Jump to content
  • 1

Quando compensa vender na marcação a mercado?


Matheus Malheiros Pinto

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
29 minutes ago, Victor De Lima Galvão disse:

Olá, não é bem uma dúvida, é mais uma explicação do que eu entendi para ver se o raciocínio está correto...

Assisti aos módulos de marcação a mercado e achei bem interessante, no caso de eu comprar um título a R$500 (hipótese) e a SELIC cair, meu título ganha preço, correto? Supondo que chegue ao valor de R$700 com a queda da taxa, eu vendo o título e tenho uma rentabilidade (retirando o imposto) e essa rentabilidade pode ser maior que a taxa préfixada no momento da compra...

É esse o raciocínio? Apenas para ver se eu entendi corretamente pois no começo me perdi um pouco e depois de rever o módulo acabei tendo esse entendimento...

Boa tarde Victor. Posso estar enganado, mas em um titulo prefixado acho que não sera possivel ganhar uma taxa acima da contratada, pq o titulo sempre estara valendo 1000,00 na data do vencimento. O que acontecera é que vc podera antecipar parte dos ganhos antes da data do vencimento. Neste caso vc teria que avaliar o rendimento x o tempo que resta para o vencimento se vale a pena exercer a marcação.

Me corrijam por favor se estiver equivocado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde Victor. Posso estar enganado, mas em um titulo prefixado acho que não sera possivel ganhar uma taxa acima da contratada, pq o titulo sempre estara valendo 1000,00 na data do vencimento. O que acontecera é que vc podera antecipar parte dos ganhos antes da data do vencimento. Neste caso vc teria que avaliar o rendimento x o tempo que resta para o vencimento se vale a pena exercer a marcação.

Me corrijam por favor se estiver equivocado.

@Adriano Luiz Odahara Umemura a marcação vai ocorrer em um momento antes da data final contratada e , se vc seguir o grafico teórico (quase linear) comparando com  o valor real , pode ser que em algum momento a taxa ate aquele momento seja sim maior que a contratada (mas se voce levar ate o final ai vai chegar na taxa contratada mesmo)

Mas temos que entender que estamos falando de taxa teórica x taxa real x preço real do titulo, e não do montante final (este não tem como você superar), o que a marcação a mercado vai lhe trazer é uma oportunidade de extrair o máximo de rentabilidade de um titulo antes do vencimento (ai é que esta brecha do sistema)

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

A ideia seria está mesma , quando acontece este descolamento do índice em um ponto vantajoso você terá mais rentabilidade (na data) do que a contratada (pensando de forma linear ) mas se você for até a data final do título você terá exatamente o que contratou!

lembrando que pode ocorrer o inverso também …

acho que a forma mais didática e clara possível é ver o gráfico no próprio site ou app do tesouro 

 

IMG_4010.png

Obrigado pela explicação! Ainda não tenho investimentos aplicados à títulos IPCA+ e por isso estou querendo ter certeza de que meu raciocínio está correto antes de aplicar qualquer recurso... Acho que agora já me sinto mais confortável em aplicar e tentar fazer marcação a mercado...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Exatamente. Mas veja que os seus 80% não superou o que ele entregaria no final que seria os 100%. Por isso que a avaliação de rendimento x tempo que falta é importante. Alem da aliquota do IR tbem

Sim, o tempo e o IR ainda são variáveis que estou incluindo no raciocínio aos poucos, pra eu não ficar confuso...

The Office Crying GIF

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O investimento entrando na aliquota minima, teoricamente qualquer rentabilidade anual acima da contratada vc ja estaria ganhando a mais independente do tempo que falta. Por exemplo, vc comprou um titulo prefixado de 11% ao ano para 5 anos e passado 3 anos vc esta com uma rentabiliadade anualizada de 13%. Vc ja estaria ganhando a mais do que o contratado.

Contudo, um dos fatores que ainda não consigo avaliar seria o seguinte. Ok, vc retira o dinheiro deste titulo, mas para ocorrer a marcação a taxa de juros estara diminuindo, então os titulos disponiveis estarão com taxas menores do que vc contratou. E ai? Valeria a pena retirar o dinheiro que estaria rendendo a 11% para aplicar em 1 que poderia estar valendo 9%?

Esse seria outro fator a se avaliar, levando em conta que este investimento seria para fazer parte de uma carteira previdenciaria de longo prazo

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura o que vc disse esta correto, não tem como ultrapassar o MONTANTE final, mas você pode ganhar antecipamente um montante de uma data X (sempre comparando real x teorico)

Eu ainda acredito que a forma mais fácil de verificar é olhar o gráfico, ele não mente e da uma visão exata se vc esta superando antecipando algo ou não, e o quanto esta antecipando... isso vale ate para aqueles momentos em que você precise por algum motivo resgatar uma quantia e seu tesouro esta dando mole (preço real acima do teórico), é quase  uma liquidez convidativa (se vc estiver precisando e ou tiver destino melhor para aquele montante)

mais claro que a o luz do dia

image.png.63733022108be521b75a43bd0bc785a2.png

Ainda tenho dificuldade no entendimento da marcação a mercado, mas acho que estou começando a entender. Ainda preciso reassistir a aula.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
57 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

uma dica que dou (ao menos para mim ajudou esclarecer) , logo que entrei na AUVP antes de começar as aulas eu comprei 0,01 tesouro IPCA + e deixei la pra ver como ele ia rolar, e ai fico olhando o gráfico, e quando assisto a aula de marcação a mercado, conforme este grafico abaixo , teve momento que meu preço real estava menor que o teórico, e hoje esta acima..quanto mais distante pra cima melhor, mas quanto mais perto do vencimento ai ele vai chegar juntinho

 

image.png.b7e8a0c24b89a0cf68d3ffc709cb4c46.png

Boa ideia. Vou fazer igual! Obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/05/2023 at 09:08, Flavio Prado disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura seu raciocínio está correto e a sua dúvida "porquê vender e ganhar na marcação a mercado se as taxas estão caindo e vou comprar um título com taxa menor da que eu tinha?" é bem relevante.

A resposta basicamente terá duas possibilidades: ou você acha que a taxa chegou a sua cotação mínima e vai começar a subir novamente, porém vender para comprar imediatamente não faria sentido se a taxa vai subir. Ou então você acha que talvez possa cair mais, porém não vai querer arriscar e resgata para investir em outra título de outro índice de correção ou de outra classe de ativo. Não é porquê o título é um Tesouro Prefixado que você necessariamente vai precisar reinvestir em outro título de Tesouro Prefixado. Você pode reinvestir em um CRI, ou um CDB atrelado ao CDI pagando 140% com 7 anos de vencimento, ou em renda variável etc.

Espero ter ajudado. 

Nesse caso é possivel usar o contra fluxo, já que os prés fixados estão com a taxa caindo, eu uso a marcação e invisto em outro atrelado ao CDI, por exemplo?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Galera, quero entender se minha linha de raciocínio de marcação a mercado está correta.

Suponhamos que eu compre um titulo agora(como consta na data deste post no site do tesouro direto), estarei pagando R$ 773,51 reais no titulo, esperando que lá no vencimento ele renda exatos R$ 1000,00 levando em conta que estamos passando por uma fase em que a taxa básica de juros está alta.
image.png.421b621c4f522bd0c08f4b9dc12541e0.png

Se daqui alguns meses a selic começar a cair, logicamente o valor do titulo irá subir para um preço unitário mais alto que o preço unitário que eu adquiri, então suponhamos que suba para R$ 900,00, nessa hora eu posso começar a avaliar a venda adiantada desse titulo(se caso compensar vender por conta das taxas, impostos e etc).

Então entendo que em ciclos de alta da taxa de juros é uma boa hora pra entrar/comprar, e em momentos de queda/baixa pode ser uma boa hora para sair/vender?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Jefferson Cunha disse:

Galera, quero entender se minha linha de raciocínio de marcação a mercado está correta.

Suponhamos que eu compre um titulo agora(como consta na data deste post no site do tesouro direto), estarei pagando R$ 773,51 reais no titulo, esperando que lá no vencimento ele renda exatos R$ 1000,00 levando em conta que estamos passando por uma fase em que a taxa básica de juros está alta.
image.png.421b621c4f522bd0c08f4b9dc12541e0.png

Se daqui alguns meses a selic começar a cair, logicamente o valor do titulo irá subir para um preço unitário mais alto que o preço unitário que eu adquiri, então suponhamos que suba para R$ 900,00, nessa hora eu posso começar a avaliar a venda adiantada desse titulo(se caso compensar vender por conta das taxas, impostos e etc).

Então entendo que em ciclos de alta da taxa de juros é uma boa hora pra entrar/comprar, e em momentos de queda/baixa pode ser uma boa hora para sair/vender?

Vale lembrar que se a ideia é marcação a mercado, sempre é melhor títulos com vencimentos mais longos, pois existe mais espaço pra variação e correção... no seu exemplo seria melhor considerar o Pre 2029

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acabei de assistir a aula de marcação a mercado e como muitos fiquei um pouco perdido a princípio, mas as respostas desse post ajudaram muito, principalmente quando o @Henrique Magalhães e o @Adriano Luiz Odahara Umemura falaram sobre montante final e rentabilidade acumulada.

Nesse meio tempo antes de entender, fiz um monte de conta que gostaria de deixar aqui pra ajudar alguém que chegue com dúvidas semelhantes, justamente usando os valores de exemplo usados na aula. Todos desconsiderando impostos pra facilitar as contas nessas extrapolações, mas claro que isso precisa ser considerado no caso a caso. E ninguém vai precisar fazer essas contas nunca, as plataformas fazem todas automaticamente, é só pra ajudar o entendimento mesmo.

image.png.93e6119d0eae250622b02516dcf4ed1b.png Contratado 30 meses antes do vencimento, 902.54*(1.0418^(30/12)) = 1000 (leve erro pq o exemplo não é exatamente com 30 meses, mas quase isso, então dá pra arredondar)

A evolução linear desse valor então seria:

  • Após 6 meses:  902.54*(1.0418^(6/12)) = R$921.21, ganho nominal de 921.21-902.54 = R$18.67
  • Após 12 meses:  902.54*(1.0418^(12/12)) = R$940.27, ganho nominal de R$37.73
  • Após 20 meses:  902.54*(1.0418^(20/12)) = R$966.29, ganho nominal de R$63.75
  • Após 30 meses:  902.54*(1.0418^(30/12)) = R$1000.00, ganho nominal de R$97.46

Quando a taxa muda para 3.18%aa, o preço inicial com 30 meses teria sido 1000/(1.0318^(30/12)) = R$924.72. Então, os novos preços passam a ser: 

  • Após 6 meses:  924.72*(1.0318^(6/12)) = R$939.31, ganho nominal de R$36.77, corresponde a uma taxa de 939.31/902.54 = 1 + 4.07% em 6 meses então equivalente a 8.31%aa, considerando a mesma compra inicial.
  • Após 12 meses:  924.72*(1.0318^(12/12)) = R$954.13, ganho nominal de R$51.59, corresponde a uma taxa de 5.72%aa
  • Após 20 meses:  924.72*(1.0318^(20/12)) = R$974.25, ganho nominal de R$71.71, corresponde a uma taxa de 4.69%aa
  • Após 30 meses:  924.72*(1.0318^(30/12)) = R$1000.00, ganho nominal de R$97.46, corresponde a uma taxa de 4.18%aa

Dá pra ver então que quanto mais cedo nesse exemplo, mais o juros anual equivalente está maior, enquanto o ganho nominal está menor. Pra fechar esse monte de conta e exagerar com vários exemplos pra outras taxas, um gráfico de preço do título por tempo que complementa o inicial do @Matheus Malheiros Pinto

image.png.1eec6e261ea3ebea5ff60e2a58c8f923.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...