Jump to content

Recommended Posts

1 hour ago, Károly Hunkár disse:

O que vocês acham sobre os carros elétricos no Brasil ? Vi reportagens sobre a manutenções complicadas. Custo muito caro. O preço e valor estão compatíveis ? Perspectivas de melhorar ? Qual reflexo no mercado se houver revés inicial? 

Não sei o modelo ao certo mas topei com um esses dias da 99 com adesivos de "100% elétrico".

Faz tempo que não futuco no tema mas até a última vez que vi achei absurdo os preços para se ter um e uma aparente dificuldade na recarga.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

como consumidor tenho muitas ressalvas e receios, hoje é uma aventura fazer um investimento de mais de 100 mil reais em um veiculo que com certeza estará super defasado e desvalorizado daqui a um ano. Hoje quem mora em edificios nao tem como carregar, nao dá pra simplesmente colocar na tomada, a chance de ter sobrecarga é enorme, nao tem como fazer uma viagem curta. Enfim, prefiro ver pra onde isso vi antes de me aventurar. Me preocupa a posicao de grandes empresas/países nao estarem embarcados nisso, como o japao (toyota e honda)..... se tivessse que optar, iria no hibrido. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Marcelo Lemgruber disse:

Hoje quem mora em edificios nao tem como carregar, nao dá pra simplesmente colocar na tomada, a chance de ter sobrecarga é enorme

Já ouvi algum papo que por mais um senhora grana a fabricante do carro pode fazer uma instalação de um ponto de carregamento exclusivo para o dono do veículo.

Não sei até que ponto isso e verdade mas eu imagino a burocracia para isso de ter aval do prédio (caso de quem mora em apartamento), ANEEL para autorizar além do valor que comentei que imagino que não saia barato pois também depois tem a conta de energia pra carregar a coisa.

 

Posso estar falando bobagens pois não conheço a finco o tema mas só me vem esses impecílios na cabeça.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Além do ponto levantado pelo @Marcelo Lemgruberreferente a quem mora em apartamento, que eh o meu caso, aqui as vagas são rotativas anualmente, logo de nada adiantaria ter uma tomada fixa hoje sendo que ano que vem estarei em outra vaga...

Porém eu tenho mta curiosidade em elétricos, as vezes penso em alugar um por 1 ou 2 dias para fazer uma viagem curta e ver cualé na prática...

Agora sobre comprar um, minha opinião é que esse eh um segmento que está iniciando agora e que irá se aperfeiçoar nos próximos anos, hoje as baterias são o calcanhar de Aquiles desses carros, as montadoras hoje oferecem 8 anos de garantia nas baterias porém a vida útil das baterias da geração atual é de 10 anos, e não possível trocar apenas 1 bateria e sim o conjunto todo o que hoje custa mais de 70% do valor do veículo, logo fica a pergunta quando o carro estiver lá com os seus 6 anos, será que vai ser possível vendê-lo sem dor de kbeça?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Károly Hunkár disse:

O que vocês acham sobre os carros elétricos no Brasil ? Vi reportagens sobre a manutenções complicadas. Custo muito caro. O preço e valor estão compatíveis ? Perspectivas de melhorar ? Qual reflexo no mercado se houver revés inicial? 

Eu creio que, apesar de não ser mais novidade, ainda vai demorar um tempo até estar acessível pra maioria das pessoas de maneira completa, ou seja, carros com preços acessíveis, locais pra manutenção, abastecimento etc. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Não sei o modelo ao certo mas topei com um esses dias da 99 com adesivos de "100% elétrico".

Faz tempo que não futuco no tema mas até a última vez que vi achei absurdo os preços para se ter um e uma aparente dificuldade na recarga.

 

EU VI FALANDO QUE A BYD RECEBE SUBSIDIO DO GOVERNO (PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A COMPRAREM, E ARRECADAR MAIS IMPOSTO PARA O ESTADO)
COM ISSO, NÃO DA PRA SABER A REAL DEMANDA DO MERCADO.. SE ESTA SENDO UM CARRO BEM ACEITO OU NAO, OU O POVO ESTA COMPRANDO SÓ POR IMPULSO 
A MAIOR LOCADORA DE CARROS DOS EUA, A HERTZ, LEVOU UM PREJUIZO MTO GRANDE COM OS TESLA. PQ VIU QUE QUEM QUER LOCAR NAO PROCURA MTO POR CARROS ELETRICOS, QUE QUANDO VAI VENDER, PERDE MTO DINHEIRO, E QUE TAMBEM A MANUTANÇAO EM SI É MTO CARA, EM CASOS DE COLISÃO É MTO MAIS CARO DO QUE CARRO A COMBUSTIVEL. 
ELA ESTA VOLTANDO SUA FROTA PARA CARROS A COMBUSTIVEL. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

O futuro é elétrico. Adoro os motores a combustão, mas infelizmente são péssimos em aproveitamento de energia... Carros elétricos não possuem manutenção com troca de óleo, arrefecimento, alternador, correias, bomba d'água, não possuem caixa de câmbio... Em resumo, a parte mecânica é muito mais simples e eficiente. O problema ainda reside nas baterias - tempo de recarga, alto custo, autonomia, criancinhas na África minerando Cobalto. Quando conseguirem resolver esses problemas, os elétricos vão dominar o mercado. Até lá, como toda nova tecnologia, não recomendo a ninguém. Espera outros comprarem, fazerem os testes, terem os problemas crônicos. Na situação atual o que mais vale a pena na minha opinião são os híbridos da Toyota, usa elétrico em trajetos curtos e combustão em viagens. Sucesso total.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Henrique De Maman Anzolin disse:

Carros elétricos não possuem manutenção com troca de óleo, arrefecimento, alternador, correias, bomba d'água, não possuem caixa de câmbio... Em resumo, a parte mecânica é muito mais simples e eficiente.

Henrique, por curiosidade.

Que tipo de manutenção existe no carro elétrico além da bateria?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Henrique, por curiosidade.

Que tipo de manutenção existe no carro elétrico além da bateria?

Toda parte de suspensao, freios, geradores de energia (o carro eletrico gera uma certa energia ao freiar), alem de ter pneus muito mais caros que um carro normal, ate aqui manutencao de carro normal o motor eletrico em si nao da manutencao preventiva, mas em compensacao as marcas de carro eletrico cobram muito caro nas pecas de reposicao nao recorrente (parachoques, partes de lataria e acabamento interno no geral) e as pecas que citei no inicio geralmente sao mais caras em carros eletricos tambem.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Károly Hunkár,

O ideia de ter um carro elétrico é cativante.  No primeiro momento a gente pensa que não vai gastar mais com combustível fóssil, que não vai poluir, que o barulho fica de fora.

Acredito que tudo isso seja um fogo de palha e também que o mundo dos elétricos está iniciando e que a solução final ainda não está definida.

Vejo como pontos de preocupação: o tempo de carregamento das baterias, a duração das baterias, onde carregar as baterias, a durabilidade e confiabilidade dos carros chineses no longo prazo, a disponibilidade de peças de manutenção, a revenda, caso a rede de concessionárias e durabilidade não sejam o que está sendo prometido.

É muito fácil alguém que está há 1 ano no país ofereça garantia de 8 anos quando na realidade a gente já viu marcas chegarem e irem embora e outras que apareceram estrondando irem perdendo a popularidade (JAC, Tiggo, entre outras) e você ficar micado com um carro que pode não ser tão bom como parece no longo prazo.

Para os dias atuais, acredito mais nos carros híbridos que não dependam de uma tomada e horas de "chupeta" para poderem rodar.

Até mesmo os híbridos ainda não amadureceram totalmente, na minha opinião.  Além do híbrido tradicional que a Toyota já comercializa há bastante tempo, tem propostas como uma que vi da Nissan onde um pequeno motor à combustão (acho que de 600 ou 800cm3) tem função apenas de carregar as baterias e não de tracionar o carro.

Enfim, mercado em maturação.

Nem entrei no mérito do custo x benefício, onde o custo ainda me parece muito alto.  Li uma matéria esses dias comparando os fabricantes de carros elétricos e os lucros.  A Tesla ganha uns 8k dólares de lucro por carro vendido, a BYD e outros chineses, ganham menos de 1k dólares por carro vendido e algumas tem prejuizo a cada carro que vendem.  Isso me faz duvidar mais ainda da longevidade das novas marcas que estão vendendo muito por aqui.

Eu tenho vontade de ter um híbrido, mas por enquanto fico naquela de que vontade é uma coisa que dá e passa....

Editado por William Redig
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Opa! Olha, de modo geral o carro elétrico é algo bem novo, falo no aspecto técnico de produto e também tem uma forma diferente de se lidar como usuário/consumidor. Eu vejo o carro elétrico como foi o carro a vapor, depois a combustão, na sua forma inicial ainda no final do sec XIX. É algo fantástico já nas dias atuais, mas ainda precisa de algumas décadas para se consolidadar um opinião definitiva. O carro elétrico ainda é muito novo no espectro temporal para se ter dados de uso e evolução do equipamento de forma a torna-lo confiável e acessível ao público em geral. Basicamente, a questão da bateria é algo muito crítico, e sua manutenão em geral tem custo elevado. Além do mais, se não houver benefícios "ecológicos" que governos concedem a esses veículos (isenção de imposto na aquisição, durante seu uso, por exemplo), seu preço final é ainda mairo do que é praticado. A recarga de bateria não é algo tão mais barato que gasolina, e ainda tem o problema do temp de recarda (crítico para uso em viagem de longa distância). Para uso urbano, está tudo bem o range dos carros em geral.

O carro elétrico de hoje em dia parece um smartphone, seja o mais básico (carros mais simples) ou modelos sofisticados (carros de luxo). Ou seja, você compra algo que em alguns anos será inutilizado, pois, a tecnologia fica tão defasada e o custo de repor a bateria é tão alto que é melhor descartar o carro e comprar um novo. É a mesma lógica dos eletrônicos em geral (computador, telefone, etc).

O carro elétrico ainda impele um possível agravante (ao consumidor) que pode ser o seu controle de forma remota. O carro elétrico (Tesla, por exemplo), recebe atualização ou pode ser acessado remotamente, como qualquer dispositivo conectado a internet. Então, existe nos EUA uma iniciativa (ainda bem prematura) sobre, por exemplo, os bancos que financiam carro possuirem acesso a ele e bloquear o carro caso o pagamento de financiamento/leasing esteja em atraso; o Governo, caso o dono de veículo elétrico tenha débitos de impostos ou multas, pode fazer o mesmo. Ainda, em um lugar onde a rede de telecominações é bem ampla, como EUA e Europa, os carros podem ter controle (limitador) de velocidade automáticos de acordo com a via onde está passsando por. Isso já é realidade nas vans de entrega da Amazon nos EUA desenvolvidas pela RIVIAN. O motorista não consegue exceder a velocidade limite postada na via. Não estou dizendo aqui que sou a favor de excesso de velocidade, mas, em certas situações, dá um "pé" no acelerador pode ser necessário, por questões de segurança inclusive.

O mundo ainda tem um frota de carros elétricos muito pequena. Menos de 1% talvez. O Brasil, especialmente, além de todos esses desafios do carro elétrico em si, o país não dispõe de boa infraestrutura como carregadores públicos e sistema de telecomunicações de ponta a ponta (internet o tempo todo em uma rodovia).

Enfim, acho que o carro elétrico veio pra ficar e vai ocupar uma posição de destaque em algumas décadas no futuro. Mas ainda é preciso definir sua utilização mais eficiente (eu, pessoalmente, acho que seria para ambiente urbano ou viagens curtas) - o carro a combustão, especialmente caminhoes, continuam  para longa distancia, uso severo; e é fundamental chegar a um custo de mattenção, preço de aquisição e vida de bateria que o torne realmente durável e sustentável para o consumidor. E, se isso tudo for superado, podemos assistir no carro elétrico o mesmo fenômeno de outros dispositivos eletrônicos, evoluir tecnologicamente com o tempo e tornar-se mais barato. Pelo menos, nas versões mais básicas.

Veja um pouco dos desafios do carro elétrico na visão do mercado na américa do norte (EUA/Canada): os 10 principais problemas de um carro elétrico que você precisa saber antes de comprar um.

Boa foturna a todos!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Li em algum lugar sobre o preço do seguro dos elétricos ser bem mais alto, devido aos custos de reparo em caso de acidentes.  Para mim, isso foi a pá de cal no assunto dos elétricos.

Resumindo tudo aqui e colocando em termos de investimento, carro elétrico ainda é uma pirâmide.  O cara compra achando que vai ser dar bem, que comprou a solução para os problemas dele, mas no fundo, comprou uma máquina de problemas futuros, onde o investimento dele tende a virar pó....  É assim que vejo hoje os 100% elétricos.  Para os híbridos, já vejo como mais atraentes, falta só reduzir o preço....

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...