Jump to content
  • 0

Como identificar quando é um bom momento pra resgatar o meu título antes do vencimento?


Joana Rodrigues Araujo

Pergunta

Gente, preciso de ajuda!

Sou iniciante nesse assunto de investimentos e estou meio enrolada com esse assunto de marcação a mercado. Juro que já assisti a aula umas "trocentas" vezes pausei fiz anotações... mas estou com dificuldades de avaliar na prática o meu próprio título do tesouro.

A minha corretora não me traz as informações da forma como foi com a corretora Rico demosntrada no vídeo. Na minha corretora não consegui localizar a simulação de saída (nem sei se tem, na verdade...rsrs).  Então lá vai eu pesquisar por conta própria calcular o percentual de remuneração,  verificar a inflação do período, descontar do valor de resgate, identificar qual a taxa que remunerou o investimento,  comparar com a taxa contratada ... 🥵🥵🥵

Enfim, tive uma trabalheira e nem sei se fiz direito. Fiquei confusa. 😩😰😞

Acredito que há alguma forma mais simples de avaliar o momento de saída dos títulos.

Estamos aqui pra aprender, por favor não reparem a minha ignorância no assunto... rsrsr 🤭

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde. No site do tesouro vc consegue todas estas informações. A rentabilidade anualizada e acumulada, a alíquota do IR e IOF, e um gráfico que mostra a diferença entre o valor teórico e real do título. Com estas informações aliadas a suas expectativas frente a taxa de juros, vc consegue definir uma estratégia para tentar avaliar o momento para realizar a marcação a mercado. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Joana Rodrigues Araujo disse:

Gente, preciso de ajuda!

Sou iniciante nesse assunto de investimentos e estou meio enrolada com esse assunto de marcação a mercado. Juro que já assisti a aula umas "trocentas" vezes pausei fiz anotações... mas estou com dificuldades de avaliar na prática o meu próprio título do tesouro.

A minha corretora não me traz as informações da forma como foi com a corretora Rico demosntrada no vídeo. Na minha corretora não consegui localizar a simulação de saída (nem sei se tem, na verdade...rsrs).  Então lá vai eu pesquisar por conta própria calcular o percentual de remuneração,  verificar a inflação do período, descontar do valor de resgate, identificar qual a taxa que remunerou o investimento,  comparar com a taxa contratada ... 🥵🥵🥵

Enfim, tive uma trabalheira e nem sei se fiz direito. Fiquei confusa. 😩😰😞

Acredito que há alguma forma mais simples de avaliar o momento de saída dos títulos.

Estamos aqui pra aprender, por favor não reparem a minha ignorância no assunto... rsrsr 🤭

@Joana Rodrigues Araujo no Portal do Tesouro você tem todos os cálculos feitos para cada aporte, como o @Adriano Luiz Odahara Umemura falou. E para ver o gráfico de cada aporte, basta clicar no ícone a esquerda de cada aporte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Blz, @Adriano Luiz Odahara Umemura, muito obrigada. Eu não tinha reparado que o site do Tesouro Direto tem uma área logada... putz! 

Faz tempo que estou dando voltas no mesmo lugar. mds! Me faltou uma informação tão básica. Nem acredito.😰

Acredito também que seria muito bom o @Raul Senadetalhar melhor as implicações do "first in, first out" sobre os resgates antecipados dos títulos do tesouro de forma prática, já que não se pode escolher  título que se vai resgatar. Acredito que tem muita gente bem avançada aqui, mas pra mim fez falta mesmo. 

Também como sugestão, poderia tratar do novo título "o Tesouro Renda +", se vale a pena, se há marcação a mercado, etc.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Valeu, @Flavio Prado! Estou ainda me familiarizando nesse mundo dos investimentos e já sofrendo com o tesouro... Imaginando aqui quando chegar à Renda Variável...😅

Mas é assim. Hoje consegui aprender coisas que antes não sabia. E então vamos construindo e seguindo em frente 💪🤝

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Joana Rodrigues Araujo disse:

Blz, @Adriano Luiz Odahara Umemura, muito obrigada. Eu não tinha reparado que o site do Tesouro Direto tem uma área logada... putz! 

Faz tempo que estou dando voltas no mesmo lugar. mds! Me faltou uma informação tão básica. Nem acredito.😰

Acredito também que seria muito bom o @Raul Senadetalhar melhor as implicações do "first in, first out" sobre os resgates antecipados dos títulos do tesouro de forma prática, já que não se pode escolher  título que se vai resgatar. Acredito que tem muita gente bem avançada aqui, mas pra mim fez falta mesmo. 

Também como sugestão, poderia tratar do novo título "o Tesouro Renda +", se vale a pena, se há marcação a mercado, etc.

Joana, o Tesouro Renda+ tem um video no canal do Raul com ele falando e explicando, da uma olhada

Mas o spoiler é que pra quem faz AUVP e investe direitinho, não vale a pena...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Joana Rodrigues Araujo disse:

Blz, @Adriano Luiz Odahara Umemura, muito obrigada. Eu não tinha reparado que o site do Tesouro Direto tem uma área logada... putz! 

Faz tempo que estou dando voltas no mesmo lugar. mds! Me faltou uma informação tão básica. Nem acredito.😰

Acredito também que seria muito bom o @Raul Senadetalhar melhor as implicações do "first in, first out" sobre os resgates antecipados dos títulos do tesouro de forma prática, já que não se pode escolher  título que se vai resgatar. Acredito que tem muita gente bem avançada aqui, mas pra mim fez falta mesmo. 

Também como sugestão, poderia tratar do novo título "o Tesouro Renda +", se vale a pena, se há marcação a mercado, etc.

No YouTube tem um vídeo do Raul falando sobre o tesouro renda+
 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

IMG_3486.png.7977ecfc555da4688dfb44fe821492bd.png

@Joana Rodrigues Araujo no site do tesouro , a parte do gráfico fala pra si só (comparando preço teórico x preço real do título ), as informações são bem completas no próprio site do tesouro! Depois de fazer as aulas fica mais claro ainda ler as informações disponíveis pra cada título!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...