Jump to content
  • 0

Renda \fixa Simples ou Tesouro Selic?


Elane Martins

Pergunta

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
27 minutes ago, Elane Martins disse:

Pessoal então, os bancos pra concorrerem com o tesouro, possuem esses fundos tx zero, onde vc não paga 0,20% a B3, certo? Porém o fundo possui o come cotas a cada 6 meses, antecipação do IR nos titulos de Curto Prazo  ou Longo Prazo. Alguem já fez essa avaliação qual compensa mais?

Bom dia, Elane!

Pensando em fundos de investimento, sou do princípio que nenhum vale a pena. 

O tesouro é o tipo de investimento mais seguro que temos. Apesar de em dados momentos o prêmio não ser dos melhores o mesmo é compensando pela segurança.

Os bancos podem emitir CDBs que são uma forma de competir com estes títulos. Apesar de não se ter uma segurança semelhante ao tesouro, há diversos pontos que fazem os títulos valerem a pena como, por exemplo, a proteção do FGC e a avaliação de instituições sólidas que estão emitindo os títulos. O mesmo vale para LCIs e LCAs.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

entendo oque vc disse e agradeço pela resposta, mas a dúvida é : investir no tesouro que paga 0,20% a B3 ou aplicar em um fundo taxa zero (igual selic) porém não paga pra B3, mas tem o come cotas de 6 em 6 meses. 

Quanto a fundo de investimento, estou dismistificando que não valem a pena, simplesmente os bancões escondem os melhores produtos , com melhores taxas, enfim, o Raul falou que oque enriquece é  renda fixa e não a variável (especulação), ok que LCI< LCA< CDB.... são renda fixa, mas a gama de fundos é gigante.. to no começo dos estudos , sempre tive um pé atrás com fundo, mas nele tem os gestores que tem interesse que dê certo, e fazer uma carteira diversificada sem fundos, nem sei se consegue, e fundos não possui FGC pq se o banco quebrar o gestor , enfim leva o fundo pra outro banco, pelo menos entendo assim até agora

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Elane Martins,

Eu entendi de maneira contrária: (quase) nenhum fundo vale a pena.

Isto porque no fim das contas, poucos serão os gestores que realmente querem colocar a coisa pra funcionar.

Eu tinha R$ mil investido em um fundo de investimento. Fui seduzido pelos "12%-13% de histórico de rendimento". Aí depois da aula sobre fundos fui dar aquela olhada e vi as características lá do fundo que já me deixaram de cabelo em pé. Resgatei na hora rsrsrs. Se é pra ter CDI como benchmark, me viro sozinho com isso...

Ainda tenho R$ mil em outro fundo (que não tive tempo pra ler - quando investi só fui naquela de "li os termos e condições" hehehe 😇), mas pelo menos esse outro tem taxa de administração de 0,20% e não tem taxa de performance, mas o benchmark também é o CDI. Ou seja, acho que não compensa.

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/05/2024 at 10:49, Elane Martins disse:

Pessoal então, os bancos pra concorrerem com o tesouro, possuem esses fundos tx zero, onde vc não paga 0,20% a B3, certo? Porém o fundo possui o come cotas a cada 6 meses, antecipação do IR nos titulos de Curto Prazo  ou Longo Prazo. Alguem já fez essa avaliação qual compensa mais?

@Elane Martins eu vejo a taxa da B3 como uma "taxa de administração", e portanto uma taxa de administração barata. 

Não fiz as contas, mas qualquer valor que seja reduzido periodicamente do valor investido vai deixar de render os juros compostos e portanto no final teremos um valor menor.

Os fundos taxa zero têm taxas embutidas, não tem muito como fugir. No mínimo estarão pagando taxas de administração nos títulos que eles têm em carteira. Só que não vemos os valores de forma transparente, já chega para nós "descontado".

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Elane Martins disse:

entendo oque vc disse e agradeço pela resposta, mas a dúvida é : investir no tesouro que paga 0,20% a B3 ou aplicar em um fundo taxa zero (igual selic) porém não paga pra B3, mas tem o come cotas de 6 em 6 meses. 

Entre as duas opções, fico com o tesouro Selic que podemos entender a taxa da B3 quase que como uma taxa de administração. 

Fundos de investimentos também possuem taxas embutidas além do come cotas como colocou. Além disso, muitos fundos de investimentos investem em cotas de outros fundos de investimentos que podem investir em mais cotas de outros fundos gerando uma cascata de come cotas e taxas muito grande perdendo muito da rentabilidade.

Por isso que como dito pelo @Matheus Passos Silva digo que os fundos não valem a pena.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Raul deixa bem claro na aula que, a cada vez que chega o IR semestral, ele reduz a curva de desempenho do juros compostos, prejudicando a rentabilidade. Só isso já é o suficiente para olhar torto para todos. Se achar algum que compensa financeiramente, pelo menos na minha opinião, tem que analisar muito bem a rentabilidade com esse porém, que por sinal é um grande porém. Mais um argumento forte que para terceirizar investimentos, você sempre vai ter uma perda. Tem que saber se essa perda compensa no final das contas.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Essa dúvida da Elane também é uma curiosidade minha. Se existir um fundo que não investe em outros fundos, não tem taxa de adm nem de performance e rentabilidade prometida é 100% selic. Seria mais rentável o fundo ou o tesouro selic?

pq nesse caso vc estaria comparando rentabilidades prometidas iguais mas o fundo tem come cotas ( fundo de curto prazo 20% e e longo rpazo 15%) e tesouro selic tem spread (0,01 % venda antecipada tesouro selic) e taxa da B3 0,20% a.a (em cima do patrimônio, não do rendimento).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Essa dúvida da Elane também é uma curiosidade minha. Se existir um fundo que não investe em outros fundos, não tem taxa de adm nem de performance e rentabilidade prometida é 100% selic. Seria mais rentável o fundo ou o tesouro selic?

pq nesse caso vc estaria comparando rentabilidades prometidas iguais mas o fundo tem come cotas ( fundo de curto prazo 20% e e longo rpazo 15%) e tesouro selic tem spread (0,01 % venda antecipada tesouro selic) e taxa da B3 0,20% a.a (em cima do patrimônio, não do rendimento).

Na minha visão, o fundo não cobra taxa de administração, mas como o @Flavio Prado comentou o fundo paga para a B3 a mesma taxa de custodia e o spread.

Desta forma eu acredito que devido a cobrança do IR antecipado, com o passar do tempo sera perdida uma parte da rentabilidade que poderia ter sido ganha caso o montante descontado permanecesse aplicado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Se existir um fundo que não investe em outros fundos, não tem taxa de adm nem de performance e rentabilidade prometida é 100% selic. Seria mais rentável o fundo ou o tesouro selic?

 

Se houvesse essa situação, eu ia pra Selic pela questão da segurança. Se a rentabilidade é a mesma, vou para o mais seguro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

On 15/05/2024 at 21:15, Adriano Umemura disse:

Na minha visão, o fundo não cobra taxa de administração, mas como o @Flavio Prado comentou o fundo paga para a B3 a mesma taxa de custodia e o spread.

Desta forma eu acredito que devido a cobrança do IR antecipado, com o passar do tempo sera perdida uma parte da rentabilidade que poderia ter sido ganha caso o montante descontado permanecesse aplicado.

Se o fundo investir em tesouro selic acredito que não tenha como ele fugir de pegar a taxa da B3, mas se for para o fundo descontar do investidor essa taxa que ele paga ao tesouro não faz sentido investir em um fundo assim, já que vc estaria pagando B3 e spread do tesouro e ainda o come cotas....seria o pior cenário.

Com certeza qualquer desconto que tenha antes do vencimento vai prejudicar rendimento final, seja taxa da B3, ou o come cotas. Fiz uma continha e o impacto do come cotas é maior que a taxa da B3 então mesmo que o fundo não descontasse as taxas do tesouro para repassar o líquido para o investidor, não vejo razão para investir em um fundo prometendo rendimento 100% selic, mesmo sem taxa de adm e performance.

Já vi fundo desse tipo que promete uma possível vantagem que seria resgate D+0 enquanto o tesouro pode demorar D+1 se vc fizer o resgate após 13:00. Mas, talvez seja a única potencial diferença.

Dessa forma, vejo que tendo mais segurança, clareza nas operações e taxas e menos taxas a pagar eu ficaria com tesouro selic. 

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Elane Martins, o fundo de investimento é um produto bancário, não é feito para beneficiar os clientes. O objetivo é arrecadar dinheiro para a instituição financeira. Não existe nada de graça no mercado financeiro. Não existe motivo para terceirizar algo tão simples como investir no tesouro a um fundo de investimento. Na verdade, não é adequado fazer isso para nenhum ativo, pois as perdas serão enormes no longo prazo, mas,  no caso da renda fixa, faz menos sentido ainda. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/05/2024 at 10:49, Elane Martins disse:

Pessoal então, os bancos pra concorrerem com o tesouro, possuem esses fundos tx zero, onde vc não paga 0,20% a B3, certo? Porém o fundo possui o come cotas a cada 6 meses, antecipação do IR nos titulos de Curto Prazo  ou Longo Prazo. Alguem já fez essa avaliação qual compensa mais?

@Elane Martins, boa noite.

Talvez você esteja confundindo os conceitos.

Fundos de renda fixa, investem em títulos de renda fixa, e podem possuir taxas de administração e de performance.

Títulos de renda fixa, são instrumentos emitidos por alguma instituição para captar dinheiro no mercado. E podem ser CDBs, LCIs LCAs (os 3 cobertos pelo FGC, até o limite de R$250k por instituição, ou R$1 milhão por CPF)

ai também tem outros títulos que não são cobertos pelo FGC: CRI, CRA, Debentures..

os Fundos de renda fixa, investem nesses títulos de renda fixa.

Os títulos de renda fixa do governo pagam menos que os títulos emitidos por outras instituições porque o risco do governo não pagar a dívida é menor. 

Já fundos de renda fixa acredito que nenhum preste mesmo não. como disseram @Matheus Passos Silva e @Edison Luis Paulini . Até porque se for o caso desses 0.2%, ainda sim seria melhor pagar isso que as taxas de adm/performance.

essa questão de 0.2% (emolumentos? achava que era apenas para renda variável )eu estou por fora, também tem pra títulos de renda fixa? ou só nos caso do tesouro?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Erick F disse:

essa questão de 0.2% (emolumentos? achava que era apenas para renda variável )eu estou por fora, também tem pra títulos de renda fixa? ou só nos caso do tesouro?

Esses 0,2% é taxa de custodia da B3 do tesouro cobrado 0,1% em janeiro e 0,1% julho do que passar de 10 mil no tesouro enquanto o dinheiro estiver investido. Não existem para outros títulos de renda fixa. Os emolumentos das ações são cobrados na compra e venda das mesmas. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...