Jump to content

Independência financeira, cheguei ou ainda falta um pedaço pra caminhada


Recommended Posts

Tenho 56 anos,  comecei  a investir  há  pelo  menos 30 anos,  já  errei  e acertei várias  vezes,  já  consegui  acumular  um bom valor.  Hoje  priorizo meus investimentos  em FIIs  em busca da renda passiva e consigo atingir  um rendimento por volta  de 80k, tirando  25% pra  reinvestir   e 75% para usufruto , sempre passa uma insegurança  que estes 25% de reinvestimento não seja suficiente  pra manter  o padrão  de vida  até meus  80 a 85 anos   ou quem  sabe mais,  sabendo  que a expectativa  de vida tem aumentado  . Será  q alguém pode emitir  uma  opinião  ou contar uma experiência  de vida a respeito que possa ajudar no meu raciocínio a respeito  deste assunto?

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Fernando Queiroz disse:

Tenho 56 anos,  comecei  a investir  há  pelo  menos 30 anos,  já  errei  e acertei várias  vezes,  já  consegui  acumular  um bom valor.  Hoje  priorizo meus investimentos  em FIIs  em busca da renda passiva e consigo atingir  um rendimento por volta  de 80k, tirando  25% pra  reinvestir   e 75% para usufruto , sempre passa uma insegurança  que estes 25% de reinvestimento não seja suficiente  pra manter  o padrão  de vida  até meus  80 a 85 anos   ou quem  sabe mais,  sabendo  que a expectativa  de vida tem aumentado  . Será  q alguém pode emitir  uma  opinião  ou contar uma experiência  de vida a respeito que possa ajudar no meu raciocínio a respeito  deste assunto?

Bom dia @Fernando Queiroz. Seria necessario avaliar o seu portfolio e quanto voce esta tendo de rentabilidade.

Sua carteira esta 100% alocada em fiis?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Adriano, a partir  de 2023 fiz uma planilha  que consigo avaliar  o meu  dividend cost mês a mês  , sendo  q em 2023 a média  ficou  em 0,81% (9,66%aa) e nestes primeiros  5 meses  de 2024 a média está batendo na casa de 0,88% por mês q faz uma projeção  de 10,6% a.a.

Minha carteira  tem 16 FIIs distribuídos em 6 tijolos, 1 desenvolvimento,  1 híbrido,  1 fof e 7 de papel,  entrei com pouco  conhecimento e fui adquirindo  as informações  necessárias  para enxergar  alguns erros  e acertos ao do tempo.  Estou  AUVP para aprimorar meus conhecimentos e tentar  melhorar a rota com a orientação  de vcs, caso  seja possível. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Fernando Queiroz disse:

Hoje  priorizo meus investimentos  em FIIs  em busca da renda passiva e consigo atingir  um rendimento por volta  de 80k

@Fernando Queiroz seu caso realmente caberia na consultoria !

estamos falando de 80k no mês e você reinveste 20k, ou seja vive com 60k! (Isso é ao mês ?)

considerando cenário Brasil , você está numa situação mais que confortável de renda … mas achei muita a % de FII , imagino que um equilíbrio em renda fixa iria te deixar melhor amparado e com mais previsibilidade !

se for isso mesmo tenho convicção que a consultoria pode melhorar muito sua previsibilidade , segurança e assegurar renda passiva com crescimento !

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Fernando Queiroz disse:

Adriano, a partir  de 2023 fiz uma planilha  que consigo avaliar  o meu  dividend cost mês a mês  , sendo  q em 2023 a média  ficou  em 0,81% (9,66%aa) e nestes primeiros  5 meses  de 2024 a média está batendo na casa de 0,88% por mês q faz uma projeção  de 10,6% a.a.

Minha carteira  tem 16 FIIs distribuídos em 6 tijolos, 1 desenvolvimento,  1 híbrido,  1 fof e 7 de papel,  entrei com pouco  conhecimento e fui adquirindo  as informações  necessárias  para enxergar  alguns erros  e acertos ao do tempo.  Estou  AUVP para aprimorar meus conhecimentos e tentar  melhorar a rota com a orientação  de vcs, caso  seja possível. 

Eu ainda acredito na diversificação do portfolio. Em media voce tem uma exposição de quase 6% por fundo imobiliario e 95% em uma só classe de ativo. Apesar que quase podemos considerar que com este portfolio metade esta em imoveis e metade em renda fixa, só que com exposição no setor imobiliario.

Como ficaram os rendimentos em 2020 e 2021?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fernando Queiroz as dúvidas no fim acabar sendo boas aliadas pois nos deixam mais criteriosos e mais lentos para tomar decisões ! E nada melhor que estar em um ambiente em que você pode aprender e dividir opiniões com pessoas que buscam objetivos comuns !

seu caso é bem específico e pelo valor e por imaginar que você teve toda uma dedicação de vida para chegar neste patrimônio , e imagino que queira preserva-ló para sua família , reforço que caberia , claro que em paralelo com seus estudos aqui na AUVP escola, você também bater um papo com o pessoal da consultoria ! Creio que você você teria um direcionamento muito sólido e que te traga mais paz sobre planejamento da renda passiva e manutenção do patrimônio !

as dúvidas sempre existirão e estamos todos aqui para aprender e evoluir ! Desejo sucesso !

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Pra mim, novato, muito interessante esse depoimento do Mano Queiroz. Ele tem quase todo investimento não diversificado, quase tudo de FIIs. Na teoria, sempre li que isso não dá certo. Na prática, ele está comprovando que até então está dando certo. Se for um caso de estudo, gostaria de saber o desenrolo. Risco interessante dando certo há pelo menos 3 décadas. Gostei.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não  RSantos , não  são  3 décadas em FIIs,  comecei  em 2019 a investir  em FIIs  pra buscar conhecimentos  , saber como  funciona e aí em 2020 veio a pandemia  , fiquei  sem renda pra bancar minhas contas  que são  altas, pensei , comer capital ou acreditar  nos rendimentos  dos FIIs  , foi aí que entrei de cabeça  no mercado  dos FIIs,  entrei  errado  , afoito  sem muito  conhecimento,  mas a necessidade  de renda me levou  pra este caminho e com o tempo  descobri  q mesmo  errando,  eu tinha  dado um tiro  na direção  certo,  pq  mesmo  com a crise  os FIIs  não  deixaram  de pagar rendimentos,  lógico  q alguns  sofreram  bastante  e aí confirmei  a importância  da diversificação  entre eles,  uns  FIIs equilibraram as dificuldades dos outros  e consegui  manter a renda suficiente para os meus  gastos orçamentários. Isso me trouxe  muita confiança  nesta classe  de ativos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, RSantos disse:

Pra mim, novato, muito interessante esse depoimento do Mano Queiroz. Ele tem quase todo investimento não diversificado, quase tudo de FIIs. Na teoria, sempre li que isso não dá certo. Na prática, ele está comprovando que até então está dando certo. Se for um caso de estudo, gostaria de saber o desenrolo. Risco interessante dando certo há pelo menos 3 décadas. Gostei.

Se ele tivesse 30 anos de FIIs, teria começado praticamente com o surgimento desses. Os FIIs farão 31 anos de existência no mercado brasileiro em junho de 2024.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/05/2024 at 01:29, Fernando Queiroz disse:

Tenho 56 anos,  comecei  a investir  há  pelo  menos 30 anos,  já  errei  e acertei várias  vezes,  já  consegui  acumular  um bom valor.  Hoje  priorizo meus investimentos  em FIIs  em busca da renda passiva e consigo atingir  um rendimento por volta  de 80k, tirando  25% pra  reinvestir   e 75% para usufruto , sempre passa uma insegurança  que estes 25% de reinvestimento não seja suficiente  pra manter  o padrão  de vida  até meus  80 a 85 anos   ou quem  sabe mais,  sabendo  que a expectativa  de vida tem aumentado  . Será  q alguém pode emitir  uma  opinião  ou contar uma experiência  de vida a respeito que possa ajudar no meu raciocínio a respeito  deste assunto?

Fala Fernando, blza? Primeiramente quero deixar meus parabéns pela longa jornada no ramo dos investimentos, com certeza você aprendeu bastante coisa e é merecedor do patrimônio conquistado.

Apenas para dar minha contribuição no tópico, concordo com o que foi falado, de você falar com o pessoal da consultoria que eles vão poder te dar uma ajuda bem legal com a sua carteira.

Basicamente, acho que uma maior diversificação tende a proteger mais a sua carteira para o futuro, (lembre-se que depois do patrimônio constituído, não perder passa a ter a mesma importância, ou mais, do que simplesmente rentabilidade pra ganhar mais dinheiro).

Ainda não cheguei nessa fase de viver de renda, mas pelo que vi até com o próprio Raul, o negócio é você fazer provisionamento do seu gasto anual, vai separando o dinheiro que você vai precisar pra viver, e o que for excedente você vai reinvestindo pra manter e aumentar o seu poder de compra no futuro.

Qualquer coisa dá uma olhadinha no vídeo: 

Acho que vai dar pra você pegar a ideia do negócio.

Grande abraço!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...