrer como voce mesmo citou, uma migração para ativos de renda variavel. Caso este processo aconteça, o esperado seria uma valorização destes ativos, ja que os mesmos obedecem tambem a lei da oferta e da procura.

Contudo, para investidores que como nós temos como parte da estratégia realizar aportes mensalmente, em todos os ciclos. seja de alta ou de baixa, estaremos realizando tanto alocações em renda fixa como renda variavel, mas com um balizador que seria o diagrama do cerrado. O diagrama ira direcionar aportes maiores ou menores para cada classe de ativo tendo como um dos criterios os ciclos de mercado e o seu impacto em nossa carteira.

Ótimo ponto Adriano! De fato o equilíbrio dos aportes podem nos ajudar muito! Contudo volto com mais uma dúvida: Faria sentido investir 50k de início agora em RV e posteriormente realizar aportes mensais? Ou seria mais prudente e viável  "quebrar" os 50k em vários aportes em períodos diferentes? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Alvaro Buzique Junior disse:

Ótimo ponto Adriano! De fato o equilíbrio dos aportes podem nos ajudar muito! Contudo volto com mais uma dúvida: Faria sentido investir 50k de início agora em RV e posteriormente realizar aportes mensais? Ou seria mais prudente e viável  "quebrar" os 50k em vários aportes em períodos diferentes? 

Estes R$50mil correspondem a quantos aportes mensais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Alvaro Buzique Junior disse:

Ótimo ponto Adriano! De fato o equilíbrio dos aportes podem nos ajudar muito! Contudo volto com mais uma dúvida: Faria sentido investir 50k de início agora em RV e posteriormente realizar aportes mensais? Ou seria mais prudente e viável  "quebrar" os 50k em vários aportes em períodos diferentes? 

Quebrar é o mais seguro, a gente nunca sabe o dia do amanhã. Claro que tem que medir o quanto isso tem de peso na carteira de investimentos como um todo.

Vou dar um exemplo do meu caso:

Eu recebo uma comissão anual, que é parte relevante dos meus aportes, o que eu faço é por em renda variável, divido o vencimento em 4 partes, a primeira parte representando 30% do montante, o restante divido com vencimentos que tentem casar com os períodos mensais dos aportes, para tentar economizar IR, mas rentabilizando um trocado. Ai dobro meus aporte Rv por mês, quando tem uma bela promoção de alguma empresa que eu goste muito, compro mais do que deveria, me arrependo um pouco, mas um pecadinho de vez em quando faz parte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Alvaro Buzique Junior disse:

Aproximadamente 14 meses

Voce pode dividir este montante em uns 3 ou 4 aportes para diminuir a volatilidade. Contudo, não direcionar tudo para a renda variavel. Determine os percentuais por classe de ativos e dê as notas baseado nas perguntas do diagrama, deixando o mesmo direcionar o valor dos aportes para cada ativo. Procure seguir a metodologia ensinada que sera só sucesso. Caso não tenha finalizado as aulas, termine de assistir primeiro e depois comece os aportes. Enquanto isso deixe o montante no tesouro selic

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/02/2024 at 22:00, Adriano Umemura disse:

Voce pode dividir este montante em uns 3 ou 4 aportes para diminuir a volatilidade. Contudo, não direcionar tudo para a renda variavel. Determine os percentuais por classe de ativos e dê as notas baseado nas perguntas do diagrama, deixando o mesmo direcionar o valor dos aportes para cada ativo. Procure seguir a metodologia ensinada que sera só sucesso. Caso não tenha finalizado as aulas, termine de assistir primeiro e depois comece os aportes. Enquanto isso deixe o montante no tesouro selic

Muito obrigado Adriano!! Seguirei essas dicas!! Com certeza será de sucesso!! Abs!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/02/2024 at 18:26, Alvaro Buzique Junior disse:

Pois é Cezar..Creio que o equilíbrio nos aportes também nos ajudam muito. Cara, ajuda demais seu relato, pois em muitos momentos ficamos aguardando o melhor momento (e em algumas situações não saímos dessa "espera"). 

Bom dia, Alvaro!

Esse é o famoso "acertar o c$ da mosca"  😅

Acho que parte disso para muitos investidores se deve ao fato de ter aprendido que a bolsa funciona com o comprar na baixa e vender na alta. Já vi pessoas que fazem um estardalhaço por quando for comprar uma ação, ver os valores do book de ofertas e conseguir comprar pela menor oferta do momento (as vezes coisa de 5 centavos mais baixo). Na minha opinião isso não faz diferença com relação aos aportes constantes em uma carteira com ativos de qualidade que é o que aprendemos a fazer por aqui.

Constância aqui se sobressai inclusive matematicamente falando.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...