Jump to content

Tempo para declaração do IR


Recommended Posts

Eu levei em média umas 10h que dividi em pelo menos uns 3 domingos... 

Sempre acabo por descobrir alguma kgadinha do ano anterior, mas consome tempo mesmo são as "anomalias" de cada ano casos de BDR que pagaram dividendos e eu tive que ficar caçando como declarar, caso de bonificações que nos informes não vem com informações corretas, casos de créditos em trânsito... enfim... cada ano uma situação nova e que acabam consumindo tempo para aprender a lidar com elas... kkkkkk

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/05/2024 at 13:57, Ademilton Carvalho disse:

Quanto tempo em média vocês gastaram para declarar o IR?

Umas 2hs, como eu só compro, sempre fica salvo algo do ano passado, as vezes nem levo isso tudo. Tô acostumado hahahah, sou contador, pra mim faz parte da rotina.

Eu tenho uma planilha que vou controlando tudo.

Editado por Jefferson Cunha
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/05/2024 at 15:17, Gustavo C Dantas disse:

em umas 2 ou 3 horas... baixo a pré preenchida pra trazer os dados básicos e atualizo informações de investimentos.. normalmente só altero a quantidade de ativos e o Preço Médio, já que minha carteira está com os ativos estáveis faz um tempo.

Pra ajudar no processo uso ferramentas que já trazem os dados consolidados. O Investidor 10 por ex tem uma aba de IRPF com essas infos.

Acredito que a AUVP em breve lance um esquema integrado e a gente não vai precisar fazer mais nada hehe, provavelmente vai ser pago já que o capitalismo é simplesmente maravilhoso.

fica a dica @Raul Sena 

 

E os dividendos e demais proventos? Não gasta tempo colocando os centavos por centavos?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/05/2024 at 20:51, Edison Luis Paulini disse:

Confesso que estou com inveja desse povo que fez rápido  😅

A do ano que vem para vc será mais fácil, você vai ver... o que vai dar umas enroscadas vao ser esses casos de anomalias que você precisa pesquisar para saber como lança...

Eu quebrei a cabeça com uma BDR da XP que resolveu pagar dividendos, não tinha ideia de como lançar... kkkkkkkk

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Fabiano Gomes disse:

A do ano que vem para vc será mais fácil, você vai ver... o que vai dar umas enroscadas vao ser esses casos de anomalias que você precisa pesquisar para saber como lança...

Eu quebrei a cabeça com uma BDR da XP que resolveu pagar dividendos, não tinha ideia de como lançar... kkkkkkkk

Huhuahuah Que assim seja  

Mas se não vier tantas anomalias eu não acharia ruim não   🙈

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

E os dividendos e demais proventos? Não gasta tempo colocando os centavos por centavos?

talvez isso seja o que tome mais tempo. Porém como já tenho tudo cadastrado dos anos anteriores, basta dar um control C, control V no relatório que vem da ferramenta. 

Tem aquelas plataformas pagas que fazem essa integração automaticamente. A própria b3 sugere algumas no site dela. Porém ainda acho tão tranquilo de fazer com auxílio desses relatórios, que nunca vi necessidade.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Como meus investimentos começaram em 2023 esse é o primeiro ano que me debruço sobre isso... além de ter feio umas burradas antes de começar a estudar e agora tenho mais trabalho pra declarar. Já faz uns 4 fins de semanas que paro pra fazer um pouco. Mas ano que vem ja fica mais fácil. Só ir adequando os valores. Tô dizendo isso mas até hoje nao entreguei ainda rs Vira e volta reviso para não correr o risco de cair na boca do leão

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/05/2024 at 19:57, Ademilton Carvalho disse:

Quanto tempo em média vocês gastaram para declarar o IR?

Se for desconsiderar a busca de informações aqui e ali, eu gastei unas 4h. Como disseram acima, no meu caso é mais conferir o que já tenho e pronto. Não vendi nada, então só correr para o abraço.

Para conferir a minha conferência (rsrsrs) eu usei a myProfit para a questão das ações. Acho que vale a pena e economiza tempo! (Não ganho comissão viu, já falo logo kkk)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/05/2024 at 13:57, Ademilton Carvalho disse:

Quanto tempo em média vocês gastaram para declarar o IR?

Eu não sou padrão :classic_mellow:

Demorei umas 10h mais ou menos, porém, precisei fazer duas vezes. Como foi meu primeiro ano investindo, os dados que vieram da corretora(NuInvest) estavam errados e perdi muito tempo consolidando a b3 com o relatório da corretora por duas vezes...

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não fiz. Mas pretendo gastar no máximo 1h esse fim de semana. Vou importar tudo automático e mesclar com myprofit. E não confiro nada também. Se a receita quiser, que acha erro e me informe. Não se estressem com declaração. Não dá nada se não dever imposto para o governo. A receita não fica atrás de detalhes, nem de centavos. 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Não fiz. Mas pretendo gastar no máximo 1h esse fim de semana. Vou importar tudo automático e mesclar com myprofit. E não confiro nada também. Se a receita quiser, que acha erro e me informe. Não se estressem com declaração. Não dá nada se não dever imposto para o governo. A receita não fica atrás de detalhes, nem de centavos. 

@Rafael Antunes Teixeira Silva até a hora que a Receita Federal bloquear o seu CPF rsrsrs Eu não seria tão relax assim e nem me estresso com a declaração. Não é porque você não tem imposto a pagar que não pega nada. A falta de informe de um Bem pode ser entendido pela Receita Federal como ocultação de patrimônio. E vale lembrar que ao importar a declaração pré-preenchida aparece um aviso que a responsabilidade da conferência e correção das informações é do contribuinte e não da Receita Federal.

  • Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...