Jump to content
  • 0

Renda fixa ou perda fixa?


Vlademir

Renda fixa - Riqueza  

19 members have voted

  1. 1. Você conhece alguém que ficou rico na renda fixa?



Pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu posso dizer que a renda fixa me ajudou muito. Sempre fui muito regrada em fazer meus aportes para "guardar meu dinheirinho no bando" e poderia ter ganhado muito mais se tivesse investido certo na renda variável. Mas como eu não sabia (aliás ainda não sei) investir em renda variável eu provavelmente teria perdido muito. Então nesse ponto a renda fixa pra mim foi tipo aprender a nadar na piscina que dá pé... mas legal mesmo é nadar no mar né gente... 

 

  • Brabo 4
  • Você é pobre premium 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Vlademir disse:

Olá futuros bilionários!

Não sou fã da renda fixa, sei que tem mais segurança, que temos que diversificar e colocar uma parte da nossa grana lá, mas sempre vejo muita gente falando que ninguém fica rico na renda fixa, ou "perda fixa", como dizem outros. Uma coisa eu acredito, pode não ficar rico, mas a chance de perder o que tem, se bem aplicado e diversificado, é bem menor, dá para corrigir inflação e manter ou evoluir, ainda que de forma tímida o capital. 

O que me dizem vocês?

Eu não conheço ninguém que ficou rico nem na renda variável, mas isso não quer dizer que essas pessoas não existam. 

Sem falar que a minha opiniao sobre investimento não é para enriquecer, é para preservar e aumentar o patrimonio construído com o meu trabalho, ou seja, o que faz você enriquecer é o seu trabalho.

Agora sobre renda fixa, eu também não sou fã, ainda mais pre fixados de longo prazo, mas entendo que eles tem um objetivo na sua carteira de investimento, hoje eu quero ter tudo em pos fixado, já que considero essa parte da carteira mais como um caixa do que qualquer outra coisa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É o mesmo princípio de gerir uma empresa, se ela não tem a segurança de caixa, o tomador de decisão não tem decisão pra tomar, é somente reagir, não aproveita as oportunidades por que não tem margem de manobra.

Imagina o investidor que entrou na crise da pandemia com todo dinheiro comprado em ações, ficou assistindo a destruição sem poder fazer nada, para quem tinha caixa foi o melhor momento da década para comprar boas ações a preços ridículos. 

Daqui a pouco tem de novo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/10/2023 at 08:24, Edison Paulini disse:

Mas mudei totalmente de opinião quando aprendi melhor sobre marcação a mercado e principalmente sobre contrafluxo

Já conseguiu colocar em prática investindo novamente em renda fixa?

A marcação a mercado é bem interessante, porém se você tem um ganho considerável em marcação a mercado no Tesouro, por exemplo, não haverá outro Tesouro disponível no momento com rentabilidade maior do que se você se mantiver com o próprio título. Ele já é calculado para isso (chegar a 1000 no final). 

Eu não consegui ver um cenário em que se dê pra fazer marcação a mercado e investir no mesmo tipo de investimento com ganho. Não tenho experiência com isso, só fiquei nas contas mesmo. Vocês são mais experientes e terão certamente pontos interessantes sobre esse assunto.

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Waleska Barros disse:

Já conseguiu colocar em prática investindo novamente em renda fixa?

A marcação a mercado é bem interessante, porém se você tem um ganho considerável em marcação a mercado no Tesouro, por exemplo, não haverá outro Tesouro disponível no momento com rentabilidade maior do que se você se mantiver com o próprio título. Ele já é calculado para isso (chegar a 1000 no final). 

Eu não consegui ver um cenário em que se dê pra fazer marcação a mercado e investir no mesmo tipo de investimento com ganho. Não tenho experiência com isso, só fiquei nas contas mesmo. Vocês são mais experientes e terão certamente pontos interessantes sobre esse assunto.

 

 

Boa tarde, Waleska!

Já consegui algumas coisas sim. Consegui uns títulos com percentuais que julgo justos no contrafluxo pensando em um possível cenário de elevação de juros (títulos IPCA+), está para vencer esse mês um LCI o qual eu coloquei para uma pequena meta de curto prazo e fiquei muito satisfeito com o resultado.

Quanto a marcação a mercado, comprei um título do tesouro IPCA visando a marcação e também está me servindo de laboratório por assim dizer para eu ver na prática a marcação acontecer ao longo do tempo.

Se eu conseguir fazer a venda dele marcando a mercado futuramente, mesmo que não tenha outro bom tesouro disponível, o valor será aplicado em algum outro ativo que seja interessante. Até lá como posso ver quais seriam minhas metas, as vezes surge uma nova necessidade de uma meta a curto prazo que necessite uma nova letra de crédito ou um CDB de liquidez diária ou até mesmo rebalanceamento de carteira vide diagrama. 

Mas concordo com você que reaplicar o valor no mesmo tipo de título não acontece. Ao menos também não consigo vislumbrar isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Barbara disse:

meu caro, eu conheço um cara foda que ficou rico colocando o dinheiro na poupança @Henrique Magalhães

Eu abri 3 cartas da AUVP só com valor que tinha de poupança >> renda fixa ! Só comecei em RV após AUVP …. Em 2024 entro pra estatística dos milionários kkk assim espero e tudo planejado para bate o primeiro  🌽🤑

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Waleska Barros disse:

Eu não consegui ver um cenário em que se dê pra fazer marcação a mercado e investir no mesmo tipo de investimento com ganho. Não tenho experiência com isso, só fiquei nas contas mesmo. Vocês são mais experientes e terão certamente pontos interessantes sobre esse assunto.

@Waleska Barros aí que está o racional da questão , só faz sentido realizar “fazer a marcação a mercado”, se você tiver outro ativo (seja ações , etf , cripto, ou renda fixa etc ) em que faça sentido realocar (considerando que você usufruiu dos juros antecipados até a data em que fez está marcação ) senão você vai estar apenas mexendo no dinheiro (e dinheiro é igual sabonete, quanto mais você mexe mais ele some )

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Barbara disse:

meu caro, eu conheço um cara foda que ficou rico colocando o dinheiro na poupança @Henrique Magalhães

 

59 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Eu abri 3 cartas da AUVP só com valor que tinha de poupança >> renda fixa ! Só comecei em RV após AUVP …. Em 2024 entro pra estatística dos milionários kkk assim espero e tudo planejado para bate o primeiro  🌽🤑

Lembrando que o Henrique ficou "rico" trabalhando! E não investindo. O que enriquece é o trabalho! Gastando menos do que ganha é investindo o que sobra.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Eu abri 3 cartas da AUVP só com valor que tinha de poupança >> renda fixa ! Só comecei em RV após AUVP …. Em 2024 entro pra estatística dos milionários kkk assim espero e tudo planejado para bate o primeiro  🌽🤑

Amém, Henrique!

Vai estar lá no podcast do Raul dos alunos milionários já já!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

 

Lembrando que o Henrique ficou "rico" trabalhando! E não investindo. O que enriquece é o trabalho! Gastando menos do que ganha é investindo o que sobra.

Ficar rico ainda não fiquei , mas o que tenho foi fruto de trabalho mesmo , com doses homeopáticas de economia mês a mês , e sendo sistemático com isso querendo criar um patrimônio … parece que está dando certo !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bem, voltei aqui para comentar, que após estudar o tema aqui na AUVP, já tirei a apatia e preconceito que tinha com a renda fixa, eu imaginava como uma coisa de "rentista", "agiota legal", mas a coisa tem seu lado positivo e dá maior segurança ao investidor, que fica mais tranquilo com o lastro que ela oferece, e com certeza, temos que ter parte do nosso patrimônio investido por lá, estou dentro! 

 

Obrigado.

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...