Post popular Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa Postado 21 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 21 de Fevereiro Bom dia a todos! Pensei em criar este tĂłpico para o pessoal compartilhar e refletir dos motivos que as fizeram ir atrĂĄs do curso e aprender a invesir, alĂ©m de buscarem a grandiosa liberdade fincanceira. Por que vocĂȘ quis aprender a invesitr? Por que vocĂȘ estuda em se tornar cada vez mais um investidor melhor? Por que vocĂȘ quer ser livre financeiramente falando? Parecem perguntas Ăłbvias, mas nĂŁo sĂŁo simples. Vou compartilhar sobre o meu caso. Desde criança, eu sempre quis ter diversos brinquedos legais na Ă©poca (alguĂ©m aĂ jĂĄ quis um carrinho de controle remoto? haha), ou na minha adolescĂȘncia, quando eu quis um computador de Ășltima geração para jogar meus videogames (atĂ© hoje amo o ramo da tecnologia), mas meus pais nĂŁo tinham condiçÔes de arcar com isso. Claro, a situação da minha famĂlia estĂĄ muito melhor hoje do que antes, mesmo passando por alguns apertos, estamos muito melhor em questĂ”es financeiras. AlĂ©m disso, vejo casos de parentes muito queridos que nĂŁo conseguem pagar por exames ou cirurgias para terem uma saĂșde melhor, e isso me deixa muito angustiado. Dadas essas circunstĂąncias e entre outras, busquei aprender a investir para melhorar a minha vida e de meus pais (tenho o sonho de dar uma casa nova para a minha mĂŁe, que fez tanto por mim), alĂ©m de poder viajar pelo mundo com a pessoa que eu amo. Desculpem o textĂŁo kkkkkkkkđ. E vocĂȘs? Por que fazem o que estĂŁo fazendo aqui na AUVP? 8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Edison Paulini Postado 21 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 21 de Fevereiro 2 horas atrĂĄs, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse: Bom dia a todos! Pensei em criar este tĂłpico para o pessoal compartilhar e refletir dos motivos que as fizeram ir atrĂĄs do curso e aprender a invesir, alĂ©m de buscarem a grandiosa liberdade fincanceira. Por que vocĂȘ quis aprender a invesitr? Por que vocĂȘ estuda em se tornar cada vez mais um investidor melhor? Por que vocĂȘ quer ser livre financeiramente falando? Parecem perguntas Ăłbvias, mas nĂŁo sĂŁo simples. Vou compartilhar sobre o meu caso. Desde criança, eu sempre quis ter diversos brinquedos legais na Ă©poca (alguĂ©m aĂ jĂĄ quis um carrinho de controle remoto? haha), ou na minha adolescĂȘncia, quando eu quis um computador de Ășltima geração para jogar meus videogames (atĂ© hoje amo o ramo da tecnologia), mas meus pais nĂŁo tinham condiçÔes de arcar com isso. Claro, a situação da minha famĂlia estĂĄ muito melhor hoje do que antes, mesmo passando por alguns apertos, estamos muito melhor em questĂ”es financeiras. AlĂ©m disso, vejo casos de parentes muito queridos que nĂŁo conseguem pagar por exames ou cirurgias para terem uma saĂșde melhor, e isso me deixa muito angustiado. Dadas essas circunstĂąncias e entre outras, busquei aprender a investir para melhorar a minha vida e de meus pais (tenho o sonho de dar uma casa nova para a minha mĂŁe, que fez tanto por mim), alĂ©m de poder viajar pelo mundo com a pessoa que eu amo. Desculpem o textĂŁo kkkkkkkkđ. E vocĂȘs? Por que fazem o que estĂŁo fazendo aqui na AUVP? Fala, Felipe! Eu quero me sentir livre, mais independente e conseguir algumas pequenas regalias para mim (nada de mansĂŁo, carro de meio milhĂŁo, etc, essas coisas nao preciso para ser feliz), ter um conforto e tambĂ©m poder proporcionar algo se bom para quem estĂĄ perto de mim em especial minha mĂŁe no momento e tambĂ©m atĂ© mesmo que eu nĂŁo conheço como doaçÔes em instituiçÔes que façam um trabalho bacana por exemplo.  Vi que os investimentos sĂŁo uma forma de ajudar a alavancar esses objetivos e que contribuem muito com a minha evolução como pessoa com trocas de experiĂȘncias, amizades e muito conhecimento que vai alĂ©m de investir.  8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Henrique MagalhĂŁes Postado 21 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 21 de Fevereiro 3 horas atrĂĄs, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse: Bom dia a todos! Pensei em criar este tĂłpico para o pessoal compartilhar e refletir dos motivos que as fizeram ir atrĂĄs do curso e aprender a invesir, alĂ©m de buscarem a grandiosa liberdade fincanceira. Por que vocĂȘ quis aprender a invesitr? Por que vocĂȘ estuda em se tornar cada vez mais um investidor melhor? Por que vocĂȘ quer ser livre financeiramente falando? Parecem perguntas Ăłbvias, mas nĂŁo sĂŁo simples. Vou compartilhar sobre o meu caso. Desde criança, eu sempre quis ter diversos brinquedos legais na Ă©poca (alguĂ©m aĂ jĂĄ quis um carrinho de controle remoto? haha), ou na minha adolescĂȘncia, quando eu quis um computador de Ășltima geração para jogar meus videogames (atĂ© hoje amo o ramo da tecnologia), mas meus pais nĂŁo tinham condiçÔes de arcar com isso. Claro, a situação da minha famĂlia estĂĄ muito melhor hoje do que antes, mesmo passando por alguns apertos, estamos muito melhor em questĂ”es financeiras. AlĂ©m disso, vejo casos de parentes muito queridos que nĂŁo conseguem pagar por exames ou cirurgias para terem uma saĂșde melhor, e isso me deixa muito angustiado. Dadas essas circunstĂąncias e entre outras, busquei aprender a investir para melhorar a minha vida e de meus pais (tenho o sonho de dar uma casa nova para a minha mĂŁe, que fez tanto por mim), alĂ©m de poder viajar pelo mundo com a pessoa que eu amo. Desculpem o textĂŁo kkkkkkkkđ. E vocĂȘs? Por que fazem o que estĂŁo fazendo aqui na AUVP? Acredito que tudo adulto traz consigo uma criança que sonhou em ter coisas que nĂŁo podia em sua infĂąncia ,pelo menos boa parte das pessoas deve ter este sentimento ! sou um âDias da Silvaâ (nĂŁo bastava ser apenas silva), mas enfim famĂlia simples , nunca nos faltou nada , e eu e meus 2 irmĂŁos crescemos sem luxo mas amados e bem educados ! mas individualmente sempre quis ter aquela casa linda que eu via no meu bairro , ter aquele carrinho de controle remoto (poxa na Ă©poca era impossĂvel ), tĂȘnis de marca etc ⊠Dos meus 30!anos pra cĂĄ eu passei a ter renda que me permitia comprar algumas coisas (carro , instrumento musical , TV etc , notebook ) das marcas e modelos que eu queria ⊠mas eu sempre lembro de quando vivĂamos no bĂĄsico e tento sempre deixar isso a vista para nĂŁo me encantar e sair do prumo! com isso dito vim aqui na AUVP entender e buscar uma forma de gerar minha renda passiva par escolher melhor o que fazer com meu tempo ! daqui alguns anos pretendo reduzir a carga horĂĄria , atĂ© nĂŁo precisar mais trabalhar ⊠mas acabei aprendendo muito mais do que imaginava aqui ! 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Lucas Correia Naves Postado 21 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 21 de Fevereiro Eu cresci em uma famĂlia incrĂvel, meus pais vieram de famĂlias bem humildes, minha mĂŁe chegou a passar fome algumas vezes, mas superaram tudo isso. Isso fez com que eles dessem o de melhor que podiam pra mim e meus irmĂŁos. Na minha adolescĂȘncia, quando meu pai fundou a empresa dele (a qual trabalho junto com ele atualmente), começamos a subir de vida, sĂł que nĂŁo pensĂĄvamos no dia de amanhĂŁ. A vida financeira da minha famĂlia, quando eu era adolescente atĂ© eu chegar nos meus 22 anos, era um efeito sanfona. Tinha ano que era uma maravilha, nĂŁo nos preocupĂĄvamos com as coisas, gastĂĄvamos com o que querĂamos. Mas tinha outros anos que os contratos nĂŁo apareciam e aĂ a gente contava as moedinhas pra comprar comida e sobreviver. Essa Ășltima situação acontecia com mais frequĂȘncia. Mesmo ganhando bastante dinheiro, meu pai nĂŁo guardava, nĂŁo investia. Sabia que precisava ter uma reserva de emergĂȘncia, mas nĂŁo conseguia montar uma, porque a vontade de consumir, de ter e vivenciar o que quando mais novo nĂŁo podia vinha Ă tona agora que tinha a "conta bancĂĄria gordinha". Muitas vezes tinha que pegar dinheiro com agiota pra poder pagar as contas de casa e nĂŁo ter ĂĄgua e luz cortadas, e ter comida na mesa. Eu quis aprender a investir e cuidar melhor do meu dinheiro pra que eu nĂŁo passe esse tipo de experiĂȘncia com minha futura famĂlia e de ser a centelha pra fazer meus pais serem mais preocupados com isso. O melhor ensinamento Ă© o exemplo. Sei que as crises sempre virĂŁo, mas vou estar preparado pra passar por elas e quero que eles fiquem tambĂ©m. 9 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Kenzo Nakagawa Postado 22 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 22 de Fevereiro Ă um tema difĂcil kkkk acho que nĂŁo existe um motivo, mas sim um aglomerado. O principal com certeza Ă© que meu pai Ă© muito endividado atĂ© hoje, eu nĂŁo quero herdar esse "dom", e o outro Ă© porque eu ganho "muito" (para mim Ă© bastante pela idade, sĂł esperava ganhar isso com uns 30 anos) e nĂŁo sei gerir isso, eu atĂ© guardo, mas eu acabo usando depois kkk. E eu quero minha liberdade financeira para ter mais tempo livre e fazer as coisas que gosto, alĂ©m de viajar. Como eu sempre me destaquei dos colegas meu circulo sempre foi de pessoas inteligentes mas diferentes de mim ricas. E aĂ eles sempre falavam de "Ai quando eu fui para Dubai" e eu tipo, indo passear na cidade do lado kkkk Eu jĂĄ cheguei a ir para o japĂŁo mas muito novinho, entĂŁo nem lembro, depois disso nunca mais sai da regiĂŁo aqui. Quero poder fazer mochileiro no JapĂŁo, na Europa, na Ăfrica... Meu sonho nem Ă© ter carrĂ”es e mansĂ”es... Meu sonho Ă© ser milionĂĄrio, mas nĂŁo do dinheiro em si, mas do que ele significa, afinal todos aqui sabemos que dinheiro Ă© sĂł um nome chique para "Horas de Vida", Ă© disso que quero ser milionĂĄrio... 8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Marco JosĂ© Pereira Postado 22 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 22 de Fevereiro Eu percebi "quantas horas de vida" estava perdendo ao acumular passivos e resolvi mudar. Comecei a pesquisar sobre investimentos atĂ© iniciar e gostei do resultado. Consegui visualizar que, a mĂ©dio e longo prazo, sempre aprendendo, chegarei onde desejo. Ainda sou um investidor iniciante (comecei ano passado), mas foi a melhor decisĂŁo que tomei. Sou bem "bĂĄsico" tambĂ©m, nĂŁo precisando de coisas caras para ser feliz ou estar satisfeito. Creio que aprendi a ser assim com meus pais. Minha criação, dentro das possibilidades que meus pais tinham, foi regada de alegrias e amor e isso sobrepujava a pequena estrutura que tĂnhamos na Ă©poca. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Mateus Rodrigues Postado 22 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 22 de Fevereiro On 21/02/2024 at 11:25, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse: Bom dia a todos! Pensei em criar este tĂłpico para o pessoal compartilhar e refletir dos motivos que as fizeram ir atrĂĄs do curso e aprender a invesir, alĂ©m de buscarem a grandiosa liberdade fincanceira. Por que vocĂȘ quis aprender a invesitr? Por que vocĂȘ estuda em se tornar cada vez mais um investidor melhor? Por que vocĂȘ quer ser livre financeiramente falando? Parecem perguntas Ăłbvias, mas nĂŁo sĂŁo simples. Vou compartilhar sobre o meu caso. Desde criança, eu sempre quis ter diversos brinquedos legais na Ă©poca (alguĂ©m aĂ jĂĄ quis um carrinho de controle remoto? haha), ou na minha adolescĂȘncia, quando eu quis um computador de Ășltima geração para jogar meus videogames (atĂ© hoje amo o ramo da tecnologia), mas meus pais nĂŁo tinham condiçÔes de arcar com isso. Claro, a situação da minha famĂlia estĂĄ muito melhor hoje do que antes, mesmo passando por alguns apertos, estamos muito melhor em questĂ”es financeiras. AlĂ©m disso, vejo casos de parentes muito queridos que nĂŁo conseguem pagar por exames ou cirurgias para terem uma saĂșde melhor, e isso me deixa muito angustiado. Dadas essas circunstĂąncias e entre outras, busquei aprender a investir para melhorar a minha vida e de meus pais (tenho o sonho de dar uma casa nova para a minha mĂŁe, que fez tanto por mim), alĂ©m de poder viajar pelo mundo com a pessoa que eu amo. Desculpem o textĂŁo kkkkkkkkđ. E vocĂȘs? Por que fazem o que estĂŁo fazendo aqui na AUVP? Boa, busco aprender a investir e tratar melhor minha grana, para ter a serenidade de desfrutar a vida enquanto ainda tenho saĂșde para tal, nada de ficar velho e acabado e nĂŁo aproveitar os prazeres que o dinheiro possa me proporcionar, formar uma boa famĂlia e bancar tudo sem depender de ninguĂ©m. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Sara Biacchi Postado 27 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 27 de Fevereiro Engraçado .. achei que seria fåcil responder, mas me peguei aqui pensando o que estou fazendo aqui...Claro que parece óbvio que seria aprender INVESTIR !! Mas não foi o meu caso... Eu queria entender como era minha relação com o dinheiro. Eu sigo dr Jorge Rodrigues e ele indicou o Raul para um seguidor .. corri no perfil do investidor sardinha para ver ... ai me identifiquei com a forma dele falar, clara e direta, gosto disso!!! Comecei seguir e fui analisando ... Ao ver o curso AUVP resolvi fazer e me organizei para isso ...   Vim para aprender valorizar meu dinheiro , não gastar errado...  (talvez não seria a melhor indicação, porém mesmo sem concluir tenho certeza que fiz a melhor escolha). Mas com o decorrer do curso, estou vendo que vai muitoooo além e desejo aprender verdadeiramente investir! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
William Redig Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro Oi @Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa, Minha histĂłria em um pouco diferente. Eu nĂŁo tive uma infancia difĂcil, muito pelo contrĂĄrio e por causa disso nĂŁo aprendi a cuidar do meu dinheiro e nem me preocupar com dinheiro. Sempre fui um aluno relativamente bom, sempre gostei de estudar. Na minha vida profissional eu sempre busquei me diferenciar da multidĂŁo, superando as expeciativas de clientes e oferencendo um serviço diferenciado e isso me proporcionou poder sempre ganhar bem. Infelizmente, por nĂŁo ter tido educação financeira, eu gastava melhor do que ganhava e nunca consegui acumular patrimĂŽnio. NĂŁo sabia nem a diferença entre ativos e passivos. Durante a pandemia, eu passei a ter tempo livre e cruzei com alguns videos sobre educação financeira e investimentos no youtube e comecie a me interessar pelo assunto. Primeiro passo foi o de organizar minhas finanças, depois disso foi de estudar alguns investimentos. Li alguns livros sobre o assunto, fiz alguns cvr.sos sobre organização financeira e investimentos antes de conhecer a AUVP, mas foi mesmo com o Raul que aprendi, ou estou aprendendo, o caminho das pedras. Hoje, minha meta Ă© conseguir, em 5 anos, ter uma renda passiva anual similar ao ganho como renda ativa. Para tal, estou gastando menos em besteira, nĂŁo compro mais tantos passivos, compro ativos quase que semanalmente e vejo minha carteira de investimentos e proventos engordando a cada mĂȘs. O que eu quero Ă© que em 5 anos eu possa mantar o nĂvel de gastos que tenho hoje, sem depender do trabalho. Esse foi um planejamento de 7 anos. que começou tem 2 anos. Tenho vĂĄrios waypoints intermediĂĄrios, praticamente 1 por ano, com um valor de renda passiva acumulada em 12 meses desejado. Os dois primeiros anos eu consegui superar a meta e estou caminhando a largos passos em direção a cumprir as metas do terceiro ano. Um fator que me da uma certa tranquilidade Ă© que a meta Ă© que em 5 anos eu ganhe passivamente o quanto eu ganho hoje. Considerando que do que eu ganho hoje, uns 30% eu invisto e outros 20% sĂŁo custos do meu negĂłcio que deixarei de ter quando me aposentar, mesmo que eu consiga atingir apenas 50% do que pretendo, vou conseguir viver bem. Esse Ă© o motivo pelo qual estou por aqui. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular CĂ©zar Busato Postado 27 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 27 de Fevereiro @William Redig, me identifiquei muito com sua historia. Meu pai Ă© um cara bem visionĂĄrio, saiu do nada e conseguiu formar um bom patrimĂŽnio com agricultura, eu e minha irmĂŁ sempre fomos educados para nĂŁo nos preocuparmos com economias e investimentos mas com o aumento de patrimĂŽnio, o dinheiro que retiramos da empresa segundo meu pai Ă© para torrar sem dĂł, dĂȘs que o negocio esteja crescendo e gerando lucro, outro detalhe Ă© nunca tirar muito dinheiro da empresa, apenas o que nĂŁo faria falta pro caixa em hipĂłtese alguma, na pegada empresario pobre e empresa rica, colocou a gente para trabalhar bem cedo e hoje somos workholics convictos. Mas isso nĂŁo Ă© educação que se de pra ninguĂ©m, porque se o negocio tiver problemas que fujam ao meu controle, a minha famĂlia vai sofrer por nĂŁo ter reservas, na pandemia comecei a estudar os investimentos, pois pela primeira vez em muito tempo tive tempo de fazer alguma coisa que nĂŁo fosse trabalhar. Por sorte, mesmo com uma educação de doido eu nunca fui de ter gastos supĂ©rfluos, sempre comprei o que eu quis, mas tambĂ©m nunca comprei nada muito caro, eu de fato nunca gostei de gastar dinheiro, prefiro ter o dinheiro que o carro e por ai vai. Com o estudo vi que se eu diminuĂsse gastos idiotas eu poderia formar uma carteira de investimentos interessante, dominar esta habilidade poderia nos prover uma fonte de renda interessante sem a necessidade de expandir ĂĄrea ou montar novos negĂłcios, pois a carga ja esta bem pesada. De fato nunca me preocupei com aposentadoria ou formar carteira previdenciĂĄria, eu busco apreender as habilidades necessĂĄrias e no futuro, quando reduzir as oportunidades no meu setor eu tenha como alocar recursos com rentabilidade e possa fazer a gestĂŁo do patrimĂŽnio liquido de forma eficiente. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular SĂ©rgio Da Silva Costa Postado 27 de Abril Post popular Compartilhar Postado 27 de Abril On 21/02/2024 at 11:25, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse: Bom dia a todos! Pensei em criar este tĂłpico para o pessoal compartilhar e refletir dos motivos que as fizeram ir atrĂĄs do curso e aprender a invesir, alĂ©m de buscarem a grandiosa liberdade fincanceira. Por que vocĂȘ quis aprender a invesitr? Por que vocĂȘ estuda em se tornar cada vez mais um investidor melhor? Por que vocĂȘ quer ser livre financeiramente falando? Parecem perguntas Ăłbvias, mas nĂŁo sĂŁo simples. Vou compartilhar sobre o meu caso. Desde criança, eu sempre quis ter diversos brinquedos legais na Ă©poca (alguĂ©m aĂ jĂĄ quis um carrinho de controle remoto? haha), ou na minha adolescĂȘncia, quando eu quis um computador de Ășltima geração para jogar meus videogames (atĂ© hoje amo o ramo da tecnologia), mas meus pais nĂŁo tinham condiçÔes de arcar com isso. Claro, a situação da minha famĂlia estĂĄ muito melhor hoje do que antes, mesmo passando por alguns apertos, estamos muito melhor em questĂ”es financeiras. AlĂ©m disso, vejo casos de parentes muito queridos que nĂŁo conseguem pagar por exames ou cirurgias para terem uma saĂșde melhor, e isso me deixa muito angustiado. Dadas essas circunstĂąncias e entre outras, busquei aprender a investir para melhorar a minha vida e de meus pais (tenho o sonho de dar uma casa nova para a minha mĂŁe, que fez tanto por mim), alĂ©m de poder viajar pelo mundo com a pessoa que eu amo. Desculpem o textĂŁo kkkkkkkkđ. E vocĂȘs? Por que fazem o que estĂŁo fazendo aqui na AUVP? Vamos lĂĄ. Cada um com a sua histĂłria... No atual estĂĄgio da vida, com 53 anos, estou atrĂĄs de respostas mais robustas para a vida. ReflexĂ”es, realidade, agir com sabedoria/inteligĂȘncia. Portanto, tĂłpico deveras oportuno! Financeiramente, estou bem. HĂĄ um bom tempo tenho algumas reservas (que na maior parte do tempo estavam na poupança). Tenho a consciĂȘncia que perdi bastante, ainda assim, sem culpas/arrependimentos, estou tranquilo. Vim de uma infĂąncia (sem sonhos) que, resumindo, e com gratidĂŁo, apesar de tudo "nĂŁo cheguei a passar fome". Com as frases/jargĂ”es em mente: "o dinheiro nĂŁo aceita desaforo" e "o dinheiro Ă© um pĂ©ssimo patrĂŁo e um Ăłtimo empregado", e como tudo na vida tem "regras", entendi que poderia me sair melhor, tendo um visĂŁo ampliada ou um panorama dessas regras a fim de evitar perdas como as dantes relatadas. Atualmente, e como sempre, sem esperar nada de qualquer governo que seja (a, b ou c), estou envolvido com a AUVP nĂŁo sĂł pela questĂŁo do "dinheiro", mas tambĂ©m pela troca de experiĂȘncias/reflexĂ”es/diferentes visĂ”es de mundo com vocĂȘs, afinal, cada um tem a sua histĂłria. E entre os paradoxos/incertezas da vida, a busca pelo equilĂbrio/bem-estar/independĂȘncia.  4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Louise Valença Postado 28 de Abril Post popular Compartilhar Postado 28 de Abril Março de 2020: NĂŁo conhecia nada sobe investimentos e nem conhecia alguĂ©m de confiança que investisse. O assunto do momento era a pandemia (foi bem no inĂcio do mĂȘs, ainda nĂŁo estĂĄvamos em isolamento) e a queda da bolsa de valores. Em um papo com uma pessoa aleatĂłria, ele me falou para investir comprando açÔes da petrobras. Levei alguns dias entre tomar coragem, buscar informaçÔes e de fato comprar. Foi minha Ășnica compra naquele ano. Ainda em 2020, mas alguns meses depois, meu pai faleceu (apesar de nĂŁo termos luxos, nĂŁo passĂĄvamos dificuldades, pois toda a famĂlia trabalhava), e começou a me dar aquela coceirinha de preocupação relacionada a vida e condiçÔes financeiras na terceira idade (tanto em ralação a minha pessoa, quanto a qualidade de vida que gostaria que minha mĂŁe tivesse). Naquele mesmo ano, um conhecido me falou sobre a possibilidade de ir estudar na Alemanha e ainda ganhar uma bolsa de estudos para uma faculdade apĂłs 1 ano, mas para isso, precisĂĄvamos ter 50 mil reais disponĂveis (para emergĂȘncias e custos do dia dia). Como a partida sĂł ocorreria apĂłs o fim do isolamento (que nem tinha previsĂŁo de acabar), achei que conseguiria juntar o dinheiro necessĂĄrio. O ano de 2021 chegou, nĂŁo fui para a Alemanha, e lembrei que tinha aquelas açÔes da petrobras... que jĂĄ tinham se valorizado. O dinheiro que havia juntado, fui investindo mĂȘs a mĂȘs, e vibrava com cada dividendo recebido. TrĂȘs anos depois, continuo investindo: motivada por aquela coceirinha, o prazer em aprender e o amor por viagens. 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Fabiano Gomes Postado 29 de Abril Compartilhar Postado 29 de Abril Eu ouvi uma pergunta do @Raul Sena uma vez que nunca mais saiu da minha cabeça: "Quando vocĂȘ vai ter o poder de dizer nĂŁo?" E isso me fez refletir sobre diversas situaçÔes da minha jornada profissional, quantas vezes nĂŁo somos obrigados a fazer coisas que nĂŁo queremos ou que nĂŁo gostamos simplesmente porque dependemos daquilo e por isso somos obrigados a fazer? Quantas vezes nĂŁo discordamos de posicionamentos e ainda assim precisamos acatar calados? Ă claro que o fator viver melhor quando estiver ainda mais velho conta muito, mas o que mais alimenta o meu foco nesse momento Ă© porque estou em busca do poder de dizer "NĂŁo". 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 30 de Abril Post popular Compartilhar Postado 30 de Abril Boa noite a todos. Eu sempre fui um poupador desde a infĂąncia. Sempre que ganhava algum dinheiro de meu pai ou meu avĂŽ nĂŁo gastava tudo. Acredito que aprendi esse hĂĄbito com meu avĂŽ, alĂ©m de que meus pais sempre tiveram as dĂvidas sobre controle. Assim que me formei no final de 2010 e comecei a trabalhar, continuei o hĂĄbito de poupar. Fiquei durante anos na poupança e fiz a besteira de comprar um tĂtulo de capitalização, mas pelo menos nĂŁo entrei em uma previdĂȘncia privada que me ofereceram. No fim de 2017, comecei a investir e fiz alguns investimentos ruins, mas que a maioria deram certo e nĂŁo houve perdas. Provavelmente, deixei de ganhar. Investi em diversos fundos de investimentos, CDBs, tesouro e COE. Em 2021, investi nos primeiros FIIs mas baseado em uma carteira recomendada da XP e continuei na renda fixa. No ano seguinte, comprei as primeiras açÔes, mas sem rumo e com intenção de vender no tal lucro. Um mĂȘs depois conheci um site que estudei investimentos mais a fundo e montei uma estratĂ©gia. Vendi as açÔes que eram poucas e alguns fundos que nĂŁo se enquadravam na estratĂ©gia. Desde entĂŁo, venho me aperfeiçoando e procurando sempre mais conhecimentos e organizar cada vez mais minha vida financeira. Por isso entrei na AUVP. Eu nĂŁo confio em governo e gosto de sempre estĂĄ prevenido, nĂŁo acredito em previdĂȘncia nem pĂșblica e nem privada, nem em emprego seguro e olhe que sou concursado em 2 cargos. Por isso invisto, para estĂĄ sempre prevenido. E tambĂ©m quero a liberdade financeira. A falta de flexibilidade no trabalho me incomoda muito. Quero ter o poder de dizer nĂŁo. NĂŁo posso negar que minha vida Ă© muito boa e a cada dia estou melhor, mas ainda nĂŁo sou livre e Ă© isso que busco ao longo dos anos. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Recommended Posts