Jump to content
  • 0

Contra fluxo


Giorgia Tomitão Mário

Pergunta

Olá bom dia!! Assisti mais de uma vez a aula 17 módulo 3 e não entendi como Raul calculou um exemplo de compra de cdb 6%+ipca e chegou no valor de 14🥲. Estou exatamente no ponto de entender se estamos em SELIC alta ou baixa e investir no contrafluxo. Estou muito insegura de como decidir. Ele diz que a oscilação da SELIC acontece mas nos últimos anos ela só subiu, então fico com receio de apostar no contrafluxo. Alguém pode me ajudar ? Obrigada 

IMG_1482.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
53 minutes ago, Giorgia Tomitão Mário disse:

Olá bom dia!! Assisti mais de uma vez a aula 17 módulo 3 e não entendi como Raul calculou um exemplo de compra de cdb 6%+ipca e chegou no valor de 14🥲. Estou exatamente no ponto de entender se estamos em SELIC alta ou baixa e investir no contrafluxo. Estou muito insegura de como decidir. Ele diz que a oscilação da SELIC acontece mas nos últimos anos ela só subiu, então fico com receio de apostar no contrafluxo. Alguém pode me ajudar ? Obrigada 

IMG_1482.png

@Giorgia Tomitão Mário os títulos apresentados na aula são exemplos de títulos. Não temos um título de IPCA+6% e chegamos em um Prefixado de 14%. Eles são os títulos disponíveis no Mercado para compra.

Olhando agora a SELIC o movimento dela é de queda. O ponto máximo da SELIC foi no final do 2022 quando estava a 13,75%aa. Claro que atualmente a tendência é queda, porém não temos a garantia total que continuaremos neste sentido de queda, pios "no dia de amanhã" pode começar uma nova guerra, um novo vírus, algum posicionamento do Governo interno ou externo que afete o Brasil. 

Quando vamos aportar olhamos o contrafluxo para aportar nos títulos que poderão ter uma melhor rentabilidade ao longo dos nossos investimentos. A cada aporte as condições de Mercado mudam, e vamos olhar naquele momento o que faz mais sentido.

Precisamos também lembrar que a aula foi gravada no passado e que naquele momento da aula estávamos em um momento e que hoje temos outro momento dos juros. O conceito em si não muda se a SELIC está a 2% ou a 14%, o que precisamos entender que a SELIC muda, sobe e desce constantemente, e isto é histórico.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Giorgia Tomitão Mário disse:

Flavio, talvez eu nao esteja me fazendo entender . Nesse print que mandei, ele da 3 exemplos e explica que todos sao muito semelhantes em relacao a porcentagem, que seria aprox 14% ao ano. nesse cenario, ele contextualiza que a selic esta 13% e a inflacao 8%. dai explica o primeiro exemplo: um cdb sardinhaA pagando 108% do CDI (entao 13x1.08 = 14.04) ok entendi como chegou nos 14.  No segundo exemplo, o cdb sadinhab, nao entendi como chegou nos 14. é essa conta que eu queria entender, e voce nao explicou. tenho dificuldade e pouco tempo disponivel para estudar. existe algum suporte por telefone onde eu possa tirar essas duvidas? alguem que pegue na mao mesmo, e me explique as opcoes para eu investir? obrigada

Boa tarde, Giorgia!

Ele comenta que o investimento sardinha b chega a 14% devido a inflação média de 8%.

Ou seja, tomando como base que a média da inflação seja de de 8% e o título oferece esse IPCA + 6% temos os 14% de rentabilidade na opção sardinha b.

 

Espero que tenha sanado sua dúvida!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/02/2024 at 13:01, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Giorgia!

Ele comenta que o investimento sardinha b chega a 14% devido a inflação média de 8%.

Ou seja, tomando como base que a média da inflação seja de de 8% e o título oferece esse IPCA + 6% temos os 14% de rentabilidade na opção sardinha b.

 

Espero que tenha sanado sua dúvida!

Aproveitando a sua resposta gostaria de saber onde o Raul tirou este 1,08 nesta conta (13x1,08= 14,04 )

Este seria o valor da inflação ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/02/2024 at 14:39, Flavio Prado disse:

@Giorgia Tomitão Mário os títulos apresentados na aula são exemplos de títulos. Não temos um título de IPCA+6% e chegamos em um Prefixado de 14%. Eles são os títulos disponíveis no Mercado para compra.

Olhando agora a SELIC o movimento dela é de queda. O ponto máximo da SELIC foi no final do 2022 quando estava a 13,75%aa. Claro que atualmente a tendência é queda, porém não temos a garantia total que continuaremos neste sentido de queda, pios "no dia de amanhã" pode começar uma nova guerra, um novo vírus, algum posicionamento do Governo interno ou externo que afete o Brasil. 

Quando vamos aportar olhamos o contrafluxo para aportar nos títulos que poderão ter uma melhor rentabilidade ao longo dos nossos investimentos. A cada aporte as condições de Mercado mudam, e vamos olhar naquele momento o que faz mais sentido.

Precisamos também lembrar que a aula foi gravada no passado e que naquele momento da aula estávamos em um momento e que hoje temos outro momento dos juros. O conceito em si não muda se a SELIC está a 2% ou a 14%, o que precisamos entender que a SELIC muda, sobe e desce constantemente, e isto é histórico.

Espero ter ajudado.

Oi @Flavio Prado,

Vc mencinou que a tendência da Selic é de queda. Mas como analisar essa tendência que vem ocorrendo com as expectativas futuras do Relatório Focus que indicam que há possibilidade de alta? 

Parece-me q a opção "correta" no momento seriam os títulos IPCA+ com uma ideia de inflação em crescimento, mas com a Selic também possivelmente aumentando, como fica esta relação?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi @Flavio Prado,

Vc mencionou que a tendência da Selic é de queda. Mas como analisar essa tendência que vem ocorrendo com as expectativas futuras do Relatório Focus que indicam que há possibilidade de alta? 

Parece-me q a opção "correta" no momento seriam os títulos IPCA+ com uma ideia de inflação em crescimento, mas com a Selic também possivelmente aumentando, como fica esta relação?

Bom dia, Matheus!

Até aquele período que o Flavio comentou (26/02) a Selic ainda tinha a previsão de fechamento para 9% em 2024.

Porém sabemos inclusive como ele afirma que isso no final das contas é imprevisível. Ainda seguimos em queda em relação ao pico de 13,75% que tivemos mas a queda está freando um pouco.

Na minha opinião tanto os IPCA+ como os prefixados são as opções do momento. 

IPCA pois ninguém está com medo da inflação no momento e as ofertas de títulos indexados ao IPCA estão com boas ofertas na minha opinião.

Prefixados pois ainda estamos no cenário de queda da Selic baseado nas previsões de mercado. Além de que até se acham ainda boas ofertas também.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi @Flavio Prado,

Vc mencinou que a tendência da Selic é de queda. Mas como analisar essa tendência que vem ocorrendo com as expectativas futuras do Relatório Focus que indicam que há possibilidade de alta? 

Parece-me q a opção "correta" no momento seriam os títulos IPCA+ com uma ideia de inflação em crescimento, mas com a Selic também possivelmente aumentando, como fica esta relação?

Bom dia @Matheus Passos Silva. Sempre quando falamos de investimentos e tendencias macroeconomicas, as nossas decisões são baseadas em expectativas frente as informações que temos no momento da analise. Estamos no meio de um ciclo de mercado com sinais que mostram uma desaceleração no movimento de corte da taxa de juros, mas que ainda não se consolidou como uma interrupção do movimento ou mesmo uma reversão. Devido a isso quando analisamos os titulos indexados ao CDI e os prefixados não encontramos nada "excepcionalmente excelente", e nem sempre o excelente sera possivel mesmo. Por outro lado, no meio disso tudo começamos a encontrar titulos indexados ao IPCA com taxas que se mostram interessantes. No proprio tesouro estão sendo oferecidos titulos pagando acima de IPCA+6%, o que na minha visão, para ativos livres de risco é uma taxa muito boa. Nos titulos bancarios podemos procurar algo que pague ao menos 1 ponto percentual  a mais do que esta taxa oferecida. Na propria plataforma nossa do BTG, no inicio da semana passada apareceram titulos bancarios com proteção do FGC pagando IPCA+8%, o que na minha opinião é uma taxa excelente.

Devido a esta conjuntura de fatores eu daria preferencia em uma escala de 70% indexados ao IPCA 20% em prefixados e 10% de indexados ao DI caso achasse algo ao menos pagando 120%

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...