Jump to content
  • 0

Apressar aportes em ações e Fii's antes da descida da SELIC??


Matheus Cunha De Almeida

Pergunta

Boa tarde, glr.

Sou investidor iniciante, finalizei a AUVP há alguns meses e desde então continuo estudando por conta própria. Minha carteira já está montada mas só comecei a aportar no mês passado.

Tenho um patrimônio considerável em fundos de investimento de gestão ativa de bancões. O plano é retirar esse patrimônio de lá e ir aportando na minha carteira aos poucos, ao longo de 6 a 8 meses, a fim de reduzir o PM e não sofrer muito com oscilações pontuais.

No entanto, tendo em vista a redução iminente da SELIC, me pergunto se faz algum sentido apressar um pouco os aportes em ações e Fii's. Claro, a SELIC não vai reduzir de uma vez só, deve fechar 2024 ainda na casa dos dois dígitos (segundo boletim Focus). Me parece que o mercado já precificou a queda dos juros, mas uma vez que o COPOM realmente sinalize a redução, os preços subirão ainda mais. 

Concluindo: tendo em vista uma estratégia de longo prazo, faz sentido apressar os meus aportes em função dessas movimentações de curto prazo?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde. Se eu não me engano, o Raul comentou em algumas lives, que o que importa na decisão de aportar tudo de uma vez ou por partes, estaria mais relacionado do quanto o seu capital a ser investido representa em relação aos seus aportes regulares. Por exemplo, alguem que tenha um capital que represente 5 anos de aportes teria que criar uma estrategia para ir aportando aos poucos. Ja aquele que possui um capital de 6 meses de aporte poderia aportar tudo de uma vez.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Matheus Cunha De Almeida disse:

Boa tarde, glr.

Sou investidor iniciante, finalizei a AUVP há alguns meses e desde então continuo estudando por conta própria. Minha carteira já está montada mas só comecei a aportar no mês passado.

Tenho um patrimônio considerável em fundos de investimento de gestão ativa de bancões. O plano é retirar esse patrimônio de lá e ir aportando na minha carteira aos poucos, ao longo de 6 a 8 meses, a fim de reduzir o PM e não sofrer muito com oscilações pontuais.

No entanto, tendo em vista a redução iminente da SELIC, me pergunto se faz algum sentido apressar um pouco os aportes em ações e Fii's. Claro, a SELIC não vai reduzir de uma vez só, deve fechar 2024 ainda na casa dos dois dígitos (segundo boletim Focus). Me parece que o mercado já precificou a queda dos juros, mas uma vez que o COPOM realmente sinalize a redução, os preços subirão ainda mais. 

Concluindo: tendo em vista uma estratégia de longo prazo, faz sentido apressar os meus aportes em função dessas movimentações de curto prazo?

A ideia de fazer esses aportes em 6 meses me pareceu boa. Você terminaria o ano sem recursos nos fundos de investimento. 

Outro detalhe é que você precisará analisar as empresas, FIIs... Isso leva tempo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Matheus Cunha De Almeida disse:

Boa tarde, glr.

Sou investidor iniciante, finalizei a AUVP há alguns meses e desde então continuo estudando por conta própria. Minha carteira já está montada mas só comecei a aportar no mês passado.

Tenho um patrimônio considerável em fundos de investimento de gestão ativa de bancões. O plano é retirar esse patrimônio de lá e ir aportando na minha carteira aos poucos, ao longo de 6 a 8 meses, a fim de reduzir o PM e não sofrer muito com oscilações pontuais.

No entanto, tendo em vista a redução iminente da SELIC, me pergunto se faz algum sentido apressar um pouco os aportes em ações e Fii's. Claro, a SELIC não vai reduzir de uma vez só, deve fechar 2024 ainda na casa dos dois dígitos (segundo boletim Focus). Me parece que o mercado já precificou a queda dos juros, mas uma vez que o COPOM realmente sinalize a redução, os preços subirão ainda mais. 

Concluindo: tendo em vista uma estratégia de longo prazo, faz sentido apressar os meus aportes em função dessas movimentações de curto prazo?

Fundos de gestão ativa de bancao, já deveria ter tirado tudo e colcoando na Selic tá tempo, se vc já fez as aulas há meses.

Os aportes tem que ser equilibrando a carteira, seguindo o diagrama,.não vejo motivo de colocar tudo em FIIs só porque o preço deve subir.

O preço não é fator de decisão, se.voce já montou a sua carteira, já analisou seus ativos, colocou no diagrama, agora é seguir com constância.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!

Sou da opinião de fazer os aportes regulares.

Realmente manter dinheiro em fundos de investimento não vale pena e como o Ricardo comentou, se você já tem sua carteira consolidada, vale fazer os aportes no que o diagrama lhe indicar.

 

Uma dica que eu deixaria era não se deixar levar também por achismos por assim dizer.

Boletim focus por exemplo, não me recordo de quando ele acertou uma previsão sobre taxas.

Os títulos da Selic já estão precificados. Talvez seja uma boa oportunidade de ir um pouco contra a manada. Noto que tem muita gente correndo para pegar um tesouro Selic o qual já não possui mais as mesmas taxas do que há meses atrás e estão deixando de lado tesouros IPCA+ que estão tendo boas ofertas na minha opinião (o @Matheus Malheiros Pinto posta diariamente as melhores oportunidades do dia na Isa).

Vale a pena dar uma estudada neste ponto e ver claro se também se encaixa com sua estratégia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Realmente os FII ja foram precificados em relação a queda da SELIC

a janela de oportunidade esta fechando... a questão de 2 ou 3 meses os FII estavam descontados, agora voltaram ao patamar de mercado...

agora segue o ciclo normal do mercado... na minha visão vão subir um pouco pra compensar a inflação do período de desconto, reavaliação do Valor Patrimonial, diminuição da vacância e assim por diante...

mas... o cenário da economia global pode dar um novo tombo no mercado...

sempre assim... quando uma janela se fecha... abre uma porta...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala meu amigo, tudo certo? Colaborando com o que já foi dito, muito boa a iniciativa de diluir teus aportes, lembra nesse processo somente que tu deves fazer uma diluição se teu patrimônio a ser investido é muito maior que teu aporte mensal (o que me pareceu ser), sobre acelerar os aportes em uma classe de ativo específico, o que eu posso dizer é que nós tivemos uma janela recente de entrada nos FII e eu acredito que ela já estava praticamente fechada, MAS, eu devolvo a tua pergunta com outra pergunta: estas usando o Diagrama do Cerrado? Tens teus FII lançados lá? SE SIM, o diagrama está sugerindo investir em FII? Essas são perguntas básicas que vão te ajudar a tomar uma decisão mais acertiva, afinal a Selic vai cair em breve e naturalmente existem reações decorrentes desse movimento, porém tu não pode mover tuas decisões baseadas em uma situação que não sd concretizou, isso é uma forma de especulação e eu acredito que não exista essa necessidade de "correr" por um ativo, haverão oportunidades em diversos tipos de ativos quando o movimento da SELIC mudar e tu que já concluiu a AUVP sabe como aproveitar. O Diagrama não é algo que deve ser seguido RELIGIOSAMENTE, tu pode tomar decisões por si só, entretanto eu acho que o Diagrama é tão preciso que após toda a análise que eu já fiz dos ativos que lá estão eu evito ficar seguindo meu emocional diante alguns tipos de notícia afinal toda a decisão tomada por emoção gera consequências, TODA. Por fim, fica tranquilo que caso tu não consiga uma boa janela de entrada em FII agora, em um futuro haverá uma nova janela de entrada e dessa forma para nós que somos investidores de longo prazo não temos a necessidade de correr ou apressar nossos movimentos.

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...