Jump to content
  • 0

Critérios que estou utilizando para analisar FIIs de Tijolo


Junior Cavichion Hoffmann

Pergunta

Olá turma.

Esses são os critérios que estou utilizando para "peneirar" os fiis para começar a análise. O que vocês acham? Acrescentam alguma coisa?

  • Dividend Yield entre 8% e 16%
  • P/VP entre 0,8 e 1,2
  • Possuir mais de 10 imóveis
  • Vacância menor ou igual a 5%
  • Dividendos constantes
  • Possuir mais que 7 anos
  • Patrimônio superior a 1 bilhão
Editado por Junior Cavichion Hoffmann
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
28 minutes ago, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Olá turma.

Esses são os critérios que estou utilizando para "peneirar" os fiis para começar a análise. O que vocês acham? Acrescentam alguma coisa?

  • Dividend Yield entre 8% e 16%
  • P/VP entre 0,8 e 1,2
  • Possuir mais de 10 imóveis
  • Vacância menor ou igual a 5%
  • Dividendos constantes
  • Possuir mais que 7 anos
  • Patrimônio superior a 1 bilhão

Boa noite, Junior!

Dentro dos meus critérios um DY de 7% já é aceitável.

Muito superior a 8% falando em FIIs de tijolo acho difícil de encontrar. A não ser que seja algo momentâneo como, por exemplo, um FIIs que se desfez de algum imóvel onde foi adquirido uma amortização e o lucro da venda se reverteu. Mas lembrando que esse e outros exemplos são casos esporádicos.

Eu vejo seus critérios muito conservadores. Se seu objetivo é ter FIIs o mais estável possível e grandes já sólidos no mercado, acho que está coerente.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para mim o fundo de tijolo tem que ter p/vp menor igual a 1, mesmo tendo uma taxa Dy menor que papel eu vejo um compensatório muito grande quando a cota cai, outro dia o BBPO11 mesmo estava com P/VP de 0,92, são agencias bancarias na cidade de São Paulo, de toda sorte os imóveis valem uma fortuna, se achar uma oportunidade destas eu aproveito para aumentar a posição. 

Pensei ate em colocar um ponto a mais para fundo de tijolo, não fiz porque não sei se é uma ideia boa, no racional eu equalizava a nota de DY superior do fundo de papel, por outro tenderia a carteira ao real estate. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite, Junior e pessoal.

Um outro parâmetro que considero importante é a liquidez do fundo. Para não ficar preso ou ter dificuldade de negociar, mesmo pensando em comprar para longo prazo. Além disso, se é bem negociado na bolsa, para mim é um fator bem positivo sobre a saúde, a gestão, enfim, considero um item importante a se avaliar...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/09/2023 at 18:13, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Olá turma.

Esses são os critérios que estou utilizando para "peneirar" os fiis para começar a análise. O que vocês acham? Acrescentam alguma coisa?

  • Dividend Yield entre 8% e 16%
  • P/VP entre 0,8 e 1,2
  • Possuir mais de 10 imóveis
  • Vacância menor ou igual a 5%
  • Dividendos constantes
  • Possuir mais que 7 anos
  • Patrimônio superior a 1 bilhão

Eu colocaria valor limites apenas de um lado.

P/VP = 0.7 estaria descartado na sua análise?

 

Para mim DY não seria critério de ser melhor ou pior, apenas um bônus caso seja alto.

Exemplo: você tem dois fundos, com indicadores e preço parecidos, apenas divergem no DY.

fundo A vale 10 reais, paga R$0,07 (0,7% ao mês)

Fundo B, vale 10 reais, paga R$ 0,10 (1% ao mês)

Sendo que o fundo A, com uma boa administração, distribuindo menos, reinveste mais, se valoriza mais que o fundo B, patrimônio aumenta também, mantém P/VP. Digamos que ele dobra de preço, valendo 20 reais, continua pagando 0,7%, só que isso agora representa R$0,14.

o fundo B, para não dizer que não cresceu, cresceu 20%, vale 12 reais e paga 1%, R$0,12.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/09/2023 at 18:13, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Olá turma.

Esses são os critérios que estou utilizando para "peneirar" os fiis para começar a análise. O que vocês acham? Acrescentam alguma coisa?

  • Dividend Yield entre 8% e 16%
  • P/VP entre 0,8 e 1,2
  • Possuir mais de 10 imóveis
  • Vacância menor ou igual a 5%
  • Dividendos constantes
  • Possuir mais que 7 anos
  • Patrimônio superior a 1 bilhão
  • Dividend Yield entre 8% e 16%
  • >>>> Dos Fundos te tijolos tenho apenas 30% superiores 1% ao mês e são de  risco  moderado se comparado aos demais.
  • P/VP entre 0,8 e 1,2 
  • >>>> Apenas em Fiis de Tijolos uso máximo P/VP 105 pois temos a valorização dos imóveis. 
  • Possuir mais de 10 imóveis
  • >>>> Meu corte de 5 imóveis observando a UF de alocação. 
  • Vacância menor ou igual a 5%
  • >>>> Ótimo porem as vezes a oportunidade estará exatamente ai com relação a queda da cota e localização do imóvel para próxima alocação.
  • Dividendos constantes
  • >>>>  ok
  • Possuir mais que 7 anos
  • >>>> No meu caso pode ser menor caso a administradora tenha mais tempo, logico aportando aos poucos.
  • Patrimônio superior a 1 bilhão
  • No meu caso tenho 42% da minhas certeira de Fiis de TJ com patrimônio menor de 1 BI.

Logico isso é oque eu faço, estratégia de cada um e oque acho principal é DY históricos com evolução, até porque estou seguindo investimento a longo prazo.

Demais integrantes podem discordar sou um mero alevino da turmo 25.

 

Espero ter contribuído de alguma forma.🚀🚀🚀🚀

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...