Jump to content
  • 0

TAEE - Analise no diagrama do serrado


Matias Munoz

Pergunta

Olá comunidade, tudo bem? 

Desde já gostaria agradecer os aportes dos membros.

Estou analisando ações, realizando as perguntas e verificando os indicadores, cheguei na TAEE11 e me deparei com uma pontuação de -1 no diagrama do serrado, a empresa tem um divida importante e não esta crescendo a um tempo. Gostaria saber a opinião dos mestres.  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 minutes ago, Matias Munoz disse:

Olá comunidade, tudo bem? 

Desde já gostaria agradecer os aportes dos membros.

Estou analisando ações, realizando as perguntas e verificando os indicadores, cheguei na TAEE11 e me deparei com uma pontuação de -1 no diagrama do serrado, a empresa tem um divida importante e não esta crescendo a um tempo. Gostaria saber a opinião dos mestres.  

Boa tarde, Matias!

Em todos os estudos que fiz as empresas do setor tendem a ter notas baixas na minha opinião.

Também sou acionista de Taesa. No meu diagrama ela recebeu nota 5 quando a analisei há um tempo.

O P/VP dela é um pouco puxado e as dívidas estão relativamente altas bem como queda de lucros (no meu diagrama ela não vai ser penalizada por queda de lucros uma vez que ainda sejam lucros e não demonstre prejuízos. Houve uma queda também de receita o que já me acende um alerta.

Acredito que a receita tende a ser maior do que no ano passado. Lucro acredito que ficará abaixo mas não fechará o exercício com prejuízo.

Falando um pouco de relatórios e informativos dela, minha impressão é que ela está de fato parada e enfrentando certas dificuldades em seguir em frente. Seus resultados também creio terem sido afetados em vista dos leilões que a mesma participou no ano passando vencendo dois lotes. Já esse ano não foi adquirido nem um.

Mas ainda acho que é necessário acompanhar os próximos capítulos e ver como ela irá se portar nos próximos meses.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aproveitando o questionamento do colega, estando Adriano e Edison nas respostas. Gostaria de tirar uma duvida.

"  3- Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos? "

a pergunta padrão da Auvp acima , se refere a CAGR.  Por exemplo no Investidor 10 e em outros sites, temos

CAGR receitas e lucros   a pergunta acima se refere a qual dos CAGR ?

 

obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, VivaldoCC disse:

Aproveitando o questionamento do colega, estando Adriano e Edison nas respostas. Gostaria de tirar uma duvida.

"  3- Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos? "

a pergunta padrão da Auvp acima , se refere a CAGR.  Por exemplo no Investidor 10 e em outros sites, temos

CAGR receitas e lucros   a pergunta acima se refere a qual dos CAGR ?

 

obrigado

Boa tarde, Vivaldo!

Na minha visão fica a critério do investidor.

Porém acho importante saber ponderar lucros e receitas.

Existem casos em que, por exemplo, por mais que o lucro não tenha crescido tanto de um exercício para outro, a receita aumenta muito. Isso pode estar relacionado a diversos fatores. Um deles seria que a empresa cedeu seus lucros vamos assim dizer para investir em crescimento comprando maquinários, aumentados espaço, alugando galpões, etc.

Neste caso, um CAGR não crescente de lucros mas que tenha um crescimento justificável de receita, minha opinião é válido.

Então a dica de ouro é: o estudo.

Entender o que está acontecendo sempre com a empresa e o porque de ser ter determinados números.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Matias!

Em todos os estudos que fiz as empresas do setor tendem a ter notas baixas na minha opinião.

Também sou acionista de Taesa. No meu diagrama ela recebeu nota 5 quando a analisei há um tempo.

O P/VP dela é um pouco puxado e as dívidas estão relativamente altas bem como queda de lucros (no meu diagrama ela não vai ser penalizada por queda de lucros uma vez que ainda sejam lucros e não demonstre prejuízos. Houve uma queda também de receita o que já me acende um alerta.

Acredito que a receita tende a ser maior do que no ano passado. Lucro acredito que ficará abaixo mas não fechará o exercício com prejuízo.

Falando um pouco de relatórios e informativos dela, minha impressão é que ela está de fato parada e enfrentando certas dificuldades em seguir em frente. Seus resultados também creio terem sido afetados em vista dos leilões que a mesma participou no ano passando vencendo dois lotes. Já esse ano não foi adquirido nem um.

Mas ainda acho que é necessário acompanhar os próximos capítulos e ver como ela irá se portar nos próximos meses.

Na minha avaliação que é mais recente que a de vocês deu nota 3 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Aqui esta com nota 4

Vale lembrar que tenho 16 perguntas... por isso no meu caso o resultado é sempre par

image.png.67b9373ab6310b311418408f71c653ee.png

Em perguntas anteriores o pessoal me disse que normalmente tag along não entra, já que as perguntas são para definir

o risco. Como vocês enxergam esta pergunta ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, VivaldoCC disse:

Em perguntas anteriores o pessoal me disse que normalmente tag along não entra, já que as perguntas são para definir

o risco. Como vocês enxergam esta pergunta ?

 

Vivaldo, essa pergunta não entra no meu diagrama.

Normalmente quem coloca essa pergunta é para balizar se o tag along é de 100% ou de 80%. Quando é 80 recebe ponto negativo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

De diferente somente o CAGR que marquei positivo

 

14 horas atrás, Edison Paulini disse:

Mesma coisa pra mim. Também está como positivo por aqui

Me chamou a atenção a resposta de vocês... e fui dar uma olhada... posso estar analisando de forma errada.

Uma duvida:

Vocês olham o CAGR do ano referente aos 5 passados... ou olham os últimos 5 anos ?

Olha da Taesa

CAGR_Taesa.png.8feccee59668678c017ad0d812e6ec9a.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo R disse:

 

Me chamou a atenção a resposta de vocês... e fui dar uma olhada... posso estar analisando de forma errada.

Uma duvida:

Vocês olham o CAGR do ano referente aos 5 passados... ou olham os últimos 5 anos ?

Olha da Taesa

CAGR_Taesa.png.8feccee59668678c017ad0d812e6ec9a.png

O valor do CAGR ja é baseado em uma metrica de 5 anos. Contudo, eu estou preferindo colher os dados com o resultado do fechamento anual da empresa. Cada site de analise colhe os dados de forma diferentes quando o resultado anual não se encontra fechado. Sendo assim surgem divergencias entre um site e outro, vide print abaixo do status invest. Sendo assim eu analiso pelo resultado mostrado em 2022 e espero o relatorio anual para avaliar o novo CAGR, que geralmente é coincidente nos inumeros sites de coleta de dados.

 

Captura de Tela 2023-12-15 às 18.26.52.png

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Marcelo R disse:

 

Me chamou a atenção a resposta de vocês... e fui dar uma olhada... posso estar analisando de forma errada.

Uma duvida:

Vocês olham o CAGR do ano referente aos 5 passados... ou olham os últimos 5 anos ?

Olha da Taesa

CAGR_Taesa.png.8feccee59668678c017ad0d812e6ec9a.png

Marcelo, sigo uma linha de raciocínio parecida com a do Adriano.

Acho que é mais objetivo olhar o resultado do exercício em si. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/12/2023 at 18:14, Marcelo R disse:

Bom dia a todos! Aqui esta com nota 5.

Vale lembrar que tenho 16 perguntas... por isso no meu caso o resultado é sempre par

image.png.67b9373ab6310b311418408f71c653ee.png

Em perguntas anteriores o pessoal me disse que normalmente tag along não entra, já que as perguntas são para definir

o risco. Como vocês enxergam esta pergunta ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, VivaldoCC disse:

Em perguntas anteriores o pessoal me disse que normalmente tag along não entra, já que as perguntas são para definir

o risco. Como vocês enxergam esta pergunta ?

 

Depende de como você se expõe ao risco. Pra mim, por exemplo, se a empresa não tem TAG Along eu passo longe.

Agora, se ela tem pelo menos 80% eu estudo e vejo se vale a pena sabendo do risco que estarei correndo. Tanto que no meu diagrama possui uma pergunta referente a TAG Along

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, VivaldoCC disse:

Em perguntas anteriores o pessoal me disse que normalmente tag along não entra, já que as perguntas são para definir

o risco. Como vocês enxergam esta pergunta ?

 

Se a empresa não tem tag along, não estudo ela (a não ser para avaliar indicadores e comparar com outras empresas do setor). Não entra na carteira.

Com tag along de 80% assumo o risco de investir mas não considero esse fator de risco no meu diagrama. Acho que existem outros pontos mais importante a serem julgados do que um tag along de 80%.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...