Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Pergunta

Olá pessoal, em relação a marcação de mercado, qual seria o título mais apropriado para começar a pensar realizá-lo? Pergunto isso, porque imagino inúmeros cenários possíveis para uma economia instável. Fiquei analisando o IPCA, já que se o juros cair o preço do título tende a aumentar. Né, isso gente?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Graziella Alcantara Da Silva Ferreira disse:

Olá pessoal, em relação a marcação de mercado, qual seria o título mais apropriado para começar a pensar realizá-lo? Pergunto isso, porque imagino inúmeros cenários possíveis para uma economia instável. Fiquei analisando o IPCA, já que se o juros cair o preço do título tende a aumentar. Né, isso gente?

Boa tarde @Graziella Alcantara Da Silva Ferreira. Os 2 titulos que sofrem de marcação a mercado são o IPCA e o prefixado, sendo o mesmo efeito esperado em ambos. Se a taxa de mercado correspondente ao titulo subir o preço do titulo cai e vice e versa

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ainda sobre a marcação a mercado e aproveitando a deixa pra esclarecer mais algumas dúvidas.

A marcação ocorre com maior efetividade títulos que possuem alguma porção (ou a totalidade) do rendimento pré-fixado como comentado anteriormente, correto? Minha dúvida é:

A partir do momento em que compro um título IPCA ou pré-fixado eu passo a ter um título com uma rentabilidade contratada atrelada à ele. Essa rentabilidade sofre alterações todos os dias de acordo com a Taxa Selic e, como os títulos ofertados no dia nunca são os mesmos, caso a taxa básica de juros seja alterada e novos títulos passem a surgir no mercado com rentabilidades mais baixas (ou mais altas, mas nesse caso não seria interessante a marcação) o valor do meu título subiria, gerando uma janela de oportunidade pra antecipação do título, certo?

Agora pra exemplificar pra confirmar se eu peguei a ideia, caso eu tenha feito a compra de um título IPCA + 6% e em um determinado período de tempo a Selic venha a cair fazendo com que novos títulos IPCA comecem a surgir no mercado com uma rentabilidade de por exemplo IPCA + 4,8% / IPCA + 5%, nesse caso o valor do meu título seria reajustado para atingir a rentabilidade contratada.

Está correta esse raciocínio? Todos os ajustes de rentabilidade dependem da situação da Selic no momento?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Graziella Alcantara Da Silva Ferreira complementando os colegas, a marcação a mercado se dá de forma efetiva em títulos IPCA e Prefixado do Tesouro Direto. Nos demais títulos de Renda Fixa (CDB, LCI, CRA etc) é praticamente impossível conseguir ganhar com a marcação a mercado, pois os títulos são negociado no mercado secundário, por meio da mesa de operações da Corretora (que vai cobrar uma comissão para vender) e vai depender de um investidor comprar o seu título.

Acho que no caso de um CRA por exemplo, só vale a pena tentar ir atrás disso se por algum motivo não estiver mais seguro em manter esse investimentos pelos anos que faltam né...

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
3 minutes ago, Marcos Beletato disse:

Está correta esse raciocínio? Todos os ajustes de rentabilidade dependem da situação da Selic no momento?

@Marcos Beletato o raciocínio está correto, porém com uma premissa não totalmente correta.

Não é somente a Selic que afeta os juros futuros. São diversos outros fatores que afetam os juros, como medidas do Governo, eventos que afetam a demanda/oferta etc.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

Boa noite, Marcos!

6 minutes ago, Marcos Beletato disse:

A marcação ocorre com maior efetividade títulos que possuem alguma porção (ou a totalidade) do rendimento pré-fixado como comentado anteriormente, correto?

A marcação a mercado é um efeito que ocorrerá nos títulos do tesouro prefixado e IPCA+. 

7 minutes ago, Marcos Beletato disse:

A partir do momento em que compro um título IPCA ou pré-fixado eu passo a ter um título com uma rentabilidade contratada atrelada à ele. Essa rentabilidade sofre alterações todos os dias de acordo com a Taxa Selic e, como os títulos ofertados no dia nunca são os mesmos, caso a taxa básica de juros seja alterada e novos títulos passem a surgir no mercado com rentabilidades mais baixas (ou mais altas, mas nesse caso não seria interessante a marcação) o valor do meu título subiria, gerando uma janela de oportunidade pra antecipação do título, certo?

A variação da taxa Selic não é o único fator que altera a taxa de mercado dos títulos que sofrem da marcação. São um conjunto de fatores que influenciam nisso como, por exemplo, oferta e procura, o próprio nível da inflação, dentre outros.

E sim, a marcação benéfica para nós seria quando a taxa cai o que faz com que o preço do título suba. Assim, conseguimos antecipar uma rentabilidade mas não ela como um todo.

10 minutes ago, Marcos Beletato disse:

Agora pra exemplificar pra confirmar se eu peguei a ideia, caso eu tenha feito a compra de um título IPCA + 6% e em um determinado período de tempo a Selic venha a cair fazendo com que novos títulos IPCA comecem a surgir no mercado com uma rentabilidade de por exemplo IPCA + 4,8% / IPCA + 5%, nesse caso o valor do meu título seria reajustado para atingir a rentabilidade contratada.

Está correta esse raciocínio? Todos os ajustes de rentabilidade dependem da situação da Selic no momento?

Correto seu raciocínio. Apenas lembre-se do comentado que a Selic não é fator isolado para alteração das taxas e sim um conjunto.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Acho que no caso de um CRA por exemplo, só vale a pena tentar ir atrás disso se por algum motivo não estiver mais seguro em manter esse investimentos pelos anos que faltam né...

@Nelson Pimentel Carriati você diz de tentar vender no mercado secundário se por acaso você achar que a empresa vai dar o calote? Sim, pode tentar, mas se for algo que o Mercado já está "vendo" dificilmente vai encontrar alguém para comprar. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Flavio Prado disse:

@Nelson Pimentel Carriati você diz de tentar vender no mercado secundário se por acaso você achar que a empresa vai dar o calote? Sim, pode tentar, mas se for algo que o Mercado já está "vendo" dificilmente vai encontrar alguém para comprar. 

Isso! Caso de calote seria o mais extremo.  Mas também se for um investimento feito num montante que não cabe mais na sua estratégia atual. Eu mesmo tenho um assim que mistura um pouco desses 2 problemas. haha

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...