Jump to content
  • 0

CRIs, CRAs, DEBENTURES e a marcação a mercado 📈: deixe sua opnião


Lucas Marques De Paula

Qual é seu pensamento inicial sobre a marcação a mercado dos CRIs, CRAs e DEBENTURES?  

12 members have voted

  1. 1. Nos aportes

    • Gostei! Penso em investir mais agora que tem marcação a mercado
      5
    • Indiferente. Levos os titulos sempre até o fim...
      7
    • Não gostei. Penso em investir menos. Adicionou uma complexidade a mais desnecessária.
      0


Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Lucas Marques De Paula, eu não tenho nenhum investimento nessas classes de ativos.  Agora, se/quando for investir, é mais uma variável a considerar, similar ao que acontece com os títulos do Tesouro IPCA+ e Prefixado, que pode gerar uma fonte de ganho extra (ou perda extra).  Lembrando que se você for investidor qualificado, você optar de não ter marcação a mercado.

Importante é ter conhecimento sobre os ativos em que está investindo.  Pode ser que eu venha a investir no futuro, quando as taxas de juros fixarem em um platô alto, iniciando a tendência de queda.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Fala cardume!
Queria ver com o pessoal como que foi a reação ao saberem que agora CRIs, CRAs e DEBENTURES passarão a ser marcados a mercado.

Lucas, onde viu essa informação ?

Eu acho que se trata de uma instrução apenas na apresentação do investimento, para facilitar para o investidor a questão de comparação etc…

Pelo que entendi, a menos que você negocie no mercado secundário (difícil e com muito desconto) não vai conseguir fazer marcação a mercado igual no tesouro (que tem garantia de recompra)

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Da uma lida neste artigo, realmente eu acho que é na forma de mostrar e exibir na lista da carteira, e não que vai ser igual no tesouro na negociação.

 

O que você precisa saber sobre a nova regra de marcação a mercado

A partir de 2 de janeiro de 2023, distribuidores de investimentos, como bancos e corretoras, deverão disponibilizar para os clientes os valores de referência para debêntures, CRIs, CRAs e títulos públicos federais (exceto tesouro direto) que eles possuem. Isso significa que esses títulos serão marcados a mercado.

segue artigo na integra:

https://data.anbima.com.br/regra-de-marcacao-a-mercado

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Lucas, onde viu essa informação ?

Eu acho que se trata de uma instrução apenas na apresentação do investimento, para facilitar para o investidor a questão de comparação etc…

Pelo que entendi, a menos que você negocie no mercado secundário (difícil e com muito desconto) não vai conseguir fazer marcação a mercado igual no tesouro (que tem garantia de recompra)

 

Bom dia Marcelo

O que eu entendi foi isso também.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Lucas Marques De Paulablz? Esse sobrenome seu aí é bonito hein? kkkkk Normalmente o que tenho de renda fixa é sempre com o objetivo de levar até o vencimento. Porém não deixa de ser, a meu ver, uma alternativa para vender antecipado caso observe por exemplo uma elevação no valor sendo que o vencimento ainda está distante. É o ponto positivo que eu observo não sei se existem outros.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Cassio Marques Da Silva disse:

@Lucas Marques De Paulablz? Esse sobrenome seu aí é bonito hein? kkkkk Normalmente o que tenho de renda fixa é sempre com o objetivo de levar até o vencimento. Porém não deixa de ser, a meu ver, uma alternativa para vender antecipado caso observe por exemplo uma elevação no valor sendo que o vencimento ainda está distante. É o ponto positivo que eu observo não sei se existem outros.

Bom dia @Cassio Marques Da Silva, belo sobrenome o seu também 😅.
Realmente, pode ser algo bom. Mas como o @Marcelo Ribeiro disse isso só vale para o venda no mercado secundário, sem garantia de recompra. Ou seja, será que as vão querer comprar um titulo no mercado secundário que esta com o valor maior que o valor teórico?
Penso que pode dificultar essa venda também...
Mas é o que vc disse, levando até o final não faz diferença.

Editado por Lucas Marques De Paula
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A situação é a seguinte.

Os títulos do Tesouro Direto tem garantia de recompra, ou seja; Se a marcação a mercado for favorável ao investidor ele pode vender com ágil antecipando o rendimento. Ou pode segurar até o vencimento, fica sob opção do investidor. Com esta norma de mostrar a marcação a mercado vai facilitar esta decisão, pois "teoricamente" irá ver no extrato o valor real do momento facilitando esta decisão..

Os CRI´s CRA´s Debêntures não tem esta garantia de recompra, existe um mercado secundário muito fraco para o pequeno investidor e na sua maioria (99%) a recompra é com desagil, ou seja, vende por menos do que ele vale. Na teoria, com marcação a mercado a intenção é de fomentar o mercado secundário e ter mais negociações antecipadas destes papéis. Mas, se as negociações serão um pouco melhores na questão de valor antecipado ao pequeno investidor só o tempo dirá. Eu não acredito, na minha opinião o que deve acontecer é algo assim:

No melhor dos cenários: Comprou por R$ 100,00 vai valer R$ 150,00 no final do prazo, no meio do caminho a marcação a mercado indica que vale R$ 140,00 e na tentativa de vender antecipado o mercado secundário irá oferecer R$ 120,00 se aceitar comprar.

No pior dos cenários: Comprou por R$ 100,00 vai valer R$ 150,00 no final do prazo, no meio do caminho a marcação a mercado indica que vale R$ 90,00 e na tentativa de vender antecipado o mercado secundário irá oferecer R$ 80,00 se aceitar comprar.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Fala cardume!
Queria ver com o pessoal como que foi a reação ao saberem que agora CRIs, CRAs e DEBENTURES passarão a ser marcados a mercado.

Achei uma ótima ideia, acaba sendo mais transparente com o investidor. Dessa forma, conseguimos saber quando realmente vale a pena realizar uma marcação a mercado, mas se o rendimento aparecer negativo também não há motivos para preocupação, é só levar o título até o final. Então, pra mim muda pouco, só vou ficar mais atento em uma possível marcação a mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...