Jump to content
  • 0

Só 10% para liberdade financeira é errado?


Convidado Anônimo

Pergunta

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
52 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Só for só padrão de vida o ideal seria reduzir, como o @Adriano Luiz Odahara Umemura comentou, quanto mais se investe, mais rápido você atinge os objetivos. Agora se você vê que não esta vivendo para conseguir investir pode ser que isso faça mais mal do que bem. O meu conselho é ver onde esta os seus gargalhos e se você realmente precisa disso hoje, se não, as vezes pode fazer sentido cortar para conseguir investir mais. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa. Errado não é, mas o @Raul Senarecomenda investir pelo menos 25% do que você ganha. Nesse seu caso, dá R$ 5.000 (25% de R$ 20.000). 

Começando zerado e investindo R$ 5.000 todo mês, você chega a mais de R$ 900 mil em 10 anos (considerando rendimento de 8%). 

É um cenário bem positivo. 

image.png.d8f18c4fb4dbbf923576d35f80e42b06.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu pensaria em reavaliar esse estilo de vida que você se acostumou, isso pode comprometer bastante o sua liberdade financeira. Faça uma análise do que seria realmente o mais importante pra você e para a sua família no futuro, caso conforto financeiro do futuro seja algo que você coloca como prioridade, o ideal é tentar reorganizar a sua vida para permitir alcançar essas metas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Tenho feito esse movimento de cortar umas coisinhas pra investir mais também, mas é basicamente o que o pessoal falou aqui em cima. Às vezes cortar alguns luxos de cada parte reduz bastante os gastos. Os seus custos fixos nem estão absurdos, mas a seção de Metas tá bem pesada. Cabe a você avaliar o quanto mexer aí. 

Ali no custo fixo, eu estava numa situação parecida, economizei bastante achando boas marmitas. Não é tão barato quanto cozinhar, mas reduz alguma coisa o gasto de comer fora. Também tem a possibilidade de achar alguém que prepare comida pra semana, tenho uns amigos que conseguiram reduzir bastante as saídas pra comer assim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Boa noite!

Eu também daria uma reavaliada no padrão de vida para reduzir esses gastos. É importante viver sim, curtir o agora mas não acho certo fazer com que isso vire prioridade ao invés da construção de um bom futuro.

Dá para tomar diversas atitudes: diminuir a frequência de saídas, escolher outros lugares e até mesmo como citaram aprender a cozinhar. Vale muito a pena para criar um momento e se dedicar a algo para outra pessoa que é seu caso com sua namorada e também para diminuir os gastos consequentemente. 

 Talvez também rever esse aluguel e morar em um lugar mais em conta.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Olha entenda que isso é só minha opunião e não quero te ofender.

As vezes vc está se preocpando com sua aparecencia de hoje e se esquecendo que ainda tem muito pra viver. Concurso público tras uma estabilidade mental boa e fica mais fácil de vc se organizar. 

Não sei sua idade mas contar com a sorte do futuro é furada! Eu preferi cortar alguns luxos da minha vida pra conseguir meu objetivo maior mas ai é de cada um. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Calculando pode ficar mais fácil tomar a decisão ou mesmo ver se vale a pena apertar um pouco pra depois ficar tranquilo !

Parece pouca diferença de 10% pra 25% ... mas olha o estrago ...

Investindo 10% - você vai atingir a liberdade financeira em 31 anos (374 meses)

Investindo 25% - você vai atingir a liberdade financeira em 21 anos (251 meses)

Ai depende muito de cada um... se você criar estrategias para agora, vai adiantar em 10 anos a "sombra e água fresca" 

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, eu tô colocando 10% para liberdade financeira. Passei novo num concurso, e aí tenho uma renda legal, mas não tenho casa nem carro. Os gastos se concentram em saídas no fim de semana com minha namorada e em viagens que planejo fazer (metas). Às vezes me sinto culpado por não estar com os 25% para liberdade financeira, isso tem me deixado ansioso. Mas se eu colocar 25% já agora, vai comprometer o nível de vida que me acostumei no último ano. Qual a opinião de vcs? Tô fazendo besteira ? Meu custo fixo é alto porque moro sozinho de aluguel num bairro nobre de Fortaleza e não sei cozinhar, então como fora todos os dias. Podem me ajudar? 

image.png.469923cf2b91db93c150b9e6559293e0.png

Da um passo para tras jovem e aumenta seus aportes e assim chegara a liberdade finaceira mais rapido ai sim vc pode aproveitar melhor so uma dica !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá. Não há dúvida alguma de que você deve procurar um rearranjo para sua rotina de despesas, e, posso dizer por experiência própria que existem muitas oportunidades para isso se você conseguir fazer algumas adaptações.

1. Viagens/passeios: é sabido que o maior custo para viajar costuma ser concentrado em meses de alta temporada (janeiro;julho; feriados;). Portanto, é possível que você viagem para excelentes lugares gastanto 30%, 50% ou até menos se se organizar esse prazer para épocas de baixa temporada. Exemplo: estive em Campos do Jordão/SP (já fazem alguns anos). Uma diária de uma pousada de nível médio saiu a +/- R$100,00 a dária no mês de março. Em julho, a lata temporada lá, o preço era R$ 600,00. E assim vai... restaurantes vazios, atendimento quase exclusivo, preços menores em geral. Sem filas, sem perda de tempo, sem estresse. Afinal, viajar é pra ficar mais feliz. Certo?

2. Entretenimento local (saidas para jantar, cinema, encontro com amigos, etc): a lógica é semelhante ao caso anterior, mas nesse caso, seria então tentar sair entre segunda e quarta-feira (talvez quinta) pois geralemente é mais barato. Não conheço a dinâmica do lazer gourmet de Fortaleza, mas cito um exemplo de Belo Horizonte/MG. Lá existe há anos um programa chamdo Duo Gourmet. Trata-se de um pequeno livro com a lista dos melhores bares e restaurantes da cidade (maioria de zona nobre) que tem uma folha com o desconto para você ir certo dia da semana (tem desconto, as vezes, pra final de semana também). Então, isso seria uma oportunidade pra você não perder qualidade no seu lazer gourmet e eonomizar dinheiro tendo a mesma qualidade de serviço. NOTA: procure no Google "Duo Gourmet BH". Deve ter fotos do livrinho pra vc vizualizar como funciona e procurar algo em sua cidade ou outros lugares de interesse.

3. Moradia: isso acaba sendo meio pessoal, mas, vou tentar alguma sugestão. Basicamente eu sugeriria que você morasse próximo ao local onde você realiza a maior parte de sua rotina diária. Se for trabalhar em casa, seria mais fácil resolver isso, pois, você poderia residir em um lugar (endereço) não muito oneroso e manter uma ambiente (especialmente a qualidade do imóvel em si) elevada. Falo, basicamente, ao invés de pagar $2mil de aluguel pra morar em algo de 40m² em endereço caro, pague $1.200 em algo de 70m² em endereço "bom".

 

4. Conhecimento: depende do que estamos a falar. Mas, por exemplo, livros usados, eBooks são mais baratos. Cursos já pode ser mais complicado economizar muito, pois, coisa boa sempre será mais caro. Pra economizar aqui teria de perder qualidade. A melhor opção, onde houver oportuidade, seria substituir aula presencial por ensino a distância, o que normalmente é mais barato.

 

5. Liberdade financeira: nesse caso, diria eu que você já deu um bom passo nesse sentido, pois, se seu emprego público for estatutário, significa que não havendo nenhuma "excepcionalidade" na sua carreira (e depende de você mesmo), basta cumprir suas obrigações como tem de ser no departamento onde for trabalhar e esperar sua aposentadoria. Carreira pública costuma ter Planos de Carreira, metas e objetivos individuais. Seria bom explorar isso e identificar oportunidades pra você se graduar na carreira e expandir seus ganhos.

Depois, é muito simples: quanto mais investir agora, mais rápido pode encurtar o caminho até seu destino. Muito importante nessa sua jornada, especialmente no começo (muito tentador), evitar contratação de financimantos, empréstimos ou qualquer coisa do tipo pra encurtar algum caminho (compra de carro, viagens ou qualquer coisa de grande valor). Se for realmente necessário comprar algo, compre com cartão de crédito, parcele o mínimo possível e sempre pagando a fatura em dia em sua totalidade. Não pagar juros já é uma forma de "ganhar dinheiro"!

 

Finalmente, eu diria que você deveria reavaliar sua rotina de vida. Sei que a carreira pública encanta muito (eu já passei em concurso público mas preferi manter minha vida "semi livre". Não gosto de nenhum tipo de rotina, ainda que pague qualquer preço) mas deve-se utilizar isso a seu favor (acelerar seus objetivos pessoais) ao invés de trazer um caos financeiro com gastos, diria, desajustados. Pra viver é necessário consumir, mas tem de encontrar um meio de fazer isso concientemente.

Uma coisa importante também é o velho ditado: "você é a média das 5 pessoas mais próximas a você". Se você está em busca de um ordenamento financeiro em sua vida e busca investir para encurtar o tempo para sua "aposentadoria", seria importante também ajustar seu círculo pesssoal. Não estou dizendo para abandonar a turma do "vamos curtir a vida, porquê amanhã nao se sabe". Digo para focar em estar próximo de pessoas e ambientes que tenham a mesma convergência de ideias que você busta. É possivel fazer a travessia remando contra a maré, mais será mais custoso (e pode levar a desistência no meio do caminho).

Siga tranquilo. Você já é bem afortunado tendo um emprego estável. Basta se dizer alguns "nãos" de vez enquando e ajustar sua rotina para trilhar seu caminho e chegar ao objetivo com sucesso.

"Godspeed"

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pra mim o mais importante é você fazer aquilo que acredita como correto para sua vida.

Não adianta você fazer investimentos mensais de R$ 5.000,00 e ficar pensando todos os meses em tudo que deixou de fazer.

Você já sabe que quanto mais investir por mês, mais rápido conseguira sua "liberdade" e também sabe que terá que passar mais tempo investindo se fizer aportes menores.

Então faça o que achar melhor, só lembrando que você é o responsável por sua escolhas.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...