Jump to content
  • 0

Tesouro Direto - Juros Compostos?

José Suárez Fernandez Filho

Pergunta

Boa n6oite comunidade.

Sou novo na AUVP e tenho uma dúvida com relação a investir no Tesouro Selic 2026 (exemplo). 

Pelo meu entendimento, após meu aporte inicial, não consigo mais fazer aportes no mesmo título já que cada

compra tem um valor diferente, portanto, irá render após essa nova data, se comportando como um titulo independente.....então como ficam os juros compostos se não consigo aportar mensalmente no mesmo Tesouro Selic 2026? Desculpem a minha total ignorancia.....

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite. Os juros compostos vão acontecer anualmente. Por exemplo, vc comprou 1000,00 de tesouro Selic na data de 01.01.23 com vencimento em 01.01.26 e para facilitar o calculo, suponhamos que a selic se manteve nos 3 anos em 13,75%

01.01.23 - 1000,00
01.01.24 - 1137,50
01.01.25 - 1293,90
01.01.26 - 14171,81

A cada ano os juros vão incidindo sobre o montante reajustado com o juros anual, acontecendo o efeito dos juros compostos.

Link para compartilhar

• 0

Perfeito Adriano, porem, minha duvida esta em aportes mensais....

01.01.2023 - 1000,00

01.02.2023 - 1011,40 

01.02.2023 - 1011.40 +100,00 = 1111.40

01.03.2023 - 1111.40 + 1.14% e aportando mensalmente 100,00......

Pelo meu entendimento, esses aportes dessa maneira não são possíveis 

Se apliquei 1.000,00 é esse valor somado aos juros do periodo até o final, sem aportes intermediários.....ou estou totalmente equivocado......

Link para compartilhar

• 0

Os investimentos de renda fixa, tanto do tesouro como os bancarios (CDB, LCI, LCA...) não possuem a possibilidade de aportes recorrentes no mesmo investimento. Mas da na mesma, os juros compostos vão recair sobre o montante que vc aportar, seja no mesmo titulo ou em outro. O que muda é que a taxa de juros pode variar de um titulo para o outro.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@José Suárez Fernandez Filho acaba sendo um pouco irrelevante você querer controlar isso!

tesouro selic (taxa selic) - este será o indicador de juros 

montante aportado na data X

Você vai ter vários aportes e todos eles serão acrescidos pela selic, não vejo necessidade e nem praticidade em querer controlar a este ponto ! No app do tesouro e na própria corretora você conseguirá ver os aportes (separados ) e o montante total ! 

se for pra gastar energia , eu gastaria entendendo mais a marcação a mercado e contra fluxo … vai te ajudar muito mais ! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, José Suárez Fernandez Filho disse:

Boa n6oite comunidade.

Sou novo na AUVP e tenho uma dúvida com relação a investir no Tesouro Selic 2026 (exemplo). 

Pelo meu entendimento, após meu aporte inicial, não consigo mais fazer aportes no mesmo título já que cada

compra tem um valor diferente, portanto, irá render após essa nova data, se comportando como um titulo independente.....então como ficam os juros compostos se não consigo aportar mensalmente no mesmo Tesouro Selic 2026? Desculpem a minha total ignorancia.....

@José Suárez Fernandez Filho cada aporte em Renda Fixa é um aporte individual. O que pode causar uma confusão é que no caso do Tesouro Direto, os mesmos títulos oferecidos pelo Governo ficam por um tempo disponíveis para compra, porém variam na rentabilidade oferecida. Conforme as decisões do Governo, ele tira um vencimento (título) de disponibilidade de compra e coloca outro vencimento (título) no lugar. Normalmente ocorre quando o vencimento está próximo.

Com relação aos juros compostos, não faz diferença você ter R$200 em um título ou ter dois títulos com R$100 em cada. O que pode variar é qual a rentabilidade contratada nestes dois títulos com R$100 cada, mas os juros compostos atuam igual nas duas situações.

O Tesouro Direto, assim como os demais títulos de Renda Fixa, rendem diariamente. A convenção do Mercado é mostrar a taxa anual, porém a rentabilidade é diária. Por exemplo, no caso do Tesouro Selic, hoje estamos em 13,75%aa, mas o título rende diariamente o proporcional a 13,75%aa. Quando a Selic mudar, a partir da alteração o Tesouro Selic passa a render diariamente a nova taxa Selic. 

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Os juros compostos vão acontecer anualmente. Por exemplo, vc comprou 1000,00 de tesouro Selic na data de 01.01.23 com vencimento em 01.01.26 e para facilitar o calculo, suponhamos que a selic se manteve nos 3 anos em 13,75%

01.01.23 - 1000,00
01.01.24 - 1137,50
01.01.25 - 1293,90
01.01.26 - 14171,81

A cada ano os juros vão incidindo sobre o montante reajustado com o juros anual, acontecendo o efeito dos juros compostos.

@Adriano Luiz Odahara Umemura na prática eles acontecem diariamente com a taxa anual trazida a taxa diária. Mostrar a rentabilidade anualizada acaba sendo uma convenção de mercado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, José Suárez Fernandez Filho disse:

Boa n6oite comunidade.

Entendi a sua dúvida, acha q por não estar colocando no mesmo título não terá o efeito dos juros compostos

Mas a mágica dos juros compostos, acontece mesmo quando você aporta em ativos diferentes, um mês no tesouro, um mês em FIIs, um mês em uma ação de banco, um mês em uma ação de commodities, a sua carteira, desde que tenha aportes mensais consistentemente, vai ter o prometido e desejado efeito dos juros compostos.

E relação ao tesouro selic 2026 (exemplo) 

Cada aporte tem uma data de validade, então é comum rio que está correndo em direção até a cascata (vencimento do título), você não podem tomar banho duas vezes no mesmo rio, porque cada dia ele estando mais próximo do seu fim, o rendimento vai ser diferente,.velocidade ajustada para.entregar a rentabilidade combinada. Da mesma forma não faz muito sentido tomar banho próximo da cascata.

Segue resposta oficial do @Matheus Malheiros Pinto🐣

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...