Jump to content
  • 0

Você continuaria investindo nas empresas de transimissão de energia TAEE11 e TRPL4?


Pergunta

Olá pessoal, olhando para o futuro de curto e médio prazo dessas duas empresas de transmissão de energia, TAEE11 e TRPL4, tendo em vista que os contratos de concessão delas está chegando na reta final. O que você pensam sobre continuar investindo nessas empresas, mesmo sem nenhuma certeza de que vão vencer novos leilões de concessão para transmissão de energia?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

TAEE4 eu sigo firme, TRPL por não ter tag a long, não tenho, mas só por isso.

A empresa pode perder contrato, penar uns dias, mas ou ela vai ser comprada ou vai arrumar contrato, na verdade vejo mais como oportunidade do que como problema.

A neo está nessa pegada também, como heding, tenho a equatorial em mesma proporção, que é quem deve pegar o contrato baiano. Mas esse povo de ajeita, só que demora.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Philipi Antonio Bovo Rodrigues disse:

Olá pessoal, olhando para o futuro de curto e médio prazo dessas duas empresas de transmissão de energia, TAEE11 e TRPL4, tendo em vista que os contratos de concessão delas está chegando na reta final. O que você pensam sobre continuar investindo nessas empresas, mesmo sem nenhuma certeza de que vão vencer novos leilões de concessão para transmissão de energia?

Bom dia, Phillipi!

Empresas como essas na minha opinião tendem a ter renovações e aquisições de novos contratos. Como elas já possuem um considerável tamanho de mercado e um tempo de trabalho, não vejo ela paradas no tempo dados seus fundamentos e desempenhos até então.

Dessas possuo apenas Taesa. O que farei: seguirei com os aportes vide diagrama do cerrado e conforme saírem os balanços trimestrais verei se algo muda de maneira que a nota no diagrama precise ser alterada.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O subsetor de Transmissão Elétrica eu considero como o filé do setor de energia, afinal é algo necessário afinal de forma simplificada, elas apenas alugam os pedaços de ferro por onde será distribuida a energia, e você recebe por isso....

Inclusive o Raul comentou sobre a TRPL no último giro da bolsa... eu não tenho TRPL por causa do tag along, mas sigo forte com TAESA...

Sobre os contratos, geralmente são contratos longos, mas mesmo assim um dia chega à data da renovação e nesse ponto os proventos diminuem visto que precisam participar de novas licitações e tal, mas depois disso tudo deve voltar a normalidade... eu continuo confiante nesse setor.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

oi @Philipi Antonio Bovo Rodrigues,

De todo o setor de energia, a transmissão é o filé, afinal é construir as linhas de transmissão e ficar recebendo pela energia trafegada.  São investimentos iniciais enormes durante a obra e implantação das linhas, depois é só manter e receber e distribuir lucro para os acionistas.

Adoro a TRPL4 como empresa, mas o fato de não ter Tag Along me fez vender minha posição.  TAESA em tenho na carteira e estou satisfeito com ela e com outras elétricas que tenho em carteira.  Não me dão preocupação; acho que pode investir sem medo, mas pesquisa bem quais delas você quer ser sócio....

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, William Redig disse:

oi @Philipi Antonio Bovo Rodrigues,

De todo o setor de energia, a transmissão é o filé, afinal é construir as linhas de transmissão e ficar recebendo pela energia trafegada.  São investimentos iniciais enormes durante a obra e implantação das linhas, depois é só manter e receber e distribuir lucro para os acionistas.

Adoro a TRPL4 como empresa, mas o fato de não ter Tag Along me fez vender minha posição.  TAESA em tenho na carteira e estou satisfeito com ela e com outras elétricas que tenho em carteira.  Não me dão preocupação; acho que pode investir sem medo, mas pesquisa bem quais delas você quer ser sócio....

Gosto bastante também da TRPL4, mas tem essa questão do Tag a long tem que se levar em consideração.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Philipi Antonio Bovo Rodrigues disse:

Gosto bastante também da TRPL4, mas tem essa questão do Tag a long tem que se levar em consideração.

Acredite, doi, toda vez que vejo os resultados, os proventos pagos, eu gostar da empresa e não tê-la mais em carteira....  Mas, vida que segue, é ter convicção de que não vale o risco e nem olhar muito....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

TRPL4 tbm acabei me desfazendo por causa do tag along, talvez futuramente entre com a ON

Taesa ainda me causa um pouco de preocupação como já falaram, no sentido dos leilões e também da dívida que ainda deve subir. Sigo aportando até um sinal vermelho.

Aproveitando o tópico, pq ninguem fala de CMIG3? Seria pela distribuição de dívidendos? Melhores oportunidades nos pares? Controle de MG? Vejo a empresa redondinha mas pouco falada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Fernando Rocha Coelho Dos Santos disse:

TRPL4 tbm acabei me desfazendo por causa do tag along, talvez futuramente entre com a ON

Taesa ainda me causa um pouco de preocupação como já falaram, no sentido dos leilões e também da dívida que ainda deve subir. Sigo aportando até um sinal vermelho.

Aproveitando o tópico, pq ninguem fala de CMIG3? Seria pela distribuição de dívidendos? Melhores oportunidades nos pares? Controle de MG? Vejo a empresa redondinha mas pouco falada.

Quando estudei cmig também foi o tag along que me fez fugir dela, idem a trpl.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/02/2024 at 21:18, Fernando Rocha Coelho Dos Santos disse:

TRPL4 tbm acabei me desfazendo por causa do tag along, talvez futuramente entre com a ON

Taesa ainda me causa um pouco de preocupação como já falaram, no sentido dos leilões e também da dívida que ainda deve subir. Sigo aportando até um sinal vermelho.

Aproveitando o tópico, pq ninguem fala de CMIG3? Seria pela distribuição de dívidendos? Melhores oportunidades nos pares? Controle de MG? Vejo a empresa redondinha mas pouco falada.

No caso da Cemig ainda tem essa "conversa" de federalização, que deu uma abalada no mercado. Sabemos que é um longo processo, vamos aguardar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/02/2024 at 03:12, Philipi Antonio Bovo Rodrigues disse:

Olá pessoal, olhando para o futuro de curto e médio prazo dessas duas empresas de transmissão de energia, TAEE11 e TRPL4, tendo em vista que os contratos de concessão delas está chegando na reta final. O que você pensam sobre continuar investindo nessas empresas, mesmo sem nenhuma certeza de que vão vencer novos leilões de concessão para transmissão de energia?

Na minha opiniao se for olhar por essa logica a maioria das empresas tem algum tipo de ciclo e nao é motivo pra deixar de investir. Por isso devem ter gestores bons para cuidar disso. Pra mitigar um pouco esse ciclo de transmissão eu tenho taesa e alupar que estao em momentos diferentes porem respeitando um limite no setor de energia elétrica. A unica coisa que faz eu reduzir os aportes em taesa é a questao da divida que joga a nota dela pra baixo porem se o diagrama manda aportar sigo aportando.

Editado por Marlon De Sena
Correcao
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Outro dia tive em uma reunião com o presidente da Coelba, que é da Neo energia, ele falou que mesmo quando a concessionaria faz um investimento e ela perda a concessão em seguida, todo valor investido é ressarcido pela nova concessionaria, e que isso é um bom negocio para as empresas mesmo que estejam finalizando os contratos, outra coisa que eu ouvi de outro funcionário é que muitos fins de contrato são benéficos para as empresas, não entendi muito bem o porque e não tive a oportunidade de indagar sobre, mas deve ser porque eles tem a chance de se livrar dos abacaxis.

Ao que me parece é que é meio um jogo esse negocio de concessão, e todo mundo fica guardando as balas pros files. 

Pior que quanto mais eu estudo o setor elétrico, mais eu gosto, e vai se criando uma carteira terrível, so choque e juro de banco. 

Kkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...