Jump to content
  • 0

A comunidade parece ser um paradoxo, pra que serve então?


Convidado Anônimo

Pergunta

Então, tenho percebido que o funcionamento da comunidade é meio relativo.

Quase todas as respostas ou são "scripts" ou a pessoa sempre vai perguntar: - VOCÊ JA TERMINOU AS AULAS? VOCÊ JÁ ASSISTIU O MÓDULO? BLA BLA BLA

Agora se a pessoa esperar para terminar de fazer o curso para ter duvidas, onde TEORICAMENTE TERMINADO O CURSO ela já saberá o necessário e ai ela não vai mais precisar fazer perguntas já que já terminou o curso.....

O @Raul Sena sempre fala nas aulas: Qualquer duvida pergunta lá na comunidade mas ai ninguem responde nada EFETIVO, sei lá....enfim

Até desanimei de perguntar coisas por aqui.

Além do mais, não vejo ninguem das turmas antigas perguntando.....então a comunidade é meio vago o uso....

Bom vou fazer o curso sem me preocupar na comunidade, acho que é isso.

Só um desabafo mesmo

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia anonimo. Existe uma diferença entre ter uma duvida a respeito de um assunto abordado em uma aula e querer uma resposta do que fazer sem ao menos ter assistido.

Se ao fim do curso voce não tiver duvidas isso não é algo bom? Não significa que o curso conseguiu abranger todos os aspectos relacionados a investimentos?

O que esta acontecendo com voce provavelmente é uma ansiedade em tentar fazer em alguns dias tudo o que não fez ate agora por falta de conhecimento. Mas se voce receber uma resposta pronta do que fazer voce não ficara no mesmo ponto em que estava durante todos estes anos? O curso cria a possibilidade de voce tomar as redeas dos seus investimentos, de te fazer pensar por si só sem ficar dependendo de indicações de outras pessoas.

Em relação aos alunos antigos, a maior parte consulta a comunidade para tirar duvidas pontuais. Eles digitam na busca e vão atras do assunto especifico, ja que a maior parte foi sanada no periodo de curso.

Aproveite para estudar as aulas e tire duvidas do material que voce ja estudou. Voce vera que sera muito mais produtivo para seus investimentos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

As dúvidas cuja resposta parece script é porque são básicas e já foram respondidas no curso ou no dicionário. 

E mesmo algumas dúvidas "avançadas " são geradas por uma desatenção a algum conceito básico básico. 

Paciência,  faça o curso com atenção e só depois a comunidade "baguncinha " lhe parecerá util. Claro, pode tirar duvidas sobre a aula em si, mas é preciso estudar primeiro e só se não achar a resposta perguntar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, anônimo!

Como já dito, não faz sentido perguntas sem antes uma abordagem do tema. Como perguntaríamos na escola sobre uma equação de segundo grau sem antes saber fazer as operações básicas?

Aqui o conceito seria o mesmo.

Além disso, muitas dúvidas são sanadas aqui na comunidade mesmo que não sejam sobre investimentos em si. Um financiamento que a pessoa fez, ajuda na organização financeira, alguns aconselhamentos sobre assuntos diversos que envolvam dinheiro (ou não), etc.

No quesito de respostas parecerem scripts, é uma fora de colocar o conceito para sanar a dúvida. Por mais que possa parecer básico, é o caminho para o entendimento pois de novo, não existe um conceito e um ensino se uma base antes. Muitas vezes a resposta do que procura estará no melhor entendimento desse script. E mesmo se não tiver, o assunto é discorrido até sanar a dúvida em si que a pessoa tenha.

Alunos antigos ainda utilizam a comunidade mesmo que não apreçam de fato por aqui. A ferramenta de pesquisa para se consultar dúvidas antigas é utilizada com frequência uma vez que se tem muito conteúdo na comunidade.

 

Pode seguir com o cvrso tranquilo, tem os e-books para se fazer a leitura que são excelentes complementos as aulas os quais lhe ajudarão a formar seu senso crítico nos investimentos e analisar de forma que seja coerente para você e sua estratégia e a comunidade lhe ajudará a aparar as arestas da sua estratégia formada.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu acho que existem 2 formatos de duvidas aqui (na comunidade) que também ocorre nas lives. Existem ocasiões/pessoas com dúvidas realmente sobre conteúdo teórico/programárico e existem dúvidas sobre uma questão financeira pessoal (ex. alugar/comprar imóvel; previdencia privada x outros investimentos; a descoberta de uma "vacilo" depois de assitir aulas - ex. comprou consórcio; etc e tal). Então, eu penso, quando a dúvida é técnica (relacionada ao conteúdo de modo prático) as respostas são relativamentes simples, pois está se esclarecendo uma questão relacionada às "técnicas de investimento". Agora, quando o indivíduo busca uma resposta sobre sua situação pessoal, algo como uma "mini consultoria", fica um pouco mais difícil responder a pessoa de modo prático, pois, por se tratar de uma situação específica e pessoal é necessário mais informações detalhadas para poder formar uma solução para tal caso essécífico. Daí então, mutias vezes, uma "dúvida" (tipo consultoria de situação pessal) pode ficar incompleta. Não é impossível resolver questões específicas, mas isso demanda mais informações e tempo para satifazer todos os cenários hipotéticos até chegar a uma conclusão definitiva de um caso específico. Já no caso de dúvida de teoria de conteúdo, uma resposta técnica vale para qualquer dúvida semelhante. 

Muitos aí já disseram, mas, mais uma vez, terminar o módulo antes de fazer perguntas é essencial pois, eventualmente, a sua dúvida será respondida mais adiante. Imagine lá na escola ou universidade, na segunda semana de aula já quer saber sobre conteúdo que só vai aparecer no terceiro mês... O professor diria a mesma coisa: "aguarde até chegarmos nesse conteúdo/finalizar o capítulo".

Não faço a mínima ideia de quanto custa a consultoria personalizada, mas, eventualmente a AUVP @Raul Sena pudesse pensar em um formato bem simples de consutoria, como, pagar por hora por exemplo para atender essas dúvidas que são mais pessoais, sobre um cenário pessoal. Coisas mais simplificadas, para pessoas de patrimônio pequeno. Só uma ideia.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Olá, meu caro Anônimo!

8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Agora se a pessoa esperar para terminar de fazer o curso para ter duvidas, onde TEORICAMENTE TERMINADO O CURSO ela já saberá o necessário e ai ela não vai mais precisar fazer perguntas já que já terminou o curso.....

Se me permitir exemplificar, ao terminar a aula de Letras do Tesouro Nacional, dentre algumas dúvidas, uma que ficou na cabeça foi: o que faz a taxa anual dos rendimentos pré fixados variar.

Nos vídeos, o Raul apenas falava que variava, mas não mencionava como. Ao procurar na internet, os resultados apenas explicavam a mesma coisa que havia sido visto no vídeo (em alguns casos até pior), mas não conseguia achar o que eu procurava. Foi aí que veio a ideia de procurar aqui e, sinceramente, foi muito rápido... foi no segundo tópico que eu entrei. Neste tópico sobre Marcação a mercado, foi possível eu tirar minha dúvida. Aprendi com a pergunta e com as respostas que estavam nele.

Acho que essa parte do comentário ali em cima resume muito bem novas turmas chegando na comunidade:

1 hora atrás, Maila Silva disse:

Voltando ao parágrafo inicial, você vai sempre aprender algo novo. É impossível saber tudo.
Eu sei que a gente chega aqui com pressa querendo resolver nossa vida o mais rápido possível, mas tenha paciência com você, com o seu processo, e o mais importante: tenha paciência em aprender.

Se a cada dia você puder verificar a pergunta dos outros nesta comunidade, você conseguirá abstrair um pouco de cada!

Um abraço enorme! Sucesso no curso! 😁↗️

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/11/2023 at 08:40, Convidado Anônimo disse:

Então, tenho percebido que o funcionamento da comunidade é meio relativo.

Quase todas as respostas ou são "scripts" ou a pessoa sempre vai perguntar: - VOCÊ JA TERMINOU AS AULAS? VOCÊ JÁ ASSISTIU O MÓDULO? BLA BLA BLA

Agora se a pessoa esperar para terminar de fazer o curso para ter duvidas, onde TEORICAMENTE TERMINADO O CURSO ela já saberá o necessário e ai ela não vai mais precisar fazer perguntas já que já terminou o curso.....

O @Raul Sena sempre fala nas aulas: Qualquer duvida pergunta lá na comunidade mas ai ninguem responde nada EFETIVO, sei lá....enfim

Até desanimei de perguntar coisas por aqui.

Além do mais, não vejo ninguem das turmas antigas perguntando.....então a comunidade é meio vago o uso....

Bom vou fazer o curso sem me preocupar na comunidade, acho que é isso.

Só um desabafo mesmo

Anônimo, entendo seus pontos, no entanto você não está levando em consideração as questões que os colegas colocaram. 

O curso da AUVP foi pensado em uma sequência de módulos e aulas que as informações, os conhecimentos, fossem se encaixando, independente se a pessoa tenha conhecimento ou não. Se bastasse entrar na live e tirar dúvidas sem nem ter assistido as aulas, nem precisaria ter a plataforma, bastaria o Raul fazer lives e os aulos iriam perguntar e ele responder, o que seria muito improdutivo e mais repetitivo ainda.

Como disseram, a AUVP é uma Escola, e assim como na Escola que frequentamos na infância até a Faculdade, os assuntos têm uma ordem e não faria sentido adiantar aula do 2º Colegial, você estando na 8ª Série.

Com relação aos alunos antigos, a primeira Comunidade era um grupo no Facebook, show de horror. Organização nenhuma, bagunça total. Aí o Raul passou para uma plataforma fechada somente para alunos onde havia uma organização melhor e um controle melhor dos post e conversas, mas mesmo assim era bem ruim, nada intuitiva e nem amigável. Eu sou deste tempo, sou da Turma 4 e as lives nem eram por vídeo, escrevíamos no chat e o Raul ia respondendo, então era primitivo se comparada às lives de hoje. As lives evoluíram para o aluno entrar por vídeo, o que foi extremamente produtivo. 

As próximas duas evoluções colocaram a AUVP em outro nível, e não me lembro quem entrou primeiro, mas acho que foram quase ao mesmo tempo. Antes as lives eram somente dos alunos da Turma vigente e uma turma nova começava a cada 2 ou 3 meses, e se houvessem duas turmas simultâneas, eram duas lives na semana, uma para cada turma, ou seja, você tinha uma semana para assistir as aulas e poder tirar dúvidas na live, ou seja, todos estavam exatamente no mesmo módulo e você não podia passar para o próximo módulo, pois ele era liberar somente após a live. O que mudou foi que todo mês teria uma nova turma, que a live seria com todos os alunos das turmas e que cada aluno faria no seu tempo, ou seja, se eu terminasse o módulo e passasse na prova o próximo módulo seria liberado na hora.

E a outra mudança foi a mudança para esta nova plataforma da Comunidade, que é muuuuuito melhor que a anterior. Muito pais organizada, bem mais amigável na navegação. 

PS: os Moderadores apareceram na versão anterior da Comunidade. Eu fui o primeiro (Boss, vale um aumento rsrsrs), pois como a quantidade de alunos havia ficado grande, era preciso alguém para ajudar nas dúvidas e na organização. Depois entraram mais pessoas da Equipe do Investidor Sardinha também respondendo, e agora com a nova Comunidade tivemos o @Matheus Malheiros Pinto, e hoje estou eu e o @Adriano Umemura na Moderação.

Novamente, entendo suas colocações e minha sugestão é ter um "olhar de fora". Olhar para a AUVP como uma Escola, que tem uma grade, que cada coisa é a seu tempo, que esta Escola é formada por alunos com vidas diferentes, expectativas diferentes, objetivos diferentes, urgências diferentes, e que mesmo assim ela foi estruturada e está em constante evolução e desenvolvimento para conseguir abraçar a todas estas diferenças da melhor maneira possível. Que quando há uma dúvida, pode ou não haver uma resposta definitiva, pois para mim pode servir, mas para você, não. Porém uma coisa é certa, a filosofia que é ensinada na AUVP tem uma base pensada para funcionar conforme a necessidade de cada um.

E para finalizar o textão, bora colocar suas dúvidas aqui, bora responder as dúvidas dos outros colegas, bora postar baguncinha, bora postar coisa séria. 

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...