Jump to content
  • 0

Debênture


Rafael Carlos

Pergunta

Boa tarde turma!

 

Achei uma debênture da CSN cdi + 2% para 3,69 anos com valor mínimo de R$1.050,00 e R$2.258,53 no vencimento, rating AAA, empresa registrou lucros nos últimos 3 anos, há alguma pegadinha que não captei? Achei muito bom, entendo dos riscos e estou disposto a arriscar uma fração. Outra dúvida é a respeito de ter 1 milhão investido para investir…não tenho isso na bolsa mas tenho que responder um termo confirmando. Pode haver alguma consequência de colocar que “sim” ou é somente para se isentarem em caso de um problema futuro com a empresa?

00BC396D-49B9-40E8-86A5-FBE3E7F0F25F.jpeg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Será que não teria algum CDB ou LCI pagando essa mesma taxa ou superior mas com proteção do fgc?

Pq acredito que pelo risco de ser debênture, acredito que deveria estar pagando mais.

O que não estou entendendo é esse valor que pega no vencimento. Não está fazendo sentido CDI + 2% dar tanta diferença. Não sei se está errado ali ou eu que não entendi mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Rafael Carlos disse:

O que não estou entendendo é esse valor que pega no vencimento. Não está fazendo sentido CDI + 2% dar tanta diferença. Não sei se está errado ali ou eu que não entendi mesmo.

O que esta errado é o prazo. Se o vencimento é em 10.11.28 são  5 anos e 7 meses. Tomando a taxa como 13,65% + 2% o resultado é esse mesmo.

Mas lembrando que o CDI é uma taxa pós fixada, então o resultado final pode não ser esse

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Tem cdb na isaex por menos tempo pagando 122,50% do cdi que daria hoje 16,72%

 

55 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

O que esta errado é o prazo. Se o vencimento é em 10.11.28 são  5 anos e 7 meses. Tomando a taxa como 13,65% + 2% o resultado é esse mesmo.

Mas lembrando que o CDI é uma taxa pós fixada, então o resultado final pode não ser esse

Tem razão…não tinha me atentado no prazo abaixo. Que vacilo duplo, meu e do site kkkkkk. Mas ainda vale deixar uma merreca ali, único medo é este termo tendo que afirmar que tem mais de um milhão investido.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Rafael Carlos,

Acredito que se estão te pedindo para declarar que tem mais de 1M investido é que esse debênture deve ser exclusivo para Investidor Qualificado.  Você declarando que tem sem ter pode ter consequências junto ao Banco Central e/ou Receita Federal.  Eles podem ir em cima de você querendo saber onde está essa grana que se não estiver na sua declaração de IR, pode configurar uma sonegação de impostos.  As consequências disso???  Não sei se vale o risco...  Vai encontrar CDBs pagando isso com proteção do FGC e correndo menos riscos.  Debêntures não tem garantias e contra a receita por informação fraudulenta, menos ainda...

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

O que esta errado é o prazo. Se o vencimento é em 10.11.28 são  5 anos e 7 meses. Tomando a taxa como 13,65% + 2% o resultado é esse mesmo.

Mas lembrando que o CDI é uma taxa pós fixada, então o resultado final pode não ser esse

@Adriano Luiz Odahara Umemura não está errado o prazo. Os 3,69 anos é o Duration. No rodapé da página tem a legenda. O título paga juros semestrais, e o Duration, de maneira simples, é o tempo que vai levar para você receber o valor principal por meio desses pagamentos semestrais.

O cálculo da rentabilidade final, por se tratar de um pós-fixado, é calculado usando a expectativa do Mercado do CDI até o vencimento. Como é uma previsão, o resultado real será maior ou menor.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rafael Carlos disse:

 

Tem razão…não tinha me atentado no prazo abaixo. Que vacilo duplo, meu e do site kkkkkk. Mas ainda vale deixar uma merreca ali, único medo é este termo tendo que afirmar que tem mais de um milhão investido.

@Rafael Carlos não foi vacilo. Veja a resposta que dei para o Adriano.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura não está errado o prazo. Os 3,69 anos é o Duration. No rodapé da página tem a legenda. O título paga juros semestrais, e o Duration, de maneira simples, é o tempo que vai levar para você receber o valor principal por meio desses pagamentos semestrais.

O cálculo da rentabilidade final, por se tratar de um pós-fixado, é calculado usando a expectativa do Mercado do CDI até o vencimento. Como é uma previsão, o resultado real será maior ou menor.

Ah, entendi. Não havia visto que eram juros semestrais.

@Flavio Pradoaproveitando, poderia me tirar uma dúvida sobre estes investimentos que pagam dessa forma. Quando são juros semestrais, eles são pagos e caem direto na conta da corretora a cada semestre? Se sim, então caso vc não reinvista vc acaba tendo uma rentabilidade menor dos que pagam somente no final? Pq além de não incidirem os juros composto, a alíquota de IR vc paga a mais nos primeiros pagamentos.

É isso mesmo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/04/2023 at 19:34, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Ah, entendi. Não havia visto que eram juros semestrais.

@Flavio Pradoaproveitando, poderia me tirar uma dúvida sobre estes investimentos que pagam dessa forma. Quando são juros semestrais, eles são pagos e caem direto na conta da corretora a cada semestre? Se sim, então caso vc não reinvista vc acaba tendo uma rentabilidade menor dos que pagam somente no final? Pq além de não incidirem os juros composto, a alíquota de IR vc paga a mais nos primeiros pagamentos.

É isso mesmo?

Isso, juros semestrais você abre mão de rendimento para receber antecipadamente, e ainda quebra o agirndos juros compostos, juros compostos é para quem já está na fase de víver de renda.

Você paga mais impostos nos saques antes dos dois anos

 

Screenshot_20230416_151410_Chrome.jpg

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/04/2023 at 19:34, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Ah, entendi. Não havia visto que eram juros semestrais.

@Flavio Pradoaproveitando, poderia me tirar uma dúvida sobre estes investimentos que pagam dessa forma. Quando são juros semestrais, eles são pagos e caem direto na conta da corretora a cada semestre? Se sim, então caso vc não reinvista vc acaba tendo uma rentabilidade menor dos que pagam somente no final? Pq além de não incidirem os juros composto, a alíquota de IR vc paga a mais nos primeiros pagamentos.

É isso mesmo?

@Adriano Luiz Odahara Umemura complementando o @Ricardo Ochoa Pachas, quando temos títulos que pagam trimestral, semestral, anual etc o valor é creditado na conta da Corretora por onde os títulos estão custodiados, e sim, estamos antecipando o pagamento do IR e no início pagando alíquotas maiores pensando em títulos com prazo onde pagaríamos 15% de IR, e sim, estamos diminuindo a bola de neve do juros compostos que estariam acontecendo sobre o valor recolhido de IR, e para minimizar precisamos pegar o crédito e fazer um novo aporte, independente em qual classe que ativos, o importante é reinvestir.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...