Jump to content
  • 0

Quantidade de FIIs em carteira


Marlon De Sena

Pergunta

Olá Sardinhas.

Estou concluindo o módulo 4 e um ponto me pegou em relação aos FIIs.

Sempre tenho a dúvida de qual a quantidade de FIIs é o ideal para uma carteira.

É importante levar em consideração um número mínimo de FIIs em carteira para mitigar o risco?

Minha meta por enquanto é 30% da carteira em FIIs. Atualmente tenho 8 FIIs, sendo 5 de tijolo os maiores do mercado (4.14% da carteira cada), 1 de Papel (4.14% da carteira) e 2 fofs (1 gestão ativa e 1 passivo, total 5.16% da carteira) *todos eles passaram na analise ensinada nas aulas.

Há necessidade de ter uma carteira com mais FIIs que isso pra reduzir a exposição pra uns 2 a 3% em cada? **tento ser o mais enxuto possível. 

Vejo analista de casas de analise dizendo que precisa ter quase 20 FIIs pra estar bem diversificado, eu particularmente acho demais, seria isso so pra vender assinatura talvez?

Em ações eu achei mais fácil essa decisao pois dividindo em setores e tentando nao ter uma posição muito pequena a uma ação pra nao torná-la irrelevante na carteira, cheguei a um número de 12 ações que pra minha carteira atual (25%) considero que está no limite.

Porém em FIIs fico na dúvida pois como o foco é estabilidade e renda, não seria um problema pulverizar... Mas como prefiro ter uma carteira com menos ativos optei por manter apenas os 8 FIIs.... O que acham?

***Se falei alguma groselha por favor me digam :D

 

 

 

Editado por Marlon De Sena
correçao de %
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Marlon De Sena disse:

Porém em FIIs fico na dúvida pois como o foco é estabilidade e renda, não seria um problema pulverizar... Mas como prefiro ter uma carteira com menos ativos optei por manter apenas os 8 FIIs.... O que acham?

Se estes 8 foram estudados e te deixam confortáveis dentro da sua estratégia , mantenha eles , e enquanto isso você pode estudar outros com calma e caso decida adicionar , como já está enxuto , você pode fazer bem devagar!

eu tenho cerca de 14 FIIs (eu já tinha antes de iniciar a AUVP) e apenas alinhei os pesos de cada um , principalmente relacionado aos segmentos .. mas pelo que vejo este ajuste fino e quantos % de cada ativo ter no máximo , vai depender mais da nota de resiliência x exposição ao segmento máximo que você pretende !

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!

Assim como Henrique, tenho também uma certa quantidade FIIs que já vieram de antes da AUVP (17 ativos).

Cada FII foi revisado e dado uma nota bem como alguns foram excluídos dos diagrama (manterei os mesmos na carteira mas não passaram nos crivos para se manter aportes neles).

 

E concordo com o @Henrique Magalhães em que os percentuais de exposição vão variando de acordo com a nota e que consequentemente pode ter um carga maior por setor. Em minha carteira nós FIIs de tijolo, por exemplo, a exposição é maior em FIIs de logística pois os mesmos se apresentam mais resilientes dentro dos meus crivos do que os demais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Luiz Odahara Umemura se me permite, me recordo de um tópico que você abriu falando sobre seus percentuais e divisão da sua carteira no geral. 

Lá temos inclusive mais pareceres seus sobre a construção da carteira que podem ajudar o @Marlon De Sena também além claro do que já explicou aqui para ele.

Falo pois não consegui encontrar aqui este tópico para linkar aqui.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura se me permite, me recordo de um tópico que você abriu falando sobre seus percentuais e divisão da sua carteira no geral. 

Lá temos inclusive mais pareceres seus sobre a construção da carteira que podem ajudar o @Marlon De Sena também além claro do que já explicou aqui para ele.

Falo pois não consegui encontrar aqui este tópico para linkar aqui.

Bom dia. Segue o topico

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/06/2023 at 05:40, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas.

Estou concluindo o módulo 4 e um ponto me pegou em relação aos FIIs.

Sempre tenho a dúvida de qual a quantidade de FIIs é o ideal para uma carteira.

É importante levar em consideração um número mínimo de FIIs em carteira para mitigar o risco?

Minha meta por enquanto é 30% da carteira em FIIs. Atualmente tenho 8 FIIs, sendo 5 de tijolo os maiores do mercado (4.14% da carteira cada), 1 de Papel (4.14% da carteira) e 2 fofs (1 gestão ativa e 1 passivo, total 5.16% da carteira) *todos eles passaram na analise ensinada nas aulas.

Há necessidade de ter uma carteira com mais FIIs que isso pra reduzir a exposição pra uns 2 a 3% em cada? **tento ser o mais enxuto possível. 

Vejo analista de casas de analise dizendo que precisa ter quase 20 FIIs pra estar bem diversificado, eu particularmente acho demais, seria isso so pra vender assinatura talvez?

Em ações eu achei mais fácil essa decisao pois dividindo em setores e tentando nao ter uma posição muito pequena a uma ação pra nao torná-la irrelevante na carteira, cheguei a um número de 12 ações que pra minha carteira atual (25%) considero que está no limite.

Porém em FIIs fico na dúvida pois como o foco é estabilidade e renda, não seria um problema pulverizar... Mas como prefiro ter uma carteira com menos ativos optei por manter apenas os 8 FIIs.... O que acham?

***Se falei alguma groselha por favor me digam :D

 

 

 

Mais importante que o número de FIIs e ter FIIs o menos correlacionadas possíveis (correlação zero não é possivel), veja que a correlação pode estar ate em nos inquilinos, como as FIIs que caíram quando deu o problema na AMER3.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/06/2023 at 05:40, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas.

Estou concluindo o módulo 4 e um ponto me pegou em relação aos FIIs.

Sempre tenho a dúvida de qual a quantidade de FIIs é o ideal para uma carteira.

É importante levar em consideração um número mínimo de FIIs em carteira para mitigar o risco?

Minha meta por enquanto é 30% da carteira em FIIs. Atualmente tenho 8 FIIs, sendo 5 de tijolo os maiores do mercado (4.14% da carteira cada), 1 de Papel (4.14% da carteira) e 2 fofs (1 gestão ativa e 1 passivo, total 5.16% da carteira) *todos eles passaram na analise ensinada nas aulas.

Há necessidade de ter uma carteira com mais FIIs que isso pra reduzir a exposição pra uns 2 a 3% em cada? **tento ser o mais enxuto possível. 

Vejo analista de casas de analise dizendo que precisa ter quase 20 FIIs pra estar bem diversificado, eu particularmente acho demais, seria isso so pra vender assinatura talvez?

Em ações eu achei mais fácil essa decisao pois dividindo em setores e tentando nao ter uma posição muito pequena a uma ação pra nao torná-la irrelevante na carteira, cheguei a um número de 12 ações que pra minha carteira atual (25%) considero que está no limite.

Porém em FIIs fico na dúvida pois como o foco é estabilidade e renda, não seria um problema pulverizar... Mas como prefiro ter uma carteira com menos ativos optei por manter apenas os 8 FIIs.... O que acham?

***Se falei alguma groselha por favor me digam :D

 

 

 

Eu tenho 20 FIIs na minha carteira, antes de começar o curso eu investia somente em FIIs e RF, busquei o curso para adquirir conhecimento em Ações e outro produtos da renda variável que eu tinha vontade de aprender, e inclusive o curso me ajudou demais a compreender ainda melhor a RF e os FIIs.

Não pretendo vender meus ativos, pois vou manter minha estratégia, que até o presente momento tem me dado bons resultados, tenho essa diversificação, pois tenho pelo menos 3 ativos de cada seguimento que eu gosto inclusive estou repassando todos os meus fundos e classificando no diagrama. Mas não me importo com a quantidade de ativos que vou ter na carteira, se o fundo/empresa é bom, porque limitar a quantidade?
image.png.653e84b448e83ccc1b4068ac58c0138f.png
image.png.ba3349e4033d4caa0adc201e0d919bde.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Jefferson Cunha disse:

Eu tenho 20 FIIs na minha carteira, antes de começar o cvrso eu investia somente em FIIs e RF, busquei o cvrso para adquirir conhecimento em Ações e outro produtos da renda variável que eu tinha vontade de aprender, e inclusive o cvrso me ajudou demais a compreender ainda melhor a RF e os FIIs.

Não pretendo vender meus ativos, pois vou manter minha estratégia, que até o presente momento tem me dado bons resultados, tenho essa diversificação, pois tenho pelo menos 3 ativos de cada seguimento que eu gosto inclusive estou repassando todos os meus fundos e classificando no diagrama. Mas não me importo com a quantidade de ativos que vou ter na carteira, se o fundo/empresa é bom, porque limitar a quantidade?
image.png.653e84b448e83ccc1b4068ac58c0138f.png
image.png.ba3349e4033d4caa0adc201e0d919bde.png

No caso de FIIs por exemplo, analisa oa do tipo lajes corporativas, escolhe o melhor e investe nele, tal vez no segundo melhor se não estiver muito correlacionado, outras cidades, ou inquilinos d eoutra área,.etc. Mas porque aportaría além disso, no terceiro e quarto colocados?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

No caso de FIIs por exemplo, analisa oa do tipo lajes corporativas, escolhe o melhor e investe nele, tal vez no segundo melhor se não estiver muito correlacionado, outras cidades, ou inquilinos d eoutra área,.etc. Mas porque aportaría além disso, no terceiro e quarto colocados?

Pra mim faz sentido, se o fundo é bom, tem inquilinos diferentes, contratos tipicos e atípicos, atrelados a mais de um índíce (diversificação de índices de contratos), eu vou lá e aporto. Fora que por ter 3 ativos de cada seguimento, as vezes um tá mais "caro" vou lá e aporto no que tá com o PV/P mais barato, então eu sempre to alocando naquele seguimento e mantendo o balanceamento que eu coloquei defini, antes de vir pra auvp eu só tinha na minha carteira FIIs, RF e mantinha 5% do meu patrimônio no BTC (só tenho essa cripto), logicamente, agora vou aportar em outros ativos e diversificar mais minha carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Jefferson Cunha disse:

Pra mim faz sentido, se o fundo é bom, tem inquilinos diferentes, contratos tipicos e atípicos, atrelados a mais de um índíce (diversificação de índices de contratos), eu vou lá e aporto. Fora que por ter 3 ativos de cada seguimento, as vezes um tá mais "caro" vou lá e aporto no que tá com o PV/P mais barato, então eu sempre to alocando naquele seguimento e mantendo o balanceamento que eu coloquei defini, antes de vir pra auvp eu só tinha na minha carteira FIIs, RF e mantinha 5% do meu patrimônio no BTC (só tenho essa cripto), logicamente, agora vou aportar em outros ativos e diversificar mais minha carteira.

Está no caminho certo, boas empresas, mas se ficar com "muitas" vai acabar tendo a temida "correlação" que seria aportar em dois ativos quase iguais, sendo um deles melhor.

Não sei se já chegou na aula, mas o percentual de FIIs para crescimento de patrimônio tem que ser menor, pois eles não valorizam tanto quanto as boas empresas.

Uma boa empresa precisa crescer mais, se não ela não conseguiria pagar o próprio aluguel (FIIs)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...