Jump to content
  • 0

Todo título do tesouro pré-fixado e IPCA+ vai valer exatamente 1.000 reais no vencimento


Renato Kloss Silva

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Renato Kloss Silva disse:

"Todo título do tesouro pré-fixado e IPCA+ vai valer exatamente 1.000 reais no vencimento" (aulas 5, 6 e 7 do módulo 3). Essa afirmação quer dizer que se o valor unitário do Pré-fixado 2026 hoje é de R$ 779,86 e digamos que eu investi exatamente esse valor unitário, então no vencimento (01/01/2026), eu terei a diferença entre o valor unitário inicial e os R$ 1.000 do vencimento? Fora os descontos. Isso ficou um pouco confuso pra mim, já vi e revi a aula... mas ainda não peguei bem.

Boa noite, Renato!

Exatamente, o Tesouro Prefixado é vendido com deságio frente ao seu valor de face que também define sua rentabilidade anualizada, o que também acaba resultando na marcação a mercado. Eu já fiz um tópico explicando bem sobre esse assunto, tenho certeza que vai esclarecer suas dúvidas: 

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Tânia Andrade disse:

Vou aproveitar o a dúvida do nosso colega e emendar a minha dúvida:

Se em alguma situação excepcional o tesouro pré fixado perder para a inflação, é prejuízo? (Eu continuaria recebendo apenas os 1000R$ contratados mesmo que estivesse abaixo da inflação acumulada do período)

Sim, essa situação pode acontecer. Voce pode adquirir um titulo prefixado em um momento de taxa de juros baixa e ate o vencimento a inflação subir ao ponto de ultrapassar a taxa oferecida.

Contudo a analise do contrafluxo pode diminuir a probabilidade disso acontecer. Titulos indexados ao IPCA possuem a proteção contra a inflação embutida na taxa oferecida. Sendo asim em um cenario que voce visualiza uma tendencia futura de aumento da inflação estes titulos seriam indicados.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Tânia Andrade disse:

mestre @Adriano Luiz Odahara Umemura, em se tratando de contrafluxo eu quando eu deveria optar por um pre-fixado? 

Oi @Tânia Andrade boa noite. Em um cenario de queda da taxa de juros. Porque voce trava a sua rentabilidade em patamares superiores aos oferecidos futuramente

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Luiz Odahara Umemura, aproveitando o tópico para tirar uma dúvida aqui. Acabei de fazer as aulas sobre o tesouro e fiquei na dúvida sobre a liquidez. 

Tomando como base este pre fixado 2026 com 10.36%, se eu investir R$ 10000, e em meados de 2024 eu queira sacar o que há lá, eu venderia com a marcação a mercado, podendo receber um valor melhor (Se a selic cair) ou pior, se a selic, porém nunca abaixo dos R$10000 que investi, é isso?

E a outra duvida é, se o 2029 está com 10.79%, e a liquidez é diária, porque eu investiria no 2026 com juros menor se posso sair a qualquer momento?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Cesar Scholer disse:

Tomando como base este pre fixado 2026 com 10.36%, se eu investir R$ 10000, e em meados de 2024 eu queira sacar o que há lá, eu venderia com a marcação a mercado, podendo receber um valor melhor (Se a selic cair) ou pior, se a selic, porém nunca abaixo dos R$10000 que investi, é isso?

Boa tarde @Cesar Scholer. Se o resgate antecipado for muito no inicio, pode sim ter perdas do capital investido. Porque o que é reajustado é o valor do titulo que voce comprou.

Eu tenho um IPCA 2045 que comprei em julho que esta com rentabilidade de IPCA - 14,70% (negativo) e outro comprado no inicio de agosto com IPCA - 53,68% (negativo) 😅

17 minutes ago, Cesar Scholer disse:

E a outra duvida é, se o 2029 está com 10.79%, e a liquidez é diária, porque eu investiria no 2026 com juros menor se posso sair a qualquer momento?

Para levar ate o vencimento caso necessite do valor ate 2026 sem correr risco de perder parte da rentabilidade com a marcação a mercado

Ou caso voce vislumbre que a taxa e juros volte a aumentar antes de 2029. Voce poderia estar travado com uma rentabilidade de 10,79% e serem oferecidos titulos com rentabilidade de 13% por exemplo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/06/2023 at 18:09, Renato Kloss Silva disse:

PCA+ vai valer exatamente 1.000 reais no vencimento"

Nops!!!  Para o IPCA+, o valor dele hoje é a atualização desde 15/07/2000, quando ele valia R$1000

 

Préfixado

- terá valor de R$1000 no dia do vencimento

 

IPCA+

- o valor do título em 15/07/2000 era de R$ 1000;

- o valor do título hoje é a atualização pelo IPCA dos R$1000 de 2000 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Beatriz Sant Anna disse:

Tipo agora?

Oi @Beatriz Sant Anna, boa noite. Sim, estamos em um cenario com taxa de juros alta e com uma tendencia a queda. Se a queda continuar a se confirmar os titulos prefixados se beneficiam. Outro titulo que pode se beneficiar tambem segundo as circunstancias atuais são os indexados ao IPCA. O IPCA esta em valores baixos, oferecendo uma rentabilidade adicional atrativa caso a inflação venha a subir. Alem disso, como os titulos indexados ao IPCA possuem um componente prefixado atrelado ao indexador, eles tambem se beneficiam em um cenario de queda da taxa de juros.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...