Jump to content

"Por que Fazemos o que Fazemos?"


Recommended Posts

Oi @Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa,

Minha história em um pouco diferente.  Eu não tive uma infancia difícil, muito pelo contrårio e por causa disso não aprendi a cuidar do meu dinheiro e nem me preocupar com dinheiro.

Sempre fui um aluno relativamente bom, sempre gostei de estudar.  Na minha vida profissional eu sempre busquei me diferenciar da multidão, superando as expeciativas de clientes e oferencendo um serviço diferenciado e isso me proporcionou poder sempre ganhar bem.  Infelizmente, por não ter tido educação financeira, eu gastava melhor do que ganhava e nunca consegui acumular patrimÎnio.  Não sabia nem a diferença entre ativos e passivos.

Durante a pandemia, eu passei a ter tempo livre e cruzei com alguns videos sobre educação financeira e investimentos no youtube e comecie a me interessar pelo assunto.

Primeiro passo foi o de organizar minhas finanças, depois disso foi de estudar alguns investimentos.  Li alguns livros sobre o assunto, fiz alguns cvr.sos sobre organização financeira e investimentos antes de conhecer a AUVP, mas foi mesmo com o Raul que aprendi, ou estou aprendendo, o caminho das pedras.

Hoje, minha meta Ă© conseguir, em 5 anos, ter uma renda passiva anual similar ao ganho como renda ativa.  Para tal, estou gastando menos em besteira, nĂŁo compro mais tantos passivos, compro ativos quase que semanalmente e vejo minha carteira de investimentos e proventos engordando a cada mĂȘs.

O que eu quero é que em 5 anos eu possa mantar o nível de gastos que tenho hoje, sem depender do trabalho.  Esse foi um planejamento de 7 anos. que começou tem 2 anos.  Tenho vårios waypoints intermediårios, praticamente 1 por ano, com  um valor de renda passiva acumulada em 12 meses desejado.  Os dois primeiros anos eu consegui superar a meta e estou caminhando a largos passos em direção a cumprir as metas do terceiro ano.

Um fator que me da uma certa tranquilidade é que a meta é que em 5 anos eu ganhe passivamente o quanto eu ganho hoje.  Considerando que do que eu ganho hoje, uns 30% eu invisto e outros 20% são custos do meu negócio que deixarei de ter quando me aposentar, mesmo que eu consiga atingir apenas 50% do que pretendo, vou conseguir viver bem.

Esse Ă© o motivo pelo qual estou por aqui.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu ouvi uma pergunta do @Raul Sena uma vez que nunca mais saiu da minha cabeça: "Quando vocĂȘ vai ter o poder de dizer nĂŁo?"

E isso me fez refletir sobre diversas situaçÔes da minha jornada profissional, quantas vezes não somos obrigados a fazer coisas que não queremos ou que não gostamos simplesmente porque dependemos daquilo e por isso somos obrigados a fazer? Quantas vezes não discordamos de posicionamentos e ainda assim precisamos acatar calados?

É claro que o fator viver melhor quando estiver ainda mais velho conta muito, mas o que mais alimenta o meu foco nesse momento Ă© porque estou em busca do poder de dizer "NĂŁo".

  • Brabo 2
  • AĂ­ cĂȘ deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...